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Lata de alumínio faz 15 anos no mercado nacional

Lata de alumínio faz 15 anos no mercado nacional

02/01/2006 Divulgação

Lançada no verão de 1990, em pouco tempo, a lata de alumínio revolucionou o mercado brasileiro de bebidas. O produto completa agora 15 anos de existência e se consolida no Brasil. Em 2004, 9,37 bilhões de latas de alumínio foram produzidas no país. O consumo per capita brasileiro atinge 52 latas por habitante / ano. O crescimento da participação do produto no mercado de cerveja saltou de 3%, em 1992, para 28%, em 2004. No mercado single foi de refrigerante o crescimento foi mais significativo, passando de 4%, em 1993, para 41%, em 2004.

O desenvolvimento desse produto foi possível com a instalação, na década de 80, de um laminador a quente na fábrica de Pindamonhangaba (SP) da Novelis. O equipamento, único na América Latina, permitiu o início da produção de chapas especiais destinadas à fabricação de latas de alumínio para bebidas gaseificadas. O início da produção de latas de alumínio no país foi feito pela Rexam (na época Latasa S.A), em 1990.

A reciclagem no Brasil iniciou-se em 1991 e, de lá para cá, o índice cresceu significativamente. Na época, do total de 7.747 toneladas de latas vendidas, 3.548 foram coletadas, um índice de 45,8% de reciclagem. Menos de 15 anos depois, em 2004, último dado disponível, das 126.775 toneladas vendidas, foram coletadas 121.294 toneladas, com um índice de reciclagem de 95,7%. Estes dados colocam o Brasil na primeira posição entre os países nos quais a reciclagem não é obrigatória por lei. A Novelis processou, no ano passado, 68% do total dos nove bilhões de latas de alumínio recicladas no país.

A presença no Brasil de uma empresa do porte da Novelis, com capacidade para processar 115 mil toneladas de alumínio por ano foi fundamental para estruturar uma cadeia completa e eficaz de reciclagem de alumínio que permite fazer com que uma lata dispensada pelo consumidor seja recolhida e retorne ao mercado, como um novo produto, em apenas 30 dias.



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