Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Tudo o que você precisa saber para entrar no mercado de reparo automotivo

Tudo o que você precisa saber para entrar no mercado de reparo automotivo

05/11/2019 Da Redação

Para muitos, ter seu próprio negócio é um sonho de vida e um caminho para a riqueza pessoal.

Tudo o que você precisa saber para entrar no mercado de reparo automotivo

Se você trabalha no setor automotivo, alcançar esse sonho pode começar com a ideia de abrir sua própria oficina de reparo de automóveis. Você pode definir seus horários, negociar seus próprios preços, se especializar em veículos interessantes e assumir o controle sobre o futuro de sua carreira.

Quando você trabalha para os outros, seus ganhos se limitam ao seu salário, mas quando você é o proprietário da loja, o único limite de lucro é a capacidade da sua oficina. Mas, antes de começar a procurar dinheiro para abrir as portas do seu negócio automotivo, o planejamento é essencial.

Obtenha uma certificação

Você não precisa ter a certificação ASE para trabalhar como mecânico, mas sem ela pode ser mais difícil ou caro obter um seguro de responsabilidade civil ou um  financiamento para seus novos negócios. A certificação ASE informa aos clientes em potencial que você sabe o que está fazendo, dá confiança aos proprietários de automóveis e pode ser uma ferramenta de marketing muito importante. Antes de se qualificar para fazer o teste de certificação, você precisará de pelo menos dois anos de experiência profissional e educacional combinados, com pelo menos um ano de trabalho.

Conheça os custos iniciais

Antes de gastar um centavo que seja abrindo sua loja, você precisa saber o custo total projetado para começar a funcionar. Caso contrário, você pode ficar sem fundos antes de conquistar seu primeiro cliente.

Embora seja impossível projetar determinados custos com antecedência, os itens de linha mais comuns e caros são facilmente previstos: você vai precisar investir em equipamentos como politriz, guincho hidráulico, chaves e alicates, além de seguros e aluguel do espaço. Se você optar por comprar um local e reformá-lo, isso pode alterar significativamente o custo, dependendo do tamanho da obra. Optar por comprar uma loja de automóveis existente também pode afetar esses números.

Especializar-se ou não?

Existem muitas especialidades automotivas diferentes, como automóvel, reparo de colisão, ônibus e caminhão, entre outras, além da possibilidade de escolher um segmento especial como reparos para fabricantes de automóveis específicos ou tipos de reparo. Se você se especializar, poderá trabalhar para garantir a reputação de melhor oficina para freios, mas perderá outros negócios.

Antes de abrir, você precisa conhecer o escopo dos serviços que planeja oferecer e, caso deseje se especializar, precisará fazer uma pesquisa de mercado séria para garantir que haja demanda suficiente para apoiar sua nova loja.

Obtenha aconselhamento jurídico

Abrir um negócio é muito mais do que apenas encontrar um local e atender clientes. Você precisará obter uma licença comercial, examinar os regulamentos que envolvem os requisitos de seguro de responsabilidade civil, abrir contas para lidar com relatórios de folha de pagamento e impostos e outras etapas de pré-venda.

Um advogado será essencial durante esse processo, ajudando você a garantir que todos os detalhes e especificações sejam atendidos e cobertos.

Faça entrevistas

Se você quer abrir uma oficina pequena, poderá fazer todo o trabalho sozinho, mas provavelmente ainda precisará de pelo menos um funcionário para lidar com telefonemas e clientes. Se você tem alguns elevadores e deseja maximizar sua capacidade, precisará de mecânicos adicionais para ajudar na manutenção de veículos. O processo de contratação deve começar pelo menos um mês antes da sua inauguração. Você precisará de tempo suficiente para verificar as referências, encontrar os melhores candidatos e negociar pacotes de remuneração.



Poupança tem menor retirada líquida para outubro em cinco anos

Saques superaram depósitos em R$ 247,2 mi no mês.

Poupança tem menor retirada líquida para outubro em cinco anos

13º salário: como se preparar para o benefício

Especialista dá dicas para o bom uso desse dinheiro.

13º salário: como se preparar para o benefício

Fracasso: 15 hábitos poderosos para evitá-lo e atingir metas

Fracasso é algo que todos evitam e que ninguém deseja estar suscetível.

Fracasso: 15 hábitos poderosos para evitá-lo e atingir metas

Preservar a empresa e punir os corruptos

Já passou da hora de a legislação fazer distinção clara entre as pessoas físicas dos proprietários e dirigentes, de um lado, e a pessoa jurídica da empresa, de outro.


Index: Faturamento real avança pelo segundo mês consecutivo

Cenário mais favorável ao consumo deve contribuir para aquecimento da atividade industrial.

Index: Faturamento real avança pelo segundo mês consecutivo

Comércio terá impacto positivo com queda dos juros de imóveis

Redução dos juros para o financiamento de imóveis terá impacto de R$ 5,2 bilhões no comércio, diz CNC.

Comércio terá impacto positivo com queda dos juros de imóveis

3 dicas para quem trabalha com transporte de cargas pesadas

O mercado do transporte de cargas pesadas evoluiu muito no Brasil nos últimos anos.

3 dicas para quem trabalha com transporte de cargas pesadas

Inove no Panetone e aqueça as vendas de Natal

Com a proximidade dos festejos de final de ano e a receita adicional no orçamento, existe uma forte tendência de diversificação no consumo de alimentos.


A Humanização da Indústria 4.0: é preciso engajar para inovar

Quando se fala em indústria 4.0 e o futuro da tecnologia aplicada em processos produtivos, é fundamental deixar claro que estamos falando, na verdade, do presente.


Padarias já se planejam para vendas no fim do ano

Campanha “Compre e Concorra” quer atender melhor e aumentar as vendas durante o período.

Padarias já se planejam para vendas no fim do ano

Ética e regras claras como padrão

Combater práticas irregulares e fortalecer a construção de um ambiente ético e socialmente responsável é preocupação cada vez mais presente em empresas e instituições.


Voluntariado como estratégia de Inovação

A relação entre Programas de Voluntariado Empresarial (PVE) e a capacitação de funcionários para inovação pode ser algo impensável à primeira vista para quem desconhece o tema.