Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Lar dos Meninos completa 30 anos

Lar dos Meninos completa 30 anos

02/03/2006 Divulgação

O Lar dos Meninos está em festa neste ano. São 30 anos de histórias, alegrias e dificuldades. Mas apesar de todas as adversidades, o Lar está de pé, e o que é melhor, ampliando o espaço físico para atender mais jovens.

A partir deste ano, o Lar terá capacidade para atender 520 jovens, divididos em 4 setores como explica o diretor do Lar, Frei Genildo Bezerra: "os setores I e II serão destinados ao regime especial de abrigo, chamado anteriormente de internato. Já o setor III abrigará os semi-internos e por último o setor IV que será destinado ao externato. Aumentaremos principalmente o número de alunos em regime especial de abrigo, pois a procura vem aumentando muito ao longo dos anos".

Segundo Frei Genildo a expectativa para este ano é grande. Ele conta que deseja aperfeiçoar a formação dos jovens. Para tanto, algumas novidades, dentre elas a inauguração de oito dormitórios novos; o término da construção do ginásio; Reforma do Auditório anexo, ampliação do refeitório e salas de estudo, inauguração de oito salas para consultórios médicos de odontologia e psicologia, entre outros. 

Quanto à proposta pedagógica, Frei Genildo continuará a empregar o sistema pedagógico de micro comunidade. Uma formação que abrange as dimensões acadêmica, pessoal, cristã, profissional e familiar do ser humano, com vistas a ajudar os adolescentes a superarem as dificuldades, certos de que eles são protagonistas da própria formação. 

Também o Centro de Formação Profissional do Lar estenderá as atividades. Atualmente são 16 oficinas a escolha dos alunos. Durante estes 30 anos de Lar formaram-se cerca de seis mil alunos. Segundo o Coordenador dos Cursos profissionalizantes, Anderson Luis Alves, nos primeiros anos, existiam apenas quatro oficinas. "Começamos com as oficinas de serralheria, gráfica, marcenaria e tornearia. Hoje além destes, temos vários outros. E a procura pelos cursos é muito grande, pois os adolescentes sabem valorizar a oportunidade que o Lar dá a eles".

Este é o caso do aluno em regime especial de abrigo, Hugo Miguel Pereira, 14 anos, aluno das oficinas de serralheria e eletrônica básica. Ele fala com emoção do Lar: "O Lar significa oportunidade de um futuro melhor. Se não fosse o Lar, eu certamente não teria a oportunidade de fazer estes cursos e tão pouco ter uma educação tão boa quanto tenho aqui", conclui emocionado.



Pesquisa mostra consumo mais consciente e compromisso com a sustentabilidade

61% dos consumidores esperam que as marcas que compram tenham práticas claras de sustentabilidade.


Coronavírus provoca a maior queda da história na intenção de consumo das famílias

ICF cai 13,1% em segunda retração mensal consecutiva e atinge menor nível desde novembro de 2017.

Coronavírus provoca a maior queda da história na intenção de consumo das famílias

A hipótese das três crises

Ao colocar as pessoas em isolamento social, a pandemia do coronavírus gerou uma crise múltipla.


Shopping Centers – O desafio da reinvenção

Há a necessidade de ir mais além, mergulhar no íntimo do conhecimento do nosso cliente, usar definitivamente o que se aprendeu nos bancos da universidade - a antropologia do consumo, o atendimento personalizado, ir além.


Produtores do Cerrado fazem primeira venda coletiva de queijo minas artesanal

Produtores da Aprocer comercializam 450 quilos de queijo a um valor superior ao que vinha sendo negociado regionalmente.

Produtores do Cerrado fazem primeira venda coletiva de queijo minas artesanal

Com a pandemia, 11% dos pequenos negócios mineiros tiveram que demitir

Pesquisa do Sebrae mostra que a flexibilização temporária das regras trabalhistas dá fôlego aos pequenos negócios para atravessarem a crise.

Com a pandemia, 11% dos pequenos negócios mineiros tiveram que demitir


O engajamento dos colaboradores em um mundo colocado à força em home office

A pandemia causada pelo novo coronavírus obrigou empresas de todo o mundo a adaptarem suas rotinas e métodos de trabalho, adotando o home office como resposta imediata à evolução da Covid-19.


Retomada econômica com cautela é defendida pela FIEMG

Federação acredita que a retomada deve ser customizada para cada região do estado


A crise e suas oportunidades

A partir dos dados da B3, é possível observar um movimento extremamente curioso no mercado financeiro.


Acomodando-se para a longa viagem: trabalhando de casa com segurança

Na última década, vimos um tremendo aumento de trabalhadores remotos - tanto autônomos quanto colaboradores e executivos.


Empreendedor, o herói necessário

A recessão econômica que iniciada neste primeiro semestre de 2020 será uma das mais graves dos últimos tempos.

Empreendedor, o herói necessário