Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Produção de bicicletas cai 11,5% em 2016

Produção de bicicletas cai 11,5% em 2016

22/02/2017 Divulgação

Importações também tiveram uma queda considerável, queda de 44,4% em um ano.

Produção de bicicletas cai 11,5% em 2016

De 2015 para 2016, a produção nacional de bicicletas caiu 11,5%.

O Brasil produziu 669.729 unidades entre janeiro e dezembro do último ano, segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

As importações também passaram por um período de queda (44,4% a menos que em 2015), com 135.153 bicicletas compradas de outros países. Apesar disso, o país viveu um crescimento nas exportações do produto: foram vendidas 8.423 unidades para fora do país, 27,4% a mais do que em 2015.

Segundo a Abraciclo, os três principais destinos das bicicletas brasileiras em 2016, assim como em 2015, foram Paraguai e Bolívia.

Entre 2004 e 2015, o país viveu uma ascensão significativa da compra de bicicletas produzidas por outros países. De USD 1,43 milhões de dólares, em 2004, o valor de importações teve seu ápice em 2014, com USD 40,6 milhões.

As exportações também viveram um período de crescimento recente, ainda na casa dos milhares de dólares, com um déficit de 37,2 milhões de dólares na balança comercial em 2015.

Os principais municípios exportadores de bicicleta no Brasil estão na região Sul do país. Sarandi (RS) foi responsável por 39% das vendas internacionais do produto em 2015. Aparecem em seguida Blumenau (SC), Itajaí (SC) e São Paulo (SP).

A Ásia tem maior participação de mercado na importação de bicicletas pelo Brasil. Mais da metade do valor de compras em 2015 (53%) veio da China: foram USD 20 milhões de dólares. Outros USD 16,1 milhões foram destinados a Taiwan.

Fonte: DataViva



Confiança dos pequenos negócios mineiros cresce em dezembro

Construção Civil puxa resultado do Iscon, índice que mede o ânimo dos empresários em relação ao desempenho das suas atividades.

Confiança dos pequenos negócios mineiros cresce em dezembro

Perspectivas positivas para a indústria em 2022

É preciso deixar de lado todo discurso derrotista e voltado apenas para desafios e privilegiar a obtenção de resultados.

Perspectivas positivas para a indústria em 2022

Nível de endividamento das famílias brasileiras em 2021 foi o maior em 11 anos

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) foi divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Nível de endividamento das famílias brasileiras em 2021 foi o maior em 11 anos

Sebrae mostra impacto da pandemia sobre empreendedores negros

Pesquisa revela dificuldades na retomada dos negócios.

Sebrae mostra impacto da pandemia sobre empreendedores negros

Uso de cheques no Brasil cai 93% desde 1995

No ano passado, volume de compensações caiu 23%.

Uso de cheques no Brasil cai 93% desde 1995

6 tendências de comunicação e marketing para 2022

Para 64% dos jovens entre 16 e 24 anos, a publicidade tradicional não impacta mais.

6 tendências de comunicação e marketing para 2022

Contribuição mensal de microempreendedores individuais será reajustada

Com o aumento do salário-mínimo, Documento de Arrecadação Simplificada de MEI (DAS) passa a ter novos valores.

Contribuição mensal de microempreendedores individuais será reajustada

Inflação oficial fecha 2021 com alta de 10,06%, diz IBGE

Poupança tem terceira maior retirada líquida da história em 2021

Retirada líquida no ano passado foi de R$ 35,5 bilhões.

Poupança tem terceira maior retirada líquida da história em 2021

Cerca de 40% dos pequenos negócios realizaram investimentos em 2021

De acordo com Sondagem Trimestral, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV, a Indústria é a que mais investiu.

Cerca de 40% dos pequenos negócios realizaram investimentos em 2021

Mercado financeiro prevê que economia vai crescer 0,36% em 2022

Estimativa anterior de crescimento do PIB era de 0.42%.


Capacitação no atendimento é diferencial para fidelizar clientes

Quando você chega a um restaurante, o que mais espera além de uma boa comida?

Capacitação no atendimento é diferencial para fidelizar clientes