Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As 100 melhores crônicas comentadas de João Saldanha

As 100 melhores crônicas comentadas de João Saldanha

25/06/2017 Da Redação

Lançamento de livro e debates marcam o centenário do “João Sem Medo".

Um homem multimídia, vanguardista, de múltiplos talentos e personalidade marcante – não poucos diriam “difícil” – João Alves Jobim Saldanha (1917–1990) deixou sua marca por onde passou.

Como treinador de futebol, ganhou um Campeonato Carioca pelo Botafogo (1957) e classificou a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1970, escalando de forma inédita, na sua apresentação, uma equipe que ele qualificou como “feras”, e que nos deu o tricampeonato, depois que João foi demitido por ter “peitado” o general-ditador que queria se meter no seu time.

Porém, foi sua habilidade em traduzir o clima dos campos de futebol em palavras, tanto nas rádios quanto nos jornais, que emocionou e informou multidões por décadas e fez do jornalista um cronista esportivo inesquecível. Dizia-se que seus comentários nos intervalos dos jogos eram ouvidos no eco das arquibancadas do Maracanã, tamanho era o número de ouvintes.

No dia 3 de julho, ele completaria 100 anos de vida e em sua homenagem será lançado o livro As 100 melhores crônicas – comentadas – de João Saldanha (LivrosdeFutebol), organizado pelo editor Cesar Oliveira, com comentários seus, em parceria com o historiador Alexandre Mesquita (responsável também pela seleção das crônicas) e com o empresário e professor Marcelo Guimarães, ex-diretor de marketing do Botafogo FR, cuja empresa – a Vértice Marketing – foi responsável pela formatação comercial para viabilização do projeto.

As crônicas foram selecionadas pelo historiador Alexandre Mesquita após a leitura de todo o acervo disponível sobre João Saldanha entre 1960 e 1990, do jornal Última Hora, passando pelo O Globo, Placar, até o Jornal do Brasil. De fora apenas o período de 1966 até 1970, reunidas por Raul Milliet Filho no livro Vida que segue (Nova Fronteira, 2006).

As 248 páginas de As 100 melhores crônicas – comentadas – de João Saldanha estão divididas em quatro capítulos com temas centrais: Futebol, Seleção Brasileira, Botafogo e a Zona do Agrião – termo criado pelo jornalista em referência à grande área dos gramados –, que trata de assuntos gerais. Dois prefácios enriquecem a obra: de Juca Kfouri e do craque Tostão. Um posfácio, do professor e ensaísta Ivan Cavalcanti Proença, analisa a maneira especial com que João escrevia.

Em breve será anunciada a edição de As 100 melhores crônicas – comentadas – de João Saldanha na versão eletrônica (e-book).



Kléber Leite mostra o segredo da felicidade

O dinheiro, emprego, mito do casamento: você está feliz ainda?

Kléber Leite mostra o segredo da felicidade

Traumas na infância e a construção da personalidade

A formação de identidade é um complexo processo que ocorre ao longo da vida.


A voz de um cão para incentivar a leitura

Com belíssimas ilustrações, Robson Cuer incentiva a paixão pela literatura entre jovens com a bela história de um cãozinho adotado.


Amor ao livro

O destino dos livros seria o esquecimento sem a intermediação dos livreiros e dos bibliotecários porque o livro não tem pernas para andar sozinho.

Amor ao livro

A motivação para prosperar: por que ser rico?

Livro levanta pontos fundamentais para as pessoas encontrarem a verdadeira motivação para prosperar.

A motivação para prosperar: por que ser rico?

Consciência Negra: A tolerância é uma grande virtude

Obra infantil incentiva a tolerância, conversa, entendimento, empatia através da lúdica literatura.


Sempre um Papo recebe Dino Sávio para lançamento do seu livro

O evento será no dia 5 de novembro, segunda-feira, às 19h30, na Biblioteca Pública Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, 21, em Belo Horizonte.


A trajetória do mais famoso astronauta da história

Livro do jornalista Jay Barbree faz uma síntese da vida do astronauta Neil Armstrong.

A trajetória do mais famoso astronauta da história

Livro reflete sobre liderança eficaz de Mick Jagger

Obra traz estudo sobre liderança aplicada à vida do grande astro do rock.

Livro reflete sobre liderança eficaz de Mick Jagger

Revelação da literatura israelense, Yoav Blum vem ao Brasil

Autor participa da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.


O Caso do Ovo de Forma

Professor e escritor André Soltau lança livro voltado para público infantil.


Como a criação com afeto mudou a história de um pai

Thiago Queiroz, fundador do blog Paizinho, vírgula!, lança seu primeiro livro, Abrace seu filho.