Salas do Empreendedor facilita abertura de empresas
Salas do Empreendedor facilita abertura de empresas
Mais de 40 Salas Mineira do Empreendedor já estão em funcionamento em Minas Gerais.

No Brasil são gastos cerca de 100 dias para formalizar uma empresa (Fonte: Banco Mundial/2017). Em Minas Gerais, a média é de 16 dias.
Para desburocratizar esse processo e reduzir o prazo médio de abertura para sete dias, o Sebrae Minas e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) em parceria com as prefeituras municipais, criaram a Sala Mineira do Empreendedor. O espaço já está funcionando em 46 cidades de Norte a Sul do estado e, até o final do ano, a expectativa é que outras 50 sejam inauguradas.
Para registrar uma empresa hoje, é necessário que o empreendedor busque informações em mais de uma fonte, como ir à Junta Comercial, Cartório, Prefeitura, aguardar vistorias do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, órgãos ambientais, etc. A Sala Mineira do Empreendedor oferece serviços, orientações e capacitações gratuitas para os pequenos negócios com o objetivo de melhorar e simplificar o ambiente de negócios em todo estado e ainda facilitar o acesso aos serviços necessários para a abertura de empresa.
“O empreendedor já poderá se formalizar se dirigindo a apenas um local, em vez de ir a vários órgãos públicos, ter acesso à informação, conhecimento gerencial e administrativo para seu empreendimento e ainda melhorar as condições de competitividade da empresa no mercado”, justifica o analista do Sebrae Minas Cássio Duarte.
Desde 2017, 170 munícipios assinara o termo de adesão, desses 46 já estão com a Sala Mineira do Empreendedor em pleno funcionamento. “Planejamos chegar ao fim de 2018 com o termo de adesão assinado por pelo menos 300 municípios”, afirma o analista do Sebrae Minas Cássio Duarte.