Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Passo a passo para fazer uma boa gestão de crise

Passo a passo para fazer uma boa gestão de crise

08/09/2020 Divulgação

Venha descobrir neste post algumas dicas simples para criar um bom plano de crise!

Passo a passo para fazer uma boa gestão de crise

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o surto do novo coronavírus como uma pandemia, muitas empresas entraram na temida recessão econômica, tendo que agir estrategicamente para contornar os impactos da pior crise sanitária da nossa época.

Diante de uma situação tão conturbada e emblemática, seguir algumas orientações e criar um bom planejamento de gestão de crise é fundamental. Afinal, só assim é possível garantir o aumento dos lucros e o contínuo funcionamento das empresas. 

No entanto, é importante ressaltar que todas as companhias estão sujeitas a enfrentarem uma crise, seja ela causada por um elemento externo, como a Covid-19, ou mesmo por um conflito interno, como acidentes de trabalho e polêmicas envolvendo fraudes contábeis. 

Mas, independente da causa ou do motivo da crise, é importante compreender como controlá-la e as melhores alternativas para lidar com a situação.

Para isso, preparamos um passo a passo valioso para criar uma boa gestão de crise. Continue lendo para descobrir todos os detalhes!

1. Alinhe a comunicação com a equipe

O primeiro passo para aplicar uma boa gestão de crise é alinhar a comunicação com a equipe.

Por exemplo: se sua empresa atua com etiqueta de segurança, os colaboradores são a peça chave para manter a produção da empresa e continuar gerando resultados. 

Dessa forma, é fundamental que todos os colaboradores estejam munidos sobre as medidas que serão aplicadas e como a empresa irá agir durante esse momento, a fim de padronizar as informações entre equipes, fornecedores e clientes. 

2. Elabore um plano de crise

O plano de crise nada mais é que um manual de crise. Com isso, após conversar com a equipe e explicar o papel estratégico de cada colaborador, é essencial elaborar um plano de crise para que as ações sejam tomadas de forma rápida e assertiva. 

Nesse documento, é necessário listar os pontos fortes e fracos da organização, bem como as ações a serem desenvolvidas, os responsáveis por cada estratégia e como a companhia vai agir diante das mais diversas situações, seja em uma crise de matérias primas, como placa de circuito impresso, ou qualquer outra situação.

3. Não deixe de informar o público

Outro ponto importante que deve ser avaliado durante a crise é a comunicação com o público.

Afinal, ele merece compreender o posicionamento da empresa, não é mesmo? Por isso, não deixe de comunicar expectativas e medidas estratégicas. 

Se sua empresa atua com molde de injeção de plástico, por exemplo, o ideal é falar sobre o que a organização está fazendo para superar esse momento e quais serão as medidas aplicadas. Com isso, é possível gerar segurança e eliminar qualquer receio futuro. 

4. Aprenda com a crise

Por fim, você já deve ter notado que a crise impactou todos os setores da sociedade e a população em geral, certo? Inclusive, os modelos de trabalho.

Hoje, é possível observar que a Covid-19 trouxe uma série de mudanças para o mercado. Antes da pandemia, por exemplo, o Brasil não tinha uma cultura adaptada ao home office, aliás, não existe uma legislação trabalhista para esse modelo de trabalho.

Com todas essas mudanças, é importante compreender os conflitos presentes na sociedade e refletir sobre as situações que podem gerar mudanças sociais. 

Gostou do nosso post sobre como fazer uma boa gestão de crise? Conta pra gente! Queremos saber sobre sua opinião.

* Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.



Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG