Gerenciamento de crises para sua empresa
Gerenciamento de crises para sua empresa
Diante de situações de crises é muito importante minimizar os prejuízos monetários.
Com o advento da internet as empresas ficaram mais suscetíveis a passar por algum tipo de crise inesperada, tendo em vista que notícias e boatos ganham grande alcance em períodos de tempo cada vez menores. Sendo assim, contratar um comitê para gestão de crise, tornou-se cada vez mais necessário.
Uma crise pode acontecer dentro ou fora de uma empresa em decorrência de acidentes, corrupção, falsificação de produtos e outros desvios de conduta em geral. O fato é que diante de situações de crises é muito importante ter uma postura assertiva e clara para minimizar resultados de prejuízos monetários e de reputação em uma empresa.
Para saber mais como o gerenciamento de crise acontece e sua importância dentro de uma empresa, continue lendo nosso conteúdo.
O que é um gerenciamento de crise?
O gerenciamento de crise empresarial tem como objetivo diminuir ou eliminar impacto de situações indesejáveis na reputação de uma empresa.
Por meio da criação de um comitê, no qual é eleito um líder, são seguidos passos de um manual de crise previamente elaborado como forma de plano de gerenciamento de crises.
O manual de crise contém orientações que foram criados pelos profissionais de comunicação, pela agência de assessoria de imprensa ou relações públicas e que devem ser seguidas em casos de emergência.
Como principal plano de ação para uma empresa em crise deve-se buscar a transparência e agilidade para divulgar pontos de vista e evitar consequências ainda mais negativas do que a própria situação causadora da crise.
Como fazer gerenciamento de crise eficaz?
Em primeiro lugar é preciso entender que um gerenciamento de crise eficaz é resultado de medidas estratégicas previamente elaboradas.
Monitorar as redes sociais possibilita que uma resposta ágil seja dada ao público, evitando, se possível maiores repercussões por um período prolongado de tempo.
Escolher responsáveis autorizados a pronunciarem-se durante crises também evita que a empresa tenha uma comunicação mais clara, impedindo além de gafes, discursos desencontrados.
Encontrar oportunidades de recuperação e retratação é uma boa maneira de sair de uma crise. Essa atitude vai fortalecer e comprovar o engajamento da empresa sobre determinada causa.
Após o período de crise, a avaliação de resultados alcançados é fundamental para estabelecer um balanço de erros e acertos e melhorar cada vez mais a atuação da empresa diante de momentos difíceis.
Empresas de gerenciamento de crise
Os profissionais preparados para fazer o gerenciamento de crises são os assessores de imprensa e os profissionais de relações públicas.
Para começar a planejar um comitê gerenciador de crise, entre em contato com uma empresa de assessoria e solicite orientações.
O gerenciamento de crises inclui um treinamento de mídia e planejamento estratégico e eficiente com contramedidas capazes de minimizar impactos negativos nos mais diversos níveis.