Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Veja o ranking das melhores agências de comunicação de 2015

Veja o ranking das melhores agências de comunicação de 2015

28/05/2016 Divulgação

A maior agência brasileira é a FSB, com receita de R$ 210 milhões em 2015.

Segmento que vem apresentando um forte ritmo de expansão nos últimos anos, e que tem sido marcado por contínuos anúncios de aquisições milionárias de agências nacionais por grupos globais de comunicação, o setor de comunicação corporativa apresentou, em 2015, um desempenho instável, com as médias e grandes empresas crescendo e as pequenas e micro caindo.

Os números apontam para uma montanha russa, de acordo com os indicadores do Anuário da Comunicação Corporativa lançado nesta semana pela Mega Brasil, durante o Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa.

De acordo com os números da publicação, a maior agência brasileira é a FSB - mantendo a liderança com receita de R$ 210 milhões em 2015.

A surpresa ficou para o segundo lugar, assumido pela In Press Porter Novelli (faturamento de R$ 115 milhões), trocando de posição com a CDN (receita de R$ 93 milhões), em terceiro.

Segundo Mauricio Bandeira, diretor do Instituto Corda e coordenador da pesquisa com agências há seis anos, participaram do estudo deste ano 215 agências de todos os portes e de todas as regiões do País.

“Essa publicação é uma orientação de negócio; ela é uma ajuda para entender o mercado”. Ele disse ainda que o faturamento do setor – cerca de mil agências - em 2015 foi de 2,3 bilhões.

Houve um crescimento nominal ligeiramente superior a 2%, mas, descontada a inflação superior a 10% no ano passado, o setor encolheu. Bandeira destacou ainda que “as grandes agências têm mais suporte, menos queda de faturamento e menor pessimismo para 2016 e 2017”. Sobre as pequenas, micro e médias, ele diz que “estão mais sensíveis ao que está acontecendo no País”.

Para Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil, no que diz respeito à produtividade, “de forma geral, este mercado calcula uma receita de US$ 70 mil ao ano por funcionário. A média nos Estados Unidos é o dobro, o que revela a necessidade de ampliar a eficiência no País”.

O Anuário da Comunicação Corporativa, nas versões impressa e digital – a novidade deste ano -, mostra um dos mais completos retratos da situação empresarial e profissional da comunicação corporativa no País, que pode ser conferido por meio de pesquisa realizada especialmente para a publicação, além de entrevistas com líderes, análises de tendências mundiais da comunicação corporativa e sobre a internacionalização do setor.



Pequenas empresas são responsáveis por 70% dos novos empregos

Pesquisa, referente a novembro de 2021, é do Sebrae.

Pequenas empresas são responsáveis por 70% dos novos empregos

WhatsApp continua sendo o canal de venda mais usado pequenos negócios mineiros na pandemia

Pesquisa do Sebrae mostra que 88% dos estabelecimentos, que vendem on-line, fazem uso do aplicativo de mensagem.

WhatsApp continua sendo o canal de venda mais usado pequenos negócios mineiros na pandemia

Confiança dos pequenos negócios mineiros cresce em dezembro

Construção Civil puxa resultado do Iscon, índice que mede o ânimo dos empresários em relação ao desempenho das suas atividades.

Confiança dos pequenos negócios mineiros cresce em dezembro

Perspectivas positivas para a indústria em 2022

É preciso deixar de lado todo discurso derrotista e voltado apenas para desafios e privilegiar a obtenção de resultados.

Perspectivas positivas para a indústria em 2022

Nível de endividamento das famílias brasileiras em 2021 foi o maior em 11 anos

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) foi divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Nível de endividamento das famílias brasileiras em 2021 foi o maior em 11 anos

Sebrae mostra impacto da pandemia sobre empreendedores negros

Pesquisa revela dificuldades na retomada dos negócios.

Sebrae mostra impacto da pandemia sobre empreendedores negros

Uso de cheques no Brasil cai 93% desde 1995

No ano passado, volume de compensações caiu 23%.

Uso de cheques no Brasil cai 93% desde 1995

6 tendências de comunicação e marketing para 2022

Para 64% dos jovens entre 16 e 24 anos, a publicidade tradicional não impacta mais.

6 tendências de comunicação e marketing para 2022

Contribuição mensal de microempreendedores individuais será reajustada

Com o aumento do salário-mínimo, Documento de Arrecadação Simplificada de MEI (DAS) passa a ter novos valores.

Contribuição mensal de microempreendedores individuais será reajustada

Inflação oficial fecha 2021 com alta de 10,06%, diz IBGE

Poupança tem terceira maior retirada líquida da história em 2021

Retirada líquida no ano passado foi de R$ 35,5 bilhões.

Poupança tem terceira maior retirada líquida da história em 2021

Cerca de 40% dos pequenos negócios realizaram investimentos em 2021

De acordo com Sondagem Trimestral, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV, a Indústria é a que mais investiu.

Cerca de 40% dos pequenos negócios realizaram investimentos em 2021