Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Planejar um ano novo

Planejar um ano novo

27/12/2005 Divulgação

A disciplina do planejamento é ignorada ou desconsiderada na história do empreendedorismo brasileiro.

Não são poucos os que crêem que basta uma boa idéia e uma oportunidade momentânea para iniciar um empreendimento de sucesso.

Normalmente este evento é até mesmo chamado de “espírito empreendedor”, contudo é apenas, geralmente, uma intenção, um sonho. Sonhos são importantes, núcleos da motivação também nos empreendimentos, contudo a abertura de um novo negócio deverá cuidar ainda de sua manutenção, de sua estrutura.

O ano novo, que coincidentemente marca o início de vários outros calendários, como o fiscal, o legal, o da educação, entre outros, agenda também um ótimo potencial para pensarmos (e por em execução) um plano de negócios.

Podemos compor este plano utilizando os procedimentos usuais da disciplina da estratégia, que se acham fartamente documentados em livros de administração, bem como fundamentam vários casos de sucesso - que, ao contrario do que se pensa, não ocorrem por acaso.

São procedimentos iniciais nestas considerações, obter e registrar as fontes de informação internas - sobre competências que temos na própria empresa, da infra-estrutura que está montada, etc. - e externas, sobre os clientes, fornecedores, agentes públicos envolvidos e, finalmente, competidores que, ao concorrerem conosco, tornam-se fontes significativas de informação.

Podemos constatar em nosso cotidiano que vários empreendedores têm planos, enquanto outros, apesar de até mesmo com súbitos sucessos, não possuem tais planejamentos.

Eventualmente verificamos que alguns empreendimentos duram pouco tempo, com sucesso aquém do esperado, outros sobrevivem por décadas, modificando e adaptando-se a realidades variadas.

Em nossas próximas colunas, exploraremos os detalhes desta importante atividade, para que nosso leitor possa ter não só um inicio, mas um decorrer de ano novo excelente. 



Pesquisa mostra consumo mais consciente e compromisso com a sustentabilidade

61% dos consumidores esperam que as marcas que compram tenham práticas claras de sustentabilidade.


Coronavírus provoca a maior queda da história na intenção de consumo das famílias

ICF cai 13,1% em segunda retração mensal consecutiva e atinge menor nível desde novembro de 2017.

Coronavírus provoca a maior queda da história na intenção de consumo das famílias

A hipótese das três crises

Ao colocar as pessoas em isolamento social, a pandemia do coronavírus gerou uma crise múltipla.


Shopping Centers – O desafio da reinvenção

Há a necessidade de ir mais além, mergulhar no íntimo do conhecimento do nosso cliente, usar definitivamente o que se aprendeu nos bancos da universidade - a antropologia do consumo, o atendimento personalizado, ir além.


Produtores do Cerrado fazem primeira venda coletiva de queijo minas artesanal

Produtores da Aprocer comercializam 450 quilos de queijo a um valor superior ao que vinha sendo negociado regionalmente.

Produtores do Cerrado fazem primeira venda coletiva de queijo minas artesanal

Com a pandemia, 11% dos pequenos negócios mineiros tiveram que demitir

Pesquisa do Sebrae mostra que a flexibilização temporária das regras trabalhistas dá fôlego aos pequenos negócios para atravessarem a crise.

Com a pandemia, 11% dos pequenos negócios mineiros tiveram que demitir


O engajamento dos colaboradores em um mundo colocado à força em home office

A pandemia causada pelo novo coronavírus obrigou empresas de todo o mundo a adaptarem suas rotinas e métodos de trabalho, adotando o home office como resposta imediata à evolução da Covid-19.


Retomada econômica com cautela é defendida pela FIEMG

Federação acredita que a retomada deve ser customizada para cada região do estado


A crise e suas oportunidades

A partir dos dados da B3, é possível observar um movimento extremamente curioso no mercado financeiro.


Acomodando-se para a longa viagem: trabalhando de casa com segurança

Na última década, vimos um tremendo aumento de trabalhadores remotos - tanto autônomos quanto colaboradores e executivos.


Empreendedor, o herói necessário

A recessão econômica que iniciada neste primeiro semestre de 2020 será uma das mais graves dos últimos tempos.

Empreendedor, o herói necessário