Passo a passo para fazer uma boa gestão de crise
Passo a passo para fazer uma boa gestão de crise
Venha descobrir neste post algumas dicas simples para criar um bom plano de crise!
Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o surto do novo coronavírus como uma pandemia, muitas empresas entraram na temida recessão econômica, tendo que agir estrategicamente para contornar os impactos da pior crise sanitária da nossa época.
Diante de uma situação tão conturbada e emblemática, seguir algumas orientações e criar um bom planejamento de gestão de crise é fundamental. Afinal, só assim é possível garantir o aumento dos lucros e o contínuo funcionamento das empresas.
No entanto, é importante ressaltar que todas as companhias estão sujeitas a enfrentarem uma crise, seja ela causada por um elemento externo, como a Covid-19, ou mesmo por um conflito interno, como acidentes de trabalho e polêmicas envolvendo fraudes contábeis.
Mas, independente da causa ou do motivo da crise, é importante compreender como controlá-la e as melhores alternativas para lidar com a situação.
Para isso, preparamos um passo a passo valioso para criar uma boa gestão de crise. Continue lendo para descobrir todos os detalhes!
1. Alinhe a comunicação com a equipe
O primeiro passo para aplicar uma boa gestão de crise é alinhar a comunicação com a equipe.
Por exemplo: se sua empresa atua com etiqueta de segurança, os colaboradores são a peça chave para manter a produção da empresa e continuar gerando resultados.
Dessa forma, é fundamental que todos os colaboradores estejam munidos sobre as medidas que serão aplicadas e como a empresa irá agir durante esse momento, a fim de padronizar as informações entre equipes, fornecedores e clientes.
2. Elabore um plano de crise
O plano de crise nada mais é que um manual de crise. Com isso, após conversar com a equipe e explicar o papel estratégico de cada colaborador, é essencial elaborar um plano de crise para que as ações sejam tomadas de forma rápida e assertiva.
Nesse documento, é necessário listar os pontos fortes e fracos da organização, bem como as ações a serem desenvolvidas, os responsáveis por cada estratégia e como a companhia vai agir diante das mais diversas situações, seja em uma crise de matérias primas, como placa de circuito impresso, ou qualquer outra situação.
3. Não deixe de informar o público
Outro ponto importante que deve ser avaliado durante a crise é a comunicação com o público.
Afinal, ele merece compreender o posicionamento da empresa, não é mesmo? Por isso, não deixe de comunicar expectativas e medidas estratégicas.
Se sua empresa atua com molde de injeção de plástico, por exemplo, o ideal é falar sobre o que a organização está fazendo para superar esse momento e quais serão as medidas aplicadas. Com isso, é possível gerar segurança e eliminar qualquer receio futuro.
4. Aprenda com a crise
Por fim, você já deve ter notado que a crise impactou todos os setores da sociedade e a população em geral, certo? Inclusive, os modelos de trabalho.
Hoje, é possível observar que a Covid-19 trouxe uma série de mudanças para o mercado. Antes da pandemia, por exemplo, o Brasil não tinha uma cultura adaptada ao home office, aliás, não existe uma legislação trabalhista para esse modelo de trabalho.
Com todas essas mudanças, é importante compreender os conflitos presentes na sociedade e refletir sobre as situações que podem gerar mudanças sociais.
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* Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.