Cine Vila Rica será revitalizado em Ouro Preto
Cine Vila Rica será revitalizado em Ouro Preto
Anúncio da assinatura aconteceu durante a 11ª Mostra de Cinema de Ouro Preto - CineOp.

Tradição, arte e cultura. O histórico Cine Vila Rica, em Ouro Preto, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, receberá investimentos para ser completamente revitalizado, dentro do Minas de Todas as Artes – Programa de Incentivo à Indústria Criativa, realizado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) com objetivo de preservação e fomento da riqueza social e histórica do equipamento cultural.
A beleza arquitetônica e a memória histórica do prédio - inaugurado em 1886 - fizeram com que o local se tornasse, nas últimas décadas, um dos mais importantes equipamentos de arte e cultura de Ouro Preto e Minas Gerais.
A sala sedia uma programação contínua de filmes, eventos artísticos-culturais a níveis nacional e internacional, como o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, Fórum das Letras, Fotógrafos em Ouro Preto, CineOP e diversas outras mostras e festivais de cinema.
A intenção com a revitalização é reformar e equipar o Cine Vila Rica, transformando-o numa sala de exibição que seja referência em Minas Gerais e do Brasil como equipamento de difusão da arte audiovisual.
"A expansão do mercado exibidor, com abertura de salas no interior, é uma das linhas mais importantes da política do Governo estadual, que elegeu o audiovisual e a indústria criativa como prioridades para a expansão da matriz econômica mineira. Ouro Preto e o Cine Vila Rica se encaixam perfeitamente nisso" disse Marco Antônio Castelo Branco, presidente da Codemig.
O anúncio oficial dos investimentos que serão concedidos pela Codemig, em parceria com a Secretaria de Cultura, e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), foi feito durante a 11ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOp).
O investimento será direcionado à revitalização por meio do programa Minas de Todas as Artes, lançada em agosto de 2015 pela Codemig. Uma iniciativa inédita que se destaca em seis eixos prioritários: gastronomia, audiovisual, design, moda, música e novas mídias. A estratégia da ação é fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o Estado.
Até o fim de 2018 serão investidos mais de R$ 20 milhões em editais de fomento e fortalecimento, com iniciativas de valorização dos seis eixos citados.