Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Tudo o que você precisa saber para entrar no mercado de reparo automotivo

Tudo o que você precisa saber para entrar no mercado de reparo automotivo

05/11/2019 Divulgação

Para muitos, ter seu próprio negócio é um sonho de vida e um caminho para a riqueza pessoal.

Tudo o que você precisa saber para entrar no mercado de reparo automotivo

Se você trabalha no setor automotivo, alcançar esse sonho pode começar com a ideia de abrir sua própria oficina de reparo de automóveis. Você pode definir seus horários, negociar seus próprios preços, se especializar em veículos interessantes e assumir o controle sobre o futuro de sua carreira.

Quando você trabalha para os outros, seus ganhos se limitam ao seu salário, mas quando você é o proprietário da loja, o único limite de lucro é a capacidade da sua oficina. Mas, antes de começar a procurar dinheiro para abrir as portas do seu negócio automotivo, o planejamento é essencial.

Obtenha uma certificação

Você não precisa ter a certificação ASE para trabalhar como mecânico, mas sem ela pode ser mais difícil ou caro obter um seguro de responsabilidade civil ou um  financiamento para seus novos negócios. A certificação ASE informa aos clientes em potencial que você sabe o que está fazendo, dá confiança aos proprietários de automóveis e pode ser uma ferramenta de marketing muito importante. Antes de se qualificar para fazer o teste de certificação, você precisará de pelo menos dois anos de experiência profissional e educacional combinados, com pelo menos um ano de trabalho.

Conheça os custos iniciais

Antes de gastar um centavo que seja abrindo sua loja, você precisa saber o custo total projetado para começar a funcionar. Caso contrário, você pode ficar sem fundos antes de conquistar seu primeiro cliente.

Embora seja impossível projetar determinados custos com antecedência, os itens de linha mais comuns e caros são facilmente previstos: você vai precisar investir em equipamentos como politriz, guincho hidráulico, chaves e alicates, além de seguros e aluguel do espaço. Se você optar por comprar um local e reformá-lo, isso pode alterar significativamente o custo, dependendo do tamanho da obra. Optar por comprar uma loja de automóveis existente também pode afetar esses números.

Especializar-se ou não?

Existem muitas especialidades automotivas diferentes, como automóvel, reparo de colisão, ônibus e caminhão, entre outras, além da possibilidade de escolher um segmento especial como reparos para fabricantes de automóveis específicos ou tipos de reparo. Se você se especializar, poderá trabalhar para garantir a reputação de melhor oficina para freios, mas perderá outros negócios.

Antes de abrir, você precisa conhecer o escopo dos serviços que planeja oferecer e, caso deseje se especializar, precisará fazer uma pesquisa de mercado séria para garantir que haja demanda suficiente para apoiar sua nova loja.

Obtenha aconselhamento jurídico

Abrir um negócio é muito mais do que apenas encontrar um local e atender clientes. Você precisará obter uma licença comercial, examinar os regulamentos que envolvem os requisitos de seguro de responsabilidade civil, abrir contas para lidar com relatórios de folha de pagamento e impostos e outras etapas de pré-venda.

Um advogado será essencial durante esse processo, ajudando você a garantir que todos os detalhes e especificações sejam atendidos e cobertos.

Faça entrevistas

Se você quer abrir uma oficina pequena, poderá fazer todo o trabalho sozinho, mas provavelmente ainda precisará de pelo menos um funcionário para lidar com telefonemas e clientes. Se você tem alguns elevadores e deseja maximizar sua capacidade, precisará de mecânicos adicionais para ajudar na manutenção de veículos. O processo de contratação deve começar pelo menos um mês antes da sua inauguração. Você precisará de tempo suficiente para verificar as referências, encontrar os melhores candidatos e negociar pacotes de remuneração.



Gasto com presente do Dia dos Pais será menor este ano

Lojistas de shopping estimam valores entre R$ 51 e R$ 100.

Gasto com presente do Dia dos Pais será menor este ano

Geração 3D: o que podemos aprender com ela?

Conheça mais sobre como os profissionais 3D podem ser modelos para você.

Geração 3D: o que podemos aprender com ela?

Produção industrial cresce 8,9% de maio para junho

Indústria ainda não conseguiu recuperar perdas causadas pela pandemia.

Produção industrial cresce 8,9% de maio para junho

O futuro do varejo passa a ser digital

Agora, cada celular é um ponto de venda, cada usuário um cliente em potencial.

O futuro do varejo passa a ser digital

Marketing e estratégia empresarial: o cliente como norte do sucesso empresarial

Algumas empresas têm patinado quando o assunto é a utilização de estratégias digitais para impulsionar o crescimento de seus negócios.

Marketing e estratégia empresarial:  o cliente como norte do sucesso empresarial

Levantamento mostra que vendas devem aumentar no Dia dos Pais

Enquanto vendas online sobem, as do comércio tradicional têm queda.

Levantamento mostra que vendas devem aumentar no Dia dos Pais

Novas fontes de recursos para a construção civil

Fato até então inédito, a economia brasileira passou, a partir de 2015, por dois anos consecutivos de recessão.


Abertura comercial não é o mesmo que inserção nas cadeias globais

Atualmente não tem sentido uma nação querer atuar autonomamente no mundo, minimizando seus relacionamentos comerciais com outros países por meio de barreiras protecionistas que acabam inibindo o desenvolvimento.


Entenda o impacto da gestão visual na indústria

O uso de recursos visuais fáceis de interpretar é particularmente útil.


FIEMG lança Portal de Compras da Indústria

Plataforma digital conecta os empresários a mais possibilidades de negócios.


O coronavírus acelerou a transformação digital nas empresas?

A resposta para esta pergunta parece óbvia, no entanto, ele foi só um dos vários motivos que fizeram com que as empresas caminhassem com mais afinco para a jornada da Transformação Digital.

O coronavírus acelerou a transformação digital nas empresas?

Primeiros passos para a transformação digital de uma empresa

Cada empresa tem de seguir suas próprias medidas, de acordo com suas características.

Primeiros passos para a transformação digital  de uma empresa