Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cantando a Bola: o futebol na música popular brasileira

Cantando a Bola: o futebol na música popular brasileira

25/09/2020 Alysson Siqueira

A paixão se consolidou em um momento parecido com o que vivemos.

Cantando a Bola: o futebol na música popular brasileira

A canção brasileira se desenvolveu, ao longo de sua história, agregando elementos de diversas culturas: o lundu africano, os cantos indígenas, as modinhas portuguesas, as polcas europeias, entre tantas outras expressões musicais. Aos poucos, os temas das canções se tornaram um retrato cada vez mais fiel da cultura de nosso povo. E como amores e paixões são temas recorrentes na canção brasileira, a partir do século XX, uma nova paixão do povo brasileiro passou a marcar presença constante no repertório da música popular, o futebol.

A paixão se consolidou em um momento parecido com o que vivemos. Em 1918, o Brasil sediaria o Campeonato Sul-americano de Futebol, que precisou ser adiado por conta da pandemia de Gripe Espanhola. A competição foi realizada no ano seguinte, 1919, e o Brasil chegou à final contra o Uruguai. O jogo foi decidido na segunda prorrogação com um gol de Arthur Friendenreich para o Brasil. A vitória foi a primeira grande conquista do país no futebol e veio em um momento de grande comoção nacional, sucedendo a uma pandemia que vitimou milhares de brasileiros, entre os quais o recém-eleito Presidente da República, Rodrigues Alves.

O cenário propício para o nascimento da paixão pelo futebol foi logo retratado pela música. Ainda em 1919, Pixinguinha e Benedito Lacerda compuseram a célebre “Um a Zero”. O choro instrumental, de andamento rápido, pretende traduzir musicalmente os acontecimentos daquela histórica partida de futebol. Na década de 1960, o compositor Nelson Ângelo criou a letra da música, trazendo palavras para descrever a emoção daquele momento.

O esporte preferido dos brasileiros é tema de muitas canções. Algumas delas narram fatos e descrevem personagens históricos, enquanto outras são declarações de amor pelo futebol e pelos elementos presentes nele. Há ainda aquelas músicas em que o futebol aparece de forma coadjuvante para comunicar outra mensagem, que não a futebolística – a exemplo de “Falando de Amor”, de Tom Jobim, que diz: “quando passas, tão bonita, nessa rua banhada de sol, minha alma segue aflita, e eu me esqueço até do futebol”.

Entre as músicas que celebram fatos e personagens, além da pioneira “Um a Zero”, podemos lembrar de “Camisa Dez”, de Hélio Matheus e Luís Vagner, que critica o então técnico da Seleção Brasileira, Zagalo, por não encontrar um padrão de jogo para o time, nem substituto para Pelé no meio de campo. O atacante flamenguista, Fio Maravilha, ganhou uma música em sua homenagem composta por Jorge Ben depois “fazer uma jogada celestial” e marcar o gol decisivo da vitória do Flamengo em um amistoso contra o Benfica, de Portugal. Outro gol do rubro-negro carioca foi narrado em forma de canção pelo Trio Esperança na década de 1970, porém, trata-se um gol imaginado, fictício, marcado por Paulo Cézar Caju. Essa música chamada “Replay (o meu time é a alegria da cidade)”, tornou-se nacionalmente conhecida por ter sido utilizada, no momento do gol, em transmissões radiofônicas de partidas de futebol.

Tratando-se das declarações de amor, os clubes de maiores torcidas no país são o destaque. Na década de 1960, Silvio Santos gravou a marchinha de carnaval “Coração Corinthiano”, composta por Manoel Ferreira, Ruth Amaral e Gentil Junior, cujo título original era “Transplante Corinthiano”, fazendo alusão ao primeiro transplante de coração no Brasil, em 1967, e ao extenso jejum de títulos do clube paulistano. Adoniran Barbosa também cantou seu amor pelo alvinegro em “Coríntia, meu amor é o timão”. Neguinho da Beija-Flor, nessa categoria, teve um insight: sua composição “O Campeão” é um samba exaltação ao seu time, mas em nenhum momento ele dá nome à paixão. O resultado é que diversas torcidas organizadas, de diferentes clubes do país, adotaram o refrão como um de seus cantos.

Os exemplos citados são uma pequena amostra de como a música popular brasileira tem sido utilizada para expressar o amor pelo futebol. Além disso, cantar o futebol é apenas uma das vertentes da relação multidimensional entre o esporte mais querido dos brasileiros e a música. Portanto, segue o jogo... e segue o baile.

* Alysson Siqueira é Mestre em Música pela UFPR e professor da Área de Linguagens Corporal e Cultural do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Pg1 Comunicação



Com a IA, o que sobrará da literatura?

Quem publicou na Amazon recentemente deve ter notado o campo para marcar se usou Inteligência Artificial.

Autor: Víktor Waewell

Com a IA, o que sobrará da literatura?

Seus pensamentos não te deixam dormir?

Analista de Perfil Comportamental traça o mapa de uma jornada introspectiva para quem deseja superar o comodismo, adaptar-se às mudanças e moldar afirmações em ações.

Autor: Divulgação


Neuroescravização: seu celular está te deixando doente

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

"Projeto Escritor 2024" mostra como conquistá-los.

Autor: Divulgação

Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

Como (re)começar quando um grande amor vai embora?

É isso que o leitor vai descobrir em "Doce como você", novo livro da best-seller Kate Canterbary, cuja protagonista é abandonada pelo noivo horas antes do casamento.

Autor: Divulgação


Mitos e símbolos traduzem a experiência humana

João Paulo Martins interpreta e detalha mandalas, yantras e o simbolismo dos animais em civilizações diversas a partir do Oriente.

Autor: Divulgação


Por que algumas pessoas são mais criativas do que outras?

Em "Pensamento Criativo" Michael Michalko, especialista no tema e oficial do exército norte-americano, explica como desenvolver ideias inovadoras e evitar padrões de pensamento lineares.

Autor: Divulgação


Ressurreição na prática: como atingir a maturidade espiritual?

Em obra inédita, o teólogo Eugene H. Peterson convida fiéis a reavivar o chamado à formação cristã.

Autor: Divulgação


Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

'Bom Dia Brasil' dá nome ao novo trabalho do grupo gaúcho que mistura o subgênero do rap, uk drill, com sonoridades da bossa nova e do samba.

Autor: Divulgação

Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

42 dias para encontrar um propósito de vida

Best-seller com mais de 80 milhões de exemplares vendidos, "Uma Vida com Propósitos", de Rick Warren, desvenda os princípios fundamentais para uma existência cristã significativa.

Autor: Divulgação


Mudanças na infância: existe uma fórmula para adaptação?

Para o autor britânico Karl Newson, a resposta pode ser encontrada com ajuda da imaginação.

Autor: Divulgação


5 dicas para escolher a leitura adequada antes de dormir

A leitura antes de dormir pode ser uma ótima maneira de relaxar e preparar o corpo e a mente para uma boa noite de sono.

Autor: Dra. Márcia Assis

5 dicas para escolher a leitura adequada antes de dormir