Veja as principais decisões na hora de adaptar seu negócio para o mundo online
Veja as principais decisões na hora de adaptar seu negócio para o mundo online
O mundo empresarial é repleto de decisões importantíssimas que podem definir o sucesso ou o fracasso de uma companhia.
Em um momento de crise, essas escolhas se tornam ainda mais importantes. Como hoje em dia a presença virtual de uma empresa é quase tão importante quanto a presença física, muitas dessas decisões passaram para os ambientes online. Se você está pensando em fazer a transição digital do seu negócio, veja quais são os principais pontos que você precisará decidir antes de empreender pela internet:
Qual seu objetivo online
A primeira coisa a pensar é qual o seu objetivo com a presença digital da empresa. Você espera realizar vendas pela internet, apenas melhorar a experiência dos seus consumidores através de um atendimento online ou utilizar os meios virtuais somente para divulgação de seu negócio presencial?
Essa definição é essencial para todas as outras que você fará no processo de levar sua firma para a web. Assim, você saberá quais dados deve analisar para melhorar seu desempenho e quais estratégias de comunicação tomar para alavancar o seu empreendimento.
Sistema de pagamentos
Se você decidir fazer vendas pela internet, a escolha do sistema de pagamentos é uma das mais importantes. São muitos os processos envolvidos, desde o processamento de cartões de crédito, até a emissão de notas fiscais. Para economizar, você poderá utilizar sistemas mais simples, ao mesmo tempo em que poderá gastar um pouco mais e contar com softwares que automatizam tudo, inclusive a parte de logística de entregas, que é uma das mais importantes de qualquer e-commerce.
A maneira como você pretende receber o dinheiro das suas vendas também influencia. Em sua seção de finanças o site de auxílio ao consumidor Monedero Smart, explica: "Existem alguns intermediadores de pagamentos digitais que oferecem condições melhores para clientes de determinados bancos, o que pode reduzir bastante as tarifas. Então, nessa etapa de escolha, o empreendedor deve analisar todas as variáveis para ver quais se encaixam melhor com as soluções que já utiliza. Ou então, se preparar para utilizar novos serviços".
Estratégias de comunicação
Logo no início da transição digital, é preciso deixar bem definido quais os meios você pretende usar para alavancar sua empresa. Será apenas um site? Utilizará aplicativos de terceiros para aumentar o alcance? Terá presença nas redes sociais? Em quais redes sociais?
Com tudo isso bem decidido, você e sua equipe precisarão pensar em qual abordagem seguir. Vocês podem se especializar em criação de conteúdos interessantes para os seus clientes, assim como podem apostar tudo em promoções para quem conhecer o negócio pela internet. Outra coisa a ser definida é o tom da comunicação com os clientes na internet: se o toque será informativo, bem-humorado, sério, descontraído etc.