Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Saia do PowerPoint: é hora de agir

Saia do PowerPoint: é hora de agir

13/11/2020 Daniel Mendez

Ninguém deseja uma crise.

Saia do PowerPoint: é hora de agir

Porém, algumas delas, como é o caso da pandemia de Covid-19, são completamente imprevisíveis. O novo coronavírus mostrou ao mundo que até as mais sólidas instituições podem estar sujeitas a turbulências, capazes de abalar nações não apenas no aspecto de saúde, mas também no aspecto socioeconômico. Se não podemos escolher deixar de passar por uma adversidade, podemos – e devemos – saber como vamos encará-la. Mesmo com a retomada gradativa da atividade econômica, a situação que estamos vivendo exige protagonismo das empresas. É hora de jogar o jogo e não de assistir.

De acordo com a consultoria de lideranças Russell Reynolds Associates, as maiores mudanças ocorrem em momentos de incerteza, e os melhores líderes são aqueles que enxergam como melhor se adaptar a esse cenário. A experiência vivida em outras crises me fez crer na cultura da ação, de executar em vez de perder tempo elaborando planos inviáveis para o momento. E se der errado? Errar faz parte do aprendizado e sem arriscar não há como inovar.  Isso não significa abrir mão de planejamentos, muito pelo contrário: é o estabelecimento de processos preventivos que darão suporte às tomadas de decisão.

A flexibilização da quarentena em boa parte do país não dispensa a manutenção de um comitê de crise multidisciplinar. É ele que será responsável por conectar a organização com as informações externas. No caso da pandemia, manter-se atento às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) permitiu às organizações instituir protocolos de segurança alinhados às necessidades de cada cliente. Tais dispositivos nortearam a criação de procedimentos operacionais padronizados como, por exemplo, manuais de boas práticas já considerando a situação pandêmica.

Mais ainda, vivenciar um momento tão crítico para toda a humanidade fez emergir a necessidade de observar o outro, aprender com o outro e zelar pelo outro. Agir para cuidar das pessoas tornou-se a prioridade. Nunca havíamos antes presenciado o engajamento de tantas empresas em prol da solidariedade. Para isso, não foi necessário abandonar os próprios negócios. Mesmo assoberbados de trabalho, foi possível usar a criatividade e abrir espaço nas agendas para atender, doar, conversar, enfim, dar assistência aos que precisavam. Foi o momento de as empresas provarem se sua missão, sua visão e seus valores condiziam com a realidade. 

Essa necessidade de ação imediata comprovou que não temos tempo a perder, direcionando esforços para desenvolver um plano em PowerPoint a ser executado a logo prazo. Crises são dinâmicas, e a velocidade na tomada de decisões é crucial para a sobrevivência de uma corporação.

Muitas vezes, são necessárias adaptações radicais, como descontinuar serviços ou deixar de oferecer produtos que não fazem mais sentido para o consumidor. Ao mesmo tempo, pode ser a hora de desenvolver outras áreas, buscar diferentes habilidades, criar nichos de mercado, se diferenciar por meio da inovação.

É muito importante também que todo esse movimento seja norteado pela empatia. Em uma recente publicação, a revista americana Fast Company pontuou características que fazem um líder ser melhor diante da pandemia, entre elas a valorização de toda a equipe, desde a base até a direção. Valorizar nada mais é do que acreditar no potencial de cada um e dar suporte necessário para o colaborador. É fundamental ser empático, proativo e flexível para lidar com as diferentes emoções e reações provocadas por uma crise de alcance mundial.

Apesar do peso do desafio que estamos vivendo, um fato é certo: um dia tudo isso vai passar. O que nos tornaremos dependerá da postura que escolhemos adotar agora. Eu acredito que estamos vivendo um grande aprendizado. Basta saber o que faremos com ele, e isso sem tirar os olhos do futuro.

* Daniel Mendez, fundador e presidente da Sapore.

Fonte: Grupo Virta



Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Conhecer o preço ideal da hora trabalhada em seu escritório ajuda a decidir quanto cobrar e qual pode ser a margem de lucro.

Autor: Beatriz Machnick

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Em meio a um cenário empresarial dinâmico e em evolução constante, a adoção de um sistema de gestão torna-se imprescindível para garantir a eficiência operacional.

Autor: Júlio Baruchi e Rodrigo Franco

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Desde que o mundo é mundo, a felicidade sempre foi o tema da existência humana.

Autor: Nancy Quintela e Walderez Fogarolli

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?

Há duas ferramentas que são essenciais para um bom líder utilizar e ajudar a criar uma imagem positiva e forte da sua marca e negócio: o marketing e o branding.

Autor: Leonardo Chucrute

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?