Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Alvo de ataques nos EUA, livro polêmico chega ao Brasil

Alvo de ataques nos EUA, livro polêmico chega ao Brasil

13/04/2015 Da Redação

Livro ‘Fogo Estranho’ questiona práticas de igrejas pentecostais, que tem atraído cada vez mais seguidores no mundo todo.

Conhecido no Brasil como movimento pentecostal, de avivamento ou carismático, o culto que atrai cada vez mais seguidores no país e no exterior tem chamado a atenção por propor a seus seguidores práticas e doutrinas tão envolventes quanto intrigantes.

Sem dúvida, os evangélicos conquistaram uma visibilidade considerável nas últimas décadas. Pastores de diversas denominações decretam curas e milagres, proclamam bênçãos e libertação. No entanto, mesmo diante de tanta operação creditada ao Espírito de Deus, não faltam pessoas frustradas, carregadas de culpa e de mágoa.

Este é o tema do livro Fogo Estranho – Um olhar questionador sobre a operação do Espírito Santo no mundo de hoje, do pastor John MacArthur. Lançado pela Editora Thomas Nelson Brasil, o aclamado teólogo aponta e discute o que considera desvios desse movimento. Com a maestria que o tornou um dos escritores de Teologia mais lidos do mundo, MacArthur procura analisar e corrigir ensinamentos sobre o Espírito de Deus que, segundo ele, não estão em conformidade com a Bíblia. Para isso, ele não teme a polêmica.

“O verdadeiro Espírito Santo não é uma corrente eletrizante de energia extática, um tagarela extremamente chato com um discurso irracional, ou um gênio cósmico que indiscriminadamente concede desejos egoístas relacionados à saúde e à riqueza. O verdadeiro Espírito de Deus não faz com que o seu povo ladre como cachorros ou ria como hienas; ele não os derruba no chão em um estupor inconsciente, ele não os incita a adorar de forma caótica e incontrolável; e ele certamente não realiza a obra do seu Reino por meio de falsos profetas, falsos curandeiros e televangelistas fraudulentos.”

Quando o movimento pentecostal começou, no início de 1900, foi em grande parte considerado uma seita pela teologia conservadora. Na maior parte das situações, ele foi isolado e contido dentro de suas próprias denominações. Mas, na década de 1960, o movimento começou a se espalhar pelas principais denominações — implantando-se em Igrejas protestantes que tinham abraçado o liberalismo teológico.

“O que estamos vendo, na realidade, é o crescimento explosivo de uma igreja falsa, tão perigosa quanto qualquer culto ou heresia que já agrediu o cristianismo. O movimento carismático foi uma farsa e uma fraude desde o início; ele não se transformou em algo bom”, diz o autor, que têm mais de 9 milhões de livros vendidos.

Com 240 páginas, o livro polêmico mostra que do ponto de vista do marketing, esse movimento é uma fórmula eficaz. Ao apregoar seu evangelho de ganância, materialismo e autopromoção, professores da palavra da fé fizeram carreiras lucrativas a partir da má teologia — apoiados em seus falsos ensinamentos que distorcem as Escrituras ou reivindicam uma nova revelação de Deus. “Mas tudo isso é um grande embuste, e não tem nada a ver com o cristianismo bíblico”, conclui.

Ficha Técnica
Páginas: 336
ISBN: 9788578605599
Formato: 15,5x23cm



Kléber Leite mostra o segredo da felicidade

O dinheiro, emprego, mito do casamento: você está feliz ainda?

Kléber Leite mostra o segredo da felicidade

Traumas na infância e a construção da personalidade

A formação de identidade é um complexo processo que ocorre ao longo da vida.


A voz de um cão para incentivar a leitura

Com belíssimas ilustrações, Robson Cuer incentiva a paixão pela literatura entre jovens com a bela história de um cãozinho adotado.


Amor ao livro

O destino dos livros seria o esquecimento sem a intermediação dos livreiros e dos bibliotecários porque o livro não tem pernas para andar sozinho.

Amor ao livro

A motivação para prosperar: por que ser rico?

Livro levanta pontos fundamentais para as pessoas encontrarem a verdadeira motivação para prosperar.

A motivação para prosperar: por que ser rico?

Consciência Negra: A tolerância é uma grande virtude

Obra infantil incentiva a tolerância, conversa, entendimento, empatia através da lúdica literatura.


Sempre um Papo recebe Dino Sávio para lançamento do seu livro

O evento será no dia 5 de novembro, segunda-feira, às 19h30, na Biblioteca Pública Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, 21, em Belo Horizonte.


A trajetória do mais famoso astronauta da história

Livro do jornalista Jay Barbree faz uma síntese da vida do astronauta Neil Armstrong.

A trajetória do mais famoso astronauta da história

Livro reflete sobre liderança eficaz de Mick Jagger

Obra traz estudo sobre liderança aplicada à vida do grande astro do rock.

Livro reflete sobre liderança eficaz de Mick Jagger

Revelação da literatura israelense, Yoav Blum vem ao Brasil

Autor participa da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.


O Caso do Ovo de Forma

Professor e escritor André Soltau lança livro voltado para público infantil.


Como a criação com afeto mudou a história de um pai

Thiago Queiroz, fundador do blog Paizinho, vírgula!, lança seu primeiro livro, Abrace seu filho.