Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Grupo Editorial Record relança Rosa dos Tempos

Grupo Editorial Record relança Rosa dos Tempos

04/01/2018 Da Redação

Selo fundado em 1990 fará sua reestreia em janeiro com livro feminista da escritora Marcia Tiburi.

Grupo Editorial Record relança Rosa dos Tempos

No ano em que as mulheres foram às ruas protestar pelos mais diversos direitos, o filme da Mulher-Maravilha bateu recordes de público e de bilheteria e em que campanhas como a “me too” inundaram as redes sociais com denúncias de assédio sexual, a palavra “Feminismo” foi a escolhida pelo dicionário americano Merriam-Webster para representar 2017.

No Brasil, a Festa Literária de Paraty, a mais importante do mercado editorial, teve pela primeira vez mais mulheres que homens na programação. A hashtag #leiamulheres ganhou força e grupos espalhados pelo país movimentam um dos maiores clubes de leitura, de mesmo nome, em torno de livros escritos por e para mulheres.

No Grupo Editorial Record, que completa 75 anos em 2017, um grupo de editoras está liderando um dos projetos selecionados para comemorar a data: o relançamento do selo Rosa dos Tempos, criado em 1990 e que marcou época lançando por aqui clássicos do movimento feminista brasileiro e mundial, com a editora Rose Marie Muraro à frente.

O primeiro livro do selo já está pronto: “Feminismo em comum”, da escritora Marcia Tiburi, chegará às livrarias em janeiro de 2018. Durante o ano, serão publicadas oito obras. Para o primeiro semestre, já estão em produção os livros “O mito da beleza”, de Naomi Wolf; “Mamãe&Eu&Mamãe”, de Maya Angelou, e “A terra das mulheres”, de Charlotte Perkins Gilman. Para Roberta Machado, vice-presidente e diretora comercial do Grupo, o selo Rosa dos Tempos volta para atender a uma demanda de mercado identificada pelas editoras da casa.

“Começamos a notar o aumento de interesse por livros sobre feminismo, ao mesmo tempo em que as editoras de diferentes selos do Grupo Record passaram a captar projetos nessa linha, correndo para incluí-los na programação de 2018. Daí a ideia de relançar a Rosa dos Tempos: abrigar num mesmo chapéu todos esses livros, unificando melhor a comunicação, os objetivos e ideias para eventos e debates. Ficou bacana, porque montamos um modelo bem “feminino” de gestão dessa editoria. A “Rosa” é totalmente colaborativa, sem hierarquia, com editoras de perfis distintos, todas motivadas e unidas pelo objetivo que é gerar o melhor conteúdo para contribuir pro debate, sempre”, afirma Roberta Machado.

Em parceria com o Instituto Rose Marie Muraro, sediado na Glória, cada exemplar publicado pelo selo será enviado à biblioteca mantida pela instituição.



Aprender e brincar: é só começar!

Livro de Atividades Caminho Suave já alfabetizou mais de 40 milhões de brasileiros.

Aprender e brincar: é só começar!

Artistas mineiros lançam livro que desvenda o universo do áudio para cantores

Isabella Bretz e Rodrigo Lana compartilham conhecimentos com o leitor e miram no desenvolvimento mais rápido nas carreiras.

Artistas mineiros lançam livro que desvenda o universo do áudio para cantores

Kléber Leite mostra o segredo da felicidade

O dinheiro, emprego, mito do casamento: você está feliz ainda?

Kléber Leite mostra o segredo da felicidade

Traumas na infância e a construção da personalidade

A formação de identidade é um complexo processo que ocorre ao longo da vida.


A voz de um cão para incentivar a leitura

Com belíssimas ilustrações, Robson Cuer incentiva a paixão pela literatura entre jovens com a bela história de um cãozinho adotado.


Amor ao livro

O destino dos livros seria o esquecimento sem a intermediação dos livreiros e dos bibliotecários porque o livro não tem pernas para andar sozinho.

Amor ao livro

A motivação para prosperar: por que ser rico?

Livro levanta pontos fundamentais para as pessoas encontrarem a verdadeira motivação para prosperar.

A motivação para prosperar: por que ser rico?

Consciência Negra: A tolerância é uma grande virtude

Obra infantil incentiva a tolerância, conversa, entendimento, empatia através da lúdica literatura.


Sempre um Papo recebe Dino Sávio para lançamento do seu livro

O evento será no dia 5 de novembro, segunda-feira, às 19h30, na Biblioteca Pública Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, 21, em Belo Horizonte.


A trajetória do mais famoso astronauta da história

Livro do jornalista Jay Barbree faz uma síntese da vida do astronauta Neil Armstrong.

A trajetória do mais famoso astronauta da história

Livro reflete sobre liderança eficaz de Mick Jagger

Obra traz estudo sobre liderança aplicada à vida do grande astro do rock.

Livro reflete sobre liderança eficaz de Mick Jagger

Revelação da literatura israelense, Yoav Blum vem ao Brasil

Autor participa da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.