Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Redações premiadas

Redações premiadas

03/10/2005 Da Redação

Será hojea premiação da 8° edição do Conhecer Para Reciclar.

O projeto distribui computador e bicicletas para as melhores redações sobre preservação de meio ambiente, reciclagem e reuso. O prêmio, dado a cada dois meses, é uma iniciativa da Indústria Cataguazes de Papel em parceria com a Prefeitura de Cataguases. A entrega dos prêmios será feita na sede da Indústria Cataguazes de Papel.

A aluna Tatiana Aparecida Gonçalves Pina, da Escola Municipal Francisco Rodrigues de Almeida, receberá um computador. Os estudantes Leonardo Pereira Bitencourt, da Escola Municipal Astolpho Rezende, e Sabrina Vieira Mothé, da Escola Municipal Manoel Pais Thiago, receberão uma bicicleta cada.

A 8º edição do projeto “Conhecer para Reciclar” trouxe novidades para os alunos da rede pública municipal de Cataguases. Desde de agosto, além da visita à fábrica, os estudantes também podem assistir vídeos especialmente preparados para aulas de meio ambiente. Os filmes abordam temas como a reciclagem de aço, alumínio, embalagens longa vida, papel, papelão, pet, plástico rígido, pneu e vidro, e, ainda, aterros, coleta seletiva, compostagem e cooperativas.

Participam do “Conhecer Para Reciclar” todos os estudantes da rede pública municipal, de quinta a oitava séries do ginásio, durante este ano. O projeto tem como meta ensinar os principais conceitos de reciclagem e reuso de materiais.

Todas as sextas-feiras, logo pela manhã, um ônibus busca os estudantes em suas escolas e os leva para a fábrica, onde os monitores da Indústria Cataguazes de Papel explicam as etapas da reciclagem. Em seguida, o grupo conhece as máquinas que transformam o papel velho em papel reciclado. O projeto "Conhecer Para Reciclar" é totalmente custeado pela Indústria Cataguazes de Papel.

Outras duas redações ganham, como menção honrosa, uma bicicleta cada. Por ano, são distribuídos às melhores redações quatro computadores e oito bicicletas. Desde sua criação, em 2003, o projeto já recebeu a visita de mais de 3.500 mil alunos e professores das 12 escolas municipais de Cataguases. A partir de outubro, terá inicio a 9° edição do “Conhecer para Reciclar”. 



Prêmio Empreendedor Social abre votação para a categoria ‘Escolha do Leitor’

Categoria com recorde de engajamento no ano passado, Escolha do Leitor - que integra o 15º Prêmio Empreendedor Social - está com a votação aberta até 1º de novembro.


Gestão Ativa do caixa

Como rentabilizar o capital de sua empresa?


Segurança no trabalho

Diferencial para o êxito das organizações.


Contratação de temporários para o Natal será a maior em seis anos

CNC projeta criação de 91 mil postos de trabalho

Contratação de temporários para o Natal será a maior em seis anos

Atividade econômica cresce 0,07% em agosto no Brasil

Índice incorpora informações sobre o nível de atividade da indústria, comércio e serviços e agropecuária.


Gestão empresarial para a área da saúde

O êxito de um empreendimento voltado ao atendimento médico não depende somente da composição de um bom corpo clínico.


Como atrair e reter a geração Z?

O mercado de trabalho está começando a receber uma nova geração de profissionais, a chamada geração Z, que são os nascidos entre 1995 e 2010.


No mundo corporativo, “como vai?” deve ser uma pergunta sincera

Há alguns anos, quando passava por uma fase bastante difícil em minha vida, encontrei um vizinho no elevador, que me perguntou como eu ia.


Inadimplência do consumidor cresce ao menor ritmo em quase dois anos

53% dos brasileiros têm dívidas que não ultrapassam R$ 1 mil, mostra indicador CNDL/SPC Brasil.

Inadimplência do consumidor cresce ao menor ritmo em quase dois anos

Dólar em alta, empresas baratas?

Não é de hoje que a alta do dólar é música aos ouvidos de grandes exportadores, afinal, moeda desvalorizada possibilita vantagem competitiva mundo afora.


Atividade do varejo perde fôlego e cresce 1,41% em setembro

Alta é pouco menor do que a constatada em setembro do ano passado, apontam CNDL/SPC Brasil.

Atividade do varejo perde fôlego e cresce 1,41% em setembro

Enfrentando a tempestade digital

Os líderes empresariais assumem seus postos depois de muito empenho.