Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pequenos produtores na guerra contra a pandemia

Pequenos produtores na guerra contra a pandemia

12/05/2020 Roseli Silva

Dentre os brasileiros que estão na linha de frente na verdadeira guerra travada contra a Covid-19 incluem-se os pequenos produtores de alimentos, que cumprem missão crucial e decisiva para que os brasileiros enfrentem o gravíssimo problema que afeta toda a humanidade.

Seu trabalho, dificultado pelo abalo sofrido por todas as cadeias de suprimentos e dificuldade de escoamento da produção, tem se constituído num heroico esforço de superação e tem sido crucial para a quase normalidade do abastecimento.

Para se ter uma ideia do significado desses brasileiros, somente no chamado Cinturão Verde de São Paulo, no entorno da Região Metropolitana, são cerca de 12 mil pequenos produtores.

Essa região produtora é responsável por 25% da produção nacional de verduras e por 90% das verduras e 40% dos legumes consumidos na capital paulista. Sua proximidade com o maior mercado consumidor do País favorece o transporte, reduz as perdas e equilibra os preços.

Todos esses atributos serão ainda potencializados quando São Paulo tiver um novo e moderno entreposto de hortifrutigranjeiros, em substituição ao da Ceagesp, na Vila Leopoldina, que está obsoleto e sem condições operacionais adequadas em termos de infraestrutura, logística, boas condições de trabalho e outros problemas hoje enfrentados pelos produtores e comerciantes permissionários.

Porém, neste momento de enfrentamento da pandemia, a prioridade é a vida, cuja essência é o alimento. Portanto, os pequenos produtores, assim como os atacadistas e todo o pessoal do varejo da rede de abastecimento, transportadores e comerciantes do setor têm realizado um trabalho essencial para toda a sociedade.

Assim, no caso dos produtores, como de todos os que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus, é importante que tenham apoio em seu trabalho, que tem sido marcado por desprendimento, coragem e superação.

Nesse sentido, seriam muito bem-vindas urgentes linhas de crédito, adequadas ao perfil de cada um, com juros baixos e prazos alongados de pagamento, para que pudessem fazer frente aos problemas que começam a se verificar no fluxo de pagamentos.

Outra medida relevante seria lhes garantir máscaras, luvas e álcool em gel, em falta no mercado, para que também possam proteger-se do contágio.

A realização de testes rápidos para constatar se o produtor e seus colaboradores com sintomas estão ou não com a doença é outra providência fundamental, não só para os cuidados com sua saúde, mas também para se aquilatar se estão imunizados, podendo assim trabalhar com tranquilidade e cumprir seu imprescindível papel.

Esses guerreiros não podem e não irão parar. Seu trabalho é parte expressiva da comercialização mensal de 283 mil toneladas ou 3,4 milhões anuais de hortifrutigranjeiros na Grande São Paulo, também com reflexos no abastecimento do interior paulista e outros estados brasileiros.

É pertinente, portanto, que, além do reconhecimento da sociedade, como já vem ocorrendo, tenham um mínimo apoio do setor público.

* Roseli Silva é diretora de implantação do Nesp (Novo Entreposto de São Paulo).

Fonte: Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação



Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Conhecer o preço ideal da hora trabalhada em seu escritório ajuda a decidir quanto cobrar e qual pode ser a margem de lucro.

Autor: Beatriz Machnick

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Em meio a um cenário empresarial dinâmico e em evolução constante, a adoção de um sistema de gestão torna-se imprescindível para garantir a eficiência operacional.

Autor: Júlio Baruchi e Rodrigo Franco

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Desde que o mundo é mundo, a felicidade sempre foi o tema da existência humana.

Autor: Nancy Quintela e Walderez Fogarolli

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?

Há duas ferramentas que são essenciais para um bom líder utilizar e ajudar a criar uma imagem positiva e forte da sua marca e negócio: o marketing e o branding.

Autor: Leonardo Chucrute

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?