Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Com criatividade, Mix Brasil celebra sua 24ª edição

Com criatividade, Mix Brasil celebra sua 24ª edição

03/11/2016 Divulgação

Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade terá 114 filmes de 26 países

Com criatividade, Mix Brasil celebra sua 24ª edição

Mesmo afetado pela crise econômica, o Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade chega à sua 24ª edição “com todas as atividades acontecendo”, disse o diretor e curador do festival, João Federici. E ainda com uma novidade: o MixLab, que vai promover o encontro entre cineastas do país e do mundo por meio de apresentação de filmes, palestras, debates e cursos para os jovens cineastas brasileiros.

Considerado o maior festival LGBTQ da América Latina, o Mix Brasil começa no dia 9 e prossegue até o dia 20, na capital paulista, apresentando 114 filmes de 26 países, muitos deles premiados em festivais. “Continuamos com o cinema sendo nosso forte e com o teatro com cerca de dez espetáculos”, disse Federici, em entrevista à Agência Brasil.

“O festival continua com todo esse alvoroço e com todos os problemas financeiros que a gente enfrentou e está enfrentando este ano, mas o evento continua inteiro, com todas as atividades."
Segundo Federici, a crise foi contornada dentro do festival “com muita criatividade” e uma equipe um pouco mais reduzida, além de uma diminuição na quantidade de filmes estrangeiros. Mas isso será pouco sentido pelo público e nas diversas atividades de cinema, música, teatro, dança e conferências que são promovidas todos os anos pelo evento.

O tradicional Show do Gongo, comandado pela atriz Marisa Orth, também não ficará de fora e vai ocorrer no dia 15, a partir das 20h30, no Centro Cultural São Paulo. Apesar da crise, o festival deste ano foi ampliado. “Crescemos em salas. Teremos mais salas este ano. Teremos toda uma programação nos CEUs [Centros Educacionais Unificados] da cidade”, disse.

As crianças terão uma atividade especial no Centro Cultural São Paulo, uma oficina chamada “Fazendo Cinema - Crescendo com a diversidade", coordenada por Christian Saghaard. “Temos uma oficina para crianças de escolas públicas e vamos mostrar como fazer cinema e aprender a fazer cinema com diversidade”, afirmou.

A abertura do festival, no Auditório Ibirapuera, terá a apresentação do filme O Ornitólogo, do cineasta português João Pedro Rodrigues, homenageado pelo evento este ano. O filme foi premiado em Locarno, na Suíça, este ano, na categoria de melhor direção. Outros filmes premiados e que estarão no festival são É Apenas o Fim do Mundo, de Xavier Dolan (Canadá), vencedor do prêmio do Júri no Festival de Cannes; As Vidas de Thérèse, de Sébastien Lifshitz (França), vencedor da Queer Palm no Festival de Cannes; Kiki, de Sara Jordenö (Suécia/EUA), vencedor do Teddy de melhor documentário em Berlim; Quem Vai Me Amar Agora?, de Barak Heymann e Tomer Heymann (Israel/Reino Unido), vencedor do Panorama Audience Award no Festival de Berlim; e A Intervenção, de Clea DuVall (EUA), prêmio especial do Júri e de melhor atriz em Sundance.

Pela segunda vez, dentro do festival, as questões relativas à população LGBTQIA (termo adotado no lugar de LGBT, que vem gerando polêmica nos Estados Unidos) serão debatidas em cursos, oficinas, encontros e rodas de conversa na Conferência Internacional [SSEX BBOX] & Mix Brasil.

“A sexualidade e identidade de gênero têm que ser discutidas em escolas. Isso faz parte de um processo e isso ainda vai causar muito. O festival já ajudou muito e continua ajudando nisso. Nosso público é de 50% de pessoas do segmento LGBTQ e 50% público não LGBT. Ele é um festival que já nasceu com o nome de Mix, ou seja, é para todo mundo. É um festival que não é um gueto, mas que busca todo mundo”, disse ele.

Mais informações sobre o festival e a programação podem ser encontrados aqui.

Fonte: Agência Brasil



China celebrará aniversário com remix de “Garota de Ipanema”

Concerto gravado ao vivo será televisionado no Brasil dia 3 de outubro, às 20h, pelo canal Music Box Brazil.

China celebrará aniversário com remix de “Garota de Ipanema”

Livro retrata as alegrias e tristezas da Princesa Isabel

Historiadores analisam textos autobiográficos da Princesa Isabel e reúnem 20 anos de pesquisa em maior obra já publicada sobre a personagem.

Livro retrata as alegrias e tristezas da Princesa Isabel

Talk show Metal Headz TV estreia com Andreas Kisser e Renan Zonta

Com uma pegada de late show, o Metal Headz TV destaca assuntos do mundo do rock/metal.


14ª CineBH recebe inscrições de filmes para a Mostra “A Cidade em Movimento”

Mostra CineBH está prevista para ser realizada de 22 a 27 de outubro de 2020.

14ª CineBH recebe inscrições de filmes para a Mostra “A Cidade em Movimento”

Dilsinho e Sorriso Maroto JUNTOS em show drive-in

Artistas se apresentam na sexta-feira (11) no Rio de Janeiro/RJ.

Dilsinho e Sorriso Maroto JUNTOS em show drive-in

Os melhores filmes de Leonardo DiCaprio e onde assisti-los

Sendo tão importante em Hollywood, ele já participou de muitas produções. Com isso, fica até difícil para os mais apaixonados por cinema saber por onde começar para visitar a filmografia do ator.

Os melhores filmes de Leonardo DiCaprio e onde assisti-los

Livro faz reflexão surpreendente de como encaramos as situações da vida

E-book "Mindset" é destaque de leitura no aplicativo Skeelo.


Hungria Hip Hop libera clipe de “Hoje ela já chorou”

Canção, que faz parte do projeto "Cheiro do Mato", está disponível nos principais aplicativos de música.

Hungria Hip Hop libera clipe de “Hoje ela já chorou”

Drive-In das Américas apresenta a temporada Classic Rock

Bandas que interpretam grandes sucessos do rock and roll mundial aterrizam no Espaço das Américas, de 05 de setembro a 10 de outubro.

Drive-In das Américas apresenta a temporada Classic Rock

Titãs lança nova versão de “Pra Dizer Adeus”

Música faz parte do terceiro EP do projeto Titãs Trio Acústico.

Titãs lança nova versão de “Pra Dizer Adeus”

Marcos e Belutti lançam nova música com participação de Jorge e Mateus

“Tudo Indica” chega para completar o álbum e estará disponível nas plataformas digitais no dia 10/09.

Marcos e Belutti lançam nova música com participação de Jorge e Mateus

3,8 milhões de brasileiros acreditam em almas gêmeas

Escritora Valéria Veiga discute o poder do livre arbítrio de almas gêmeas em autobiografia detalhista, íntima e profunda sobre amor incondicional.