Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Preferências dos empreendedores mineiros

Preferências dos empreendedores mineiros

26/03/2009 Divulgação

Montar uma papelaria ou lanchonete. Este é o desejo de quase dois mil empreendedores em Minas Gerais.

Levantamento feito pelo SEBRAE-MG mostra que os dois ramos de negócios tiveram maior procura por informações nos dois primeiros meses de 2009. Os números foram obtidos por meio dos acessos à coletânea Ponto de Partida no site www.sebraemg.com.br. Neste ano, o Ponto de Partida foi dividido em dois manuais que reúnem informações gerais e específicas sobre abertura de empresas. No manual com informações específicas, o interessado em abrir um negócio encontra respostas sobre legislação, funcionamento da empresa, equipamentos, instituições ligadas a atividade escolhida, sugestão para leitura e vídeos.

O manual com informações gerais mostra como fazer um plano de negócios, aspectos legais para formalização, perfil empreendedor e como identificar oportunidades. Outra novidade na coletânea Ponto de Partida em 2009 é a cartilha Oportunidade de Negócios. Nela, são apresentados dez idéias de empreendimentos, tendências de mercado e depoimentos de empreendedores. No site do Sebrae são disponibilizadas gratuitamente 50 idéias de negócios no link do Ponto de Partida. Nos pontos de atendimento em todo o estado, o cliente do Sebrae tem acesso a mais de 350 coletâneas. O custo de impressão dos dois manuais nos Pontos de Atendimento é de R$10,00. Outros assuntos mais demandados no primeiro bimestre de 2009 foram fábrica de linguiça, fábrica de produtos de limpeza, pastelaria, e pet shop.



Híbrido e Inteligente: o que esperar do varejo no futuro

Nada do que foi será, de novo, do jeito que já foi um dia.

Híbrido e Inteligente: o que esperar do varejo no futuro

Produtos com Indicação Geográfica são conhecidos por 60% dos pequenos negócios

Pesquisa feita pelo Sebrae mostra que até mesmo os negócios que não sabem o que é uma IG gostariam de vender produtos típicos regionais.

Produtos com Indicação Geográfica são conhecidos por 60% dos pequenos negócios

Confusão patrimonial: como evitar esse tipo de dor de cabeça

Embora não seja proibido misturar o caixa da empresa com o pessoal, há conseqüências que podem ser graves ao proprietário ou aos sócios do negócio.

Confusão patrimonial: como evitar esse tipo de dor de cabeça

Nota conjunta Firjan e FIEMG sobre a crise energética

Federações apresentam suas sugestões para contribuir com o combate à crise energética.

Nota conjunta Firjan e FIEMG sobre a crise energética

Confiança dos pequenos negócios segue em crescimento pelo quarto mês consecutivo

Indústria lidera o ranking entre os setores e microempreendedores influenciam positivamente o resultado geral do Iscon em agosto.

Confiança dos pequenos negócios segue em crescimento pelo quarto mês consecutivo

Mesmo na crise econômica e sanitária, bancos aumentam as tarifas

Estudo do Idec aponta que, em meio à pandemia de covid-19, qualidade de serviços piorou e houve alta migração de consumidores para bancos digitais.

Mesmo na crise econômica e sanitária, bancos aumentam as tarifas

Comércio cresce 1,2% em julho e atinge patamar recorde

Trata-se da quarta alta consecutiva do indicador.

Comércio cresce 1,2% em julho e atinge patamar recorde

Pets em condomínios comerciais

Muitas pessoas já descobriam que ter um animal é ter um companheiro de verdade, além ser um excelente meio de afastar a solidão.

Pets em condomínios comerciais

Poupança tem retirada líquida de R$ 5,467 bilhões em agosto

Em 2021, a poupança acumula retirada líquida de R$ 15,629 bilhões.

Poupança tem retirada líquida de R$ 5,467 bilhões em agosto

Fusões & Aquisições batem recorde de negócios no Brasil

Especialista analisa o bom momento do setor. Confira a entrevista!

Fusões & Aquisições batem recorde de negócios no Brasil

Microfranquias são oportunidades para crescimento do país

Quantas vezes, na escola, se estudou sobre finanças, administração ou marketing?

Microfranquias são oportunidades para crescimento do país

Docol anuncia construção de nova fábrica em MG

No seu aniversário de 65 anos, a empresa catarinense, anuncia plano de expansão de R$ 500 milhões em louças e metais sanitários.