Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Negócios on-line sem esquecer de viver o off-line

Negócios on-line sem esquecer de viver o off-line

16/07/2019 Ian Lin

A importância de criar diferenciais para consolidar negócios on-line sem esquecer de viver o off-line.

Acompanhar as tendências do mercado mundial tem sido uma das minhas principais tarefas ao longo das duas últimas décadas.

As mudanças trazem novas dinâmicas para as relações com os consumidores e o movimento que veio para ficar é certamente o e-commerce. Sua evolução foi rápida e gerou impacto direto em todo o mundo.

Mas, apesar de afetar de forma excessiva, o fato é que este ambiente é ainda mais forte na China, o país que mais realiza compras on-line - em transações que vão desde pedidos de comida até automóveis.

A expansão do e-commerce fez com que os profissionais de marketing se voltassem para discussões envolvendo desafios e novas estratégias para se manter em evidência neste universo supercompetitivo.

Entretanto, no mercado chinês, essa realidade já é bem diferente. A provocação por aqui é continuar evoluindo no mercado virtual, mas sem deixar o off-line para trás.

Segundo Jack Ma, fundador do Alibaba, maior site de compras eletrônicas do mundo, enquanto todos estão investindo e discutindo sobre os diferenciais do on-line, é importante que também pensem no off-line, pois este é o cenário para futuro em curto prazo.

Mas “pensar no off-line” não seria uma regressão? Definitivamente não! O off-line em questão trata-se de experiências. De viver experiências, ou seja, poder ir a um restaurante, a uma loja para comprar roupas, fazer um test drive em um carro, visitar a casa dos sonhos antes da compra.

A questão é: se posso pedir uma comida on-line de um bom restaurante que sei que será segura e deliciosa, por que é que eu vou sair de casa?

Simplesmente para viver a sensação e desfrutar de todos os encantos que a realidade oferece. Para viver a experiência de chegar em um lugar elegante, ouvir uma boa música, ser surpreendido com agrados de um tratamento personalizado e especial.

Dessa forma, a fidelidade com negócio, além de ser no on-line também será no off-line, no espaço físico e em todos os diferenciais oferecidos.

Um dos exemplos que mais gosto de citar é o da Porsche. A marca possui em Shanghai, a maior cidade da China, e em outras cidades, um espaço chamado “Porsche Experience”.

Basicamente, é um local onde qualquer pessoa pode ir, passar o dia, desfrutar de uma boa refeição e depois fazer um passeio com seus amigos.

Neste lugar, onde você recebe um cardápio com os modelos de carros da Porsche, é possível escolher seu modelo predileto e pronto: por uma hora, esse carro é seu!

Depois disso, ali mesmo, caso você queira e tenha capital, pode já fazer o pedido do seu próprio Porsche! Incrível, não é?

Outro exemplo interessante que acontece em Shanghai vem dos salões de beleza que oferecem serviços de lavagem de cabelo pelo valor de R$ 10.

A grande questão é: se eu posso fazer isso na minha casa, por que eu vou pagar por esse serviço? Porque no salão, são oferecidos mimos aos clientes.

Tudo começa na chegada – no local, você é recebido com uma cestinha de frutas e chá. Ao darem início ao processo da lavagem, o melhor acontece: um profissional especializado realiza massagens que vão além do cabelo e chegam à nuca, aos ombros e braços.

Para finalizar, o cliente também passa por uma limpeza nas orelhas. Quanto tempo dura essa experiência? Uma hora! Por isso vale a pena sair de casa para uma “simples” lavagem de cabelo.

Mas isso acontece só em estabelecimentos com muito dinheiro e que podem oferecer essas experiências? Evidente que não!

Qualquer lugar, pessoa ou marca, de qualquer porte financeiro, pode agradar seus clientes, ofertando possibilidades de experiências únicas que podem ser vividas por seus clientes com seus produtos e serviços.

Sendo assim, a reflexão que fica ao empreendedor é sobre viver e sentir a experiência. O que você busca para o seu negócio? De qual forma essa experiência off-line pode ser aplicada na realidade do seu mercado?

A dica é simples: transformar o processo de compra em experiência de compra e consolidar uma personalidade do seu negócio para os clientes.

* Ian Lin é CEO da Serpa China.

Fonte: PLANIN



Natal deve movimentar mais de R$ 36 bilhões na economia

Seis em cada dez brasileiros pretendem comprar presentes para si mesmos no Natal, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil.

Natal deve movimentar mais de R$ 36 bilhões na economia

Como o cenário externo afeta a economia brasileira

Muito se fala dos embates entre os Estados Unidos e China em sua Guerra Comercial, e das crises econômicas ou sociais em alguns países latinos.


O que esperar de uma franquia?

As expectativas sobre o tempo de retorno do investimento e as margens de lucros esperadas costumam ser as grandes inquietações de quem planeja investir em uma franquia.


App do Banco do Brasil aceita comando de voz

Inovação entre os bancos brasileiros é lançada em parceria com a Google.


Percentual de famílias com dívidas volta a subir em novembro

O percentual de famílias com dívidas alcançou 65,1% do total (em outubro, era de 64,7%).

Percentual de famílias com dívidas volta a subir em novembro

Acidente de trabalho na hora do almoço

O horário de almoço faz parte da jornada de trabalho do empregado.


Mais de 65 mil pescadores afetados por manchas de óleo receberão auxílio emergencial

Listas com os registros dos pescadores beneficiados e números por estado já estão disponíveis.

Mais de 65 mil pescadores afetados por manchas de óleo receberão auxílio emergencial

PIB cresce 0,6% no terceiro trimestre, revela IBGE

Na comparação com 3º trimestre de 2018, expansão é de 1,2%.

PIB cresce 0,6% no terceiro trimestre, revela IBGE

Setores recomendados para se investir neste final de ano

Em 2019, o Brasil passou por grandes mudanças estruturais, no que tange a política monetária expansionista.


Em cada dez brasileiros, dois foram vítimas de fraudes nos últimos 12 meses

Levantamento CNDL/SPC Brasil mostra que fim de ano é época propícia para ação de fraudadores.

Em cada dez brasileiros, dois foram vítimas de fraudes nos últimos 12 meses

Empresas devem começar já preparação para a reforma tributária, orienta consultor

Cerca de 4,5 milhões delas, que hoje estão no Simples Nacional ou no Lucro Presumido, tendem a migrar para o Lucro Real, o que exige organização interna e planejamento tributário.

Empresas devem começar já preparação para a reforma tributária, orienta consultor

Airbnb lança nova categoria para experiências gastronômicas e cultural

Com mais de 3.000 experiências, viajantes terão a oportunidade de conhecer receitas locais e únicas em mais de 75 países, incluindo o Brasil.

Airbnb lança nova categoria para experiências gastronômicas e cultural