E-book ensina artistas independentes a ganharem royalties pelo streaming
E-book ensina artistas independentes a ganharem royalties pelo streaming
MusicMatters orienta sobre formas de monetizar produções musicais com licenciamento para redes varejistas

Viver de música no Brasil é uma missão quase impossível para artistas independentes. Apesar do crescimento do consumo de serviços de streaming, o retorno financeiro gerado pelas plataformas é irrisório. Porém, um segmento do mercado pode ser a luz no fim do túnel para esses profissionais: o music branding, instore music ou marketing sensorial, que consiste na utilização de playlists musicais personalizadas por estabelecimentos comerciais para atrair clientes.
“Há um mínimo de 20 músicas originais para participar das audições e o som deve ser radio friendly, ou seja, ter uma veia mais pop, que tocaria no rádio. Uma banda de heavy metal, por exemplo, dificilmente seria selecionada. Além disso, hits em inglês, espanhol e português são mais valorizados”, explica Ed Napoli, compositor e empresário que idealizou o projeto, um tutorial simples e eficiente para artistas monetizarem sua produção musical e licenciarem como música ambiente junto a empresas nacionais e estrangeiras que fazem audições e criam as listas.
Nos dois módulos e sete bônus do material, são esclarecidos temas como direitos autorais, catálogo, formato, qualidade, idiomas utilizados, gêneros e formatos de pagamento dos royalties.
O e-book MusicMatters (www.musicmatters.com.br) é lançado a fim de ajudar quem deseja seguir por esse caminho.