Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que é LCI e como calcular sua rentabilidade?

O que é LCI e como calcular sua rentabilidade?

29/10/2018 5 Estrelas

O mais interessante, no mundo dos investimentos, é a variedade de opções de produtos financeiros disponíveis.

O que é LCI e como calcular sua rentabilidade?

O mais interessante, no mundo dos investimentos, é a variedade de opções de produtos financeiros disponíveis.

Por isso, existe sempre aquele que se encaixa perfeitamente com o perfil e objetivos de cada um. Alguns, no entanto, são tão versáteis, que despertam uma dose a mais de curiosidade e atenção de investidores — menos e mais experientes.

As Letras de Crédito Imobiliário são um excelente exemplo: com aportes iniciais mais acessíveis, baixa complexidade, sem tributações e com rentabilidade fixa, são perfeitos tanto para perfis mais conservadores, pois a relação entre risco e retorno é bastante vantajosa, mas, também, é ideal para perfis mais arrojados, pois, com LCI, é possível diversificar a carteira de ativos.

O cenário atual também contribui para que as Letras de Crédito fiquem ainda mais interessantes para o mercado financeiro. Isso porque os juros tiveram uma boa queda em 2018, o que aqueceu o mercado de imóveis e, por consequência, aumentou a oferta de títulos de LCI.

Como funcionam as Letras de Crédito Imobiliário?

As LCIs são aplicações de renda fixa e, por isso, carregam as características intrínsecas a essa classe de ativos. Ou seja, possuem baixa complexidade e são facilmente calculáveis — seja por meio de uma porcentagem fixa ou por um valor atrelado a um índice. Tal rentabilidade é, na verdade, a taxa de juros acrescida do valor investido.

Isso porque as Letras de Crédito funcionam como um empréstimo a bancos para que eles financiem projetos imobiliários; para obter tais recursos, essas instituições emitem títulos privados, as LCIs. Quando um investidor adquire esse ativo, é como se emprestasse dinheiro ao banco que, na data do vencimento, retorna esse valor com a taxa de juros já definida.

São investimentos bastante seguros, cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito — entidade responsável por ressarcir em até R$250 mil por CPF, caso a instituição declare falência —, com rentabilidade alinhada com o mercado, ou seja, próxima ao CDI (índice de referência comum nos ativos de renda fixa) e isentos de de taxa.

Normalmente, são descontadas duas tributações das aplicações de renda fixa: o Imposto sobre Operações Fiscais (IOF), caso o resgate seja feito em até 30 dias da compra, e o Imposto de Renda (IR), decrescente conforme o tempo investido. No entanto, para as LCIs, não existe nenhuma cobrança, o que as torna ainda mais interessantes e rentáveis.

Como calcular os rendimentos das Letras de Crédito Imobiliário?

Assim como em outros títulos de renda fixa, existem dois modos de calcular a rentabilidade da LCI. A forma utilizada vai depender do tipo de aplicação escolhida: prefixada ou pós-fixada. No primeiro caso, é definido um valor fixo no momento da compra, por exemplo, rendimento de 10% ao ano; no segundo caso, no entanto, a rentabilidade é calculada pela porcentagem de um índice de referência, como 100% do CDI.

A grande vantagem de adquirir títulos de LCI é conhecer o valor retornado no momento da compra até a data do vencimento. Por esse motivo, são aplicações bastante escolhidas por perfis mais conservadores, ou seja, com menos propensão a correr riscos. Mesmo quando se fala em pós-fixados, é possível ter uma ideia do quanto vai render o dinheiro aplicado.

Quanto a relação entre prazos e rendimentos, é fato comprovado que quanto mais o tempo investido, maiores também os ganhos. Isso porque, na prática, o dinheiro tem mais tempo para se multiplicar e, pensando pela lógica dos bancos, eles possuem mais prazo para devolver o valor aplicado — ou seja, ele fica comprometido por um período maior.

Já com relação aos custos e às tributações, como já dito anteriormente, os ganhos reais obtidos nos investimentos com as Letras de Crédito Imobiliário são iguais aos lucros brutos. Isso porque não há nenhum desconto, como geralmente existe, de impostos. No entanto, vale lembrar, ainda é cobrada taxa de administração pela corretora, caso tenha.

Vale a pena investir em LCI?

Diante de todos esses benefícios, fica nítido que esta é uma excelente opção para quem deseja aplicar em renda fixa. Claro, para investidores mais agressivos, este pode ser um investimento escolhido apenas para trazer mais equilíbrio a carteira, sem que seja a aplicação principal.

Para começar a investir, então, é preciso abrir uma conta em uma corretora de investimentos e escolher as opções disponíveis no mercado. Uma boa dica é optar pelos títulos de bancos menores, pois oferecem melhores condições e rendimentos mais interessantes. Mas, lembre-se, tudo depende dos seus objetivos. O mais importante, na realidade, é começar a investir!



Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Cansado de ficar trocando de login? O Multilogin te ajuda a gerenciar diversas contas online simultaneamente. Aprenda a criar perfis isolados, usar proxies e muito mais para navegar anonimamente!

Autor: Divulgação

Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

A geladeira, um eletrodoméstico aparentemente comum, zumbindo ao fundo, desempenha silenciosamente um papel vital em nossas vidas cotidianas.

Autor: Divulgação

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

A transformação digital no Brasil reflete um cenário global de inovação e crescimento, mas com desafios e oportunidades próprias do país.

Autor: Divulgação

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

Da redução de preços ao cashback: a transformação das compras online

Graças à comodidade de fazer compras online a partir de casa, muitos idosos estão recorrendo à Internet para encontrar os melhores preços para as suas necessidades farmacêuticas.

Autor: Divulgação


Inovação na advocacia na era digital

Tecnologias como IA e RPA transformam a advocacia, aumentando eficiência e inovação no setor jurídico.

Autor: Divulgação

Inovação na advocacia na era digital

Conheça 6 ideias para começar a empreender em 2024

Ficar por dentro das tendências e movimentos do mercado que impactam seus negócios tornou-se mais importante do que nunca.

Autor: Divulgação


O poder da transformação digital na vida cotidiana

A transformação digital não é mais uma novidade, mas uma realidade enraizada em nossas vidas diárias.

Autor: Divulgação

O poder da transformação digital na vida cotidiana

10 ideias criativas para fotos no Instagram: surpreenda seus seguidores com conteúdo incrível

Surpreenda seus seguidores com 10 ideias criativas para fotos no Instagram, destacando-se no feed com inovação, estilo e conteúdo visual impactante.

Autor: Divulgação


Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

O Free Fire ganhou popularidade entre os jogadores. Isso ocorre porque atende à necessidade de diversão e prazer.

Autor: Divulgação

Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

Revolucione sua escrita: uma introdução às ferramentas de parafraseamento de IA

Está cansado de passar demasiado tempo a reformular o conteúdos?

Autor: Divulgação


6 ideias para gerar renda extra em 2024

Estamos nos aproximando de 2024, que promete ser revolucionário no mundo das finanças e dos negócios.

Autor: 5 estrelas


Cartas de baralho na cultura pop: as representações mais icônicas em filmes, livros e músicas

No universo vibrante e pulsante da cultura pop, as cartas de baralho se estabeleceram como símbolos emblemáticos, narrando histórias de suspense, drama, romance e aventura.

Autor: 5 estrelas