Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Não parem as máquinas!

Não parem as máquinas!

28/04/2021 Rodolfo Tornesi Lourenço

O home office, tão comum em outros setores, chegou pra valer na nossa área.

Não parem as máquinas!

Aprendemos várias coisas durante a pandemia. Lavar as mãos com frequência, usar máscara e álcool em gel, manter o distanciamento social e… que a indústria alimentícia não pode parar. Em casa ou na rua, o brasileiro precisa se alimentar. E bem! 

Por isso, as marcas de alimentos saudáveis não só cresceram durante o ano de 2020 e nesse começo de 2021. Elas se transformaram. Para atender ao cliente, mesmo com todas as restrições. Para manter a comida na mesa do brasileiro em meio às dificuldades - financeiras e logísticas. Para sobreviver. E essa revolução só foi possível graças ao empenho e à dedicação de milhares de pessoas. Não apenas da marca que represento ou dos nossos fornecedores, mas de toda uma cadeia produtiva que não parou nem um segundo.

Se parou foi para respirar ou para pegar impulso. Porque se teve algo que ficou evidente nesse período tão turbulento é que as máquinas foram feitas para produzir. E se tem uma coisa que o Brasil faz bem é isso. A inovação corre em nossas veias. Afinal, quando tudo parece estar indo bem, surge algum imprevisto e precisamos nos reinventar. 

Foi o que toda indústria alimentícia fez. Não apenas no parque fabril, mas no backstage também. O home office, tão comum em outros setores, chegou pra valer na nossa área. Já era um movimento natural, que iniciamos há alguns anos, mas a pandemia acelerou esse processo de forma vertiginosa. E necessária.  

Para implementar essa nova forma de trabalhar, num curto espaço de tempo, foi importante ter em mente dois pilares fundamentais. O primeiro é a cultura organizacional e o segundo a tecnologia. No campo organizacional, a grande preparação passou pelos gestores, que precisaram aprender a liderar seus times à distância, concentrando sua atenção nos resultados - num processo que chamamos de Open Mind. Além disso, foi necessário que as empresas criassem canais de comunicação aberta com seus colaboradores, nos quais eles pudessem de forma virtual viver a realidade da organização, ter acesso ao que acontece e se sentir parte do todo.

Que, de casa, soubessem o que acontecia no chão de fábrica, na logística de distribuição, no ponto de venda e na estratégia dos representantes comerciais. Ou seja, que mesmo longe, estivessem conectados ao propósito corporativo da marca. Para isso, as indústrias precisaram investir muito e deixar num segundo plano o lado máquina para se mostrarem humanas - com programas voltados à saúde física e mental dos colaboradores, assim como a concessão de um apoio financeiro extra para melhorias infraestrutura de comunicação e também de gestão de dados.

Em suma, apesar das dificuldades e dos inúmeros desafios que surgiram nesse tempo, seguimos trabalhando e ajudando a alimentar o povo brasileiro. Sem esmorecer. Sem desistir. Sem parar as máquinas. Até porque parar não estava entre as escolhas possíveis. Afinal, como bem disse Platão bem antes dessa e de outras pandemias: "A necessidade é a mãe da inovação".

* Rodolfo Tornesi Lourenço, diretor de inovação e transformação da Jasmine Alimentos.

Para mais informações sobre Indústrias clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Central Press



Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Conhecer o preço ideal da hora trabalhada em seu escritório ajuda a decidir quanto cobrar e qual pode ser a margem de lucro.

Autor: Beatriz Machnick

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Em meio a um cenário empresarial dinâmico e em evolução constante, a adoção de um sistema de gestão torna-se imprescindível para garantir a eficiência operacional.

Autor: Júlio Baruchi e Rodrigo Franco

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?