Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mapeamento do fluxo de valor otimiza processos nas empresas

Mapeamento do fluxo de valor otimiza processos nas empresas

31/01/2022 Nelson Soares

“O homem erudito é um descobridor de fatos que já existem - mas o homem sábio é um criador de valores que não existem e que ele faz existir”.

Mapeamento do fluxo de valor otimiza processos nas empresas

Essa frase de Albert Einstein, trazida para os dias atuais, pode nos dar um exemplo de como criarmos um fluxo de valor para as nossas empresas e com isso facilitar a percepção dos nossos clientes e colaboradores, uma vez que valor nada mais é do que aquilo que o cliente espera receber, sua percepção com relação ao serviço que está sendo prestado, o produto que está sendo comprado e a sua percepção com relação ao valor que está sendo pago.

Um exemplo bastante simples para entendermos esse conceito é a ida a um restaurante, onde o garçom demora a atender ao pedido, a comida não chega dentro das expectativas, o café vem frio, a conta demora a chegar. Certamente, o cliente não sairá satisfeito com esta prestação de serviço. Mas como podemos entender e resolver esse contratempo do restaurante e utilizá-lo no dia a dia das nossas empresas?

Por meio deste recurso, é possível entender profundamente tudo que está agregando valor ou não em um estabelecimento ou empresa, em todas as etapas. Saber quais são as barreiras para que esse processo ocorra de maneira mais otimizada possível.

Uma vez detectado, o  que agrega e  não agrega valor, o terceiro passo é o desenho de um mapa futuro, englobando tudo aquilo que precisa acontecer para que o cliente seja bem atendido, que ele saia do estabelecimento contente com a prestação de serviço ou  produto e que estes tenham sido executados com o máximo possível de atividades com valor agregado.

E por último, mas não menos importante, a quarta etapa é efetivamente implementar tudo aquilo que foi planejado na etapa anterior.

O mapeamento do fluxo de valor sempre foi uma ferramenta muito valiosa e é muito usual para o chão de fábrica, área administrativa, pequenos ou grandes negócios pois ajuda a identificar diversos tipos de perdas, perdas por movimentação, excesso de material, retrabalho. Enfim, uma série de ineficiências que raramente se consegue repassar para o preço porque assim o produto ou serviço perderia a competitividade.

Nos escritórios, o mapeamento do fluxo de valor também é bastante utilizado, principalmente em duas áreas bastante críticas que são as que têm interface com o cliente: o recebimento de pedidos e a entrega de produtos ou serviços. São áreas específicas em que, se tivermos problemas operacionais, enganos, atividades redundantes, gerará insatisfação ao cliente e normalmente acarretará custos adicionais à empresa.

Concluindo, o mapeamento de fluxo de valor é uma ferramenta que permite resolver um dos principais problemas das organizações, que é a falta de processos bem definidos e otimizados. Ele permite identificar diversos problemas em qualquer processo e possibilita avaliar tudo aquilo que precisa ser melhorado para uma organização ser mais eficiente. Sendo mais eficientes, certamente a competitividade aumentará, com reflexos diretos no fluxo de caixa da companhia.

* Nelson Soares é sócio consultor da Certh  Consultoria Empresarial. ​Engenheiro Eletricista, MBA em Administração ,Pós-Graduado em Consultoria Empresarial  e Gestão Estratégica de Operações.

Para mais informações sobre a Eletrobras clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Vervi Assessoria



Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Conhecer o preço ideal da hora trabalhada em seu escritório ajuda a decidir quanto cobrar e qual pode ser a margem de lucro.

Autor: Beatriz Machnick

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Em meio a um cenário empresarial dinâmico e em evolução constante, a adoção de um sistema de gestão torna-se imprescindível para garantir a eficiência operacional.

Autor: Júlio Baruchi e Rodrigo Franco

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Desde que o mundo é mundo, a felicidade sempre foi o tema da existência humana.

Autor: Nancy Quintela e Walderez Fogarolli

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?

Há duas ferramentas que são essenciais para um bom líder utilizar e ajudar a criar uma imagem positiva e forte da sua marca e negócio: o marketing e o branding.

Autor: Leonardo Chucrute

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?