Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Livro polêmico

Livro polêmico

30/09/2005 Divulgação

O mistério começa quando na madrugada da eleição, Leonel Brizola (PDT) recebeu uma ligação em que "uma voz de mulher" revela que vão roubar dele no resultado.

O jornalista Paulo Henrique Amorim e o deputado federal Sérgio Miranda (PDT-MG) estarão no "Café Filô" especial deste sábado. Neste momento de crise política no país, o projeto, promovido pela Estação do Saber e livraria Leitura, debateu durante o mês de setembro o tema "Filosofia e Política". Paulo Henrique Amorim e Sérgio Miranda debatem o enredo do livro que o jornalista está lançando pela Editora Conrad do Brasil: "Plim Plim - A Peleja de Brizola contra a fraude eleitoral". O livro tem co-autoria de Maria Helena Passos e fala sobre a fraude nas eleições para governador do Rio de Janeiro em 1982. 

O enredo gira em torno do escândalo Proconsult, empresa de processamento de dados vencedora da licitação do serviço de computação dos votos em 1982 por desistência das outras duas concorrentes, Serpro e Datamec. Segundo os autores, as duas empresas desistiram por não concordarem com as condições de apuração. O mistério começa quando na madrugada da eleição, Leonel Brizola (PDT) recebeu uma ligação em que "uma voz de mulher" revela que vão roubar dele no resultado. 

"Ainda naquela madrugada de domingo, véspera de eleição, O Globo chegava às bancas com um editorial de capa que recomendava voto em Moreira Franco", lembra o jornalista. Amorim e Passos defendem que está mal contada a explicação do jornal O Globo nas investigações da fraude. Ambos argumentam que o jornal manipulou os resultados da eleição. Enquanto o jornal O Globo dava Moreira Franco na frente, no Jornal do Brasil, onde Paulo Henrique trabalhava na época, Brizola era quem vencia. Com estatísticas das possíveis fraudes, Plim-Plim traça um pano de fundo que descreve o dia a dia das manchetes, os diálogos e os bastidores da apuração.

Sobre os autores

Paulo Henrique Amorim nasceu no Rio de Janeiro e é formado em Sociologia e Política. Foi pioneiro em quase todos os projetos em que esteve à frente, sendo correspondente da Revista Veja em Nova York e coordenador do primeiro escritório da Rede Globo na cidade. Sua primeira cobertura foi o levante gaúcho, em 1961, quando o presidente Jânio Quadros renunciou e o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, mobilizou soldados e jornalistas para garantir a posse do vice, João Goulart. O jornalista pode se considerar como parte do cenário jornalístico brasileiro, embora tenha passado boa parte de sua carreira como correspondente internacional nos Estados Unidos. 

A jornalista Maria Helena Passos já atuou como repórter e editora das revistas Carta Capital, Veja e Isto É - inclusive à época do caso Proconsult. Também integrou as redações de grandes jornais, como O Globo, Folha de São Paulo e Gazeta Mercantil. Atualmente dedica-se a projetos editorais em economia e investigação jornalística e escreve para a Conjuntura Econômica da FGV-Rio.

 



Gêmeas Melissa e Nicole lançam quinto livro da carreira

Irmãs são fenômeno na web com mais de 4 bilhões de visualizações em seus vídeos.

Gêmeas Melissa e Nicole lançam quinto livro da carreira

Crianças de Ribeirão Preto lançam livros virtuais inclusivos

Biblioteca virtual apresenta livros narrados em áudio e traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais.

Crianças de Ribeirão Preto lançam livros virtuais inclusivos

Não existe museu no mundo como a casa da nossa avó

Livro infantojuvenil faz homenagem às avós de todo mundo.


A sabedoria ancestral do benzimento: um ato de amor e fé

Bióloga e terapeuta holística, Jacqueline Naylah apresenta no livro "Eu te Benzo" tudo sobre o dom de benzer e o poder desse ato perpetuado ao longo da história da humanidade.

A sabedoria ancestral do benzimento: um ato de amor e fé

Dia de Finados: O que significa e como é celebrado em diferentes culturas?

Para algumas nações a data remete à tristeza; para outras; alegria e orgulho à memória dos falecidos.


Redes sociais: a cultura do ódio

Livro 'Psicanálise e Pandemia' discute a polarização nas redes sociais e suas consequências no contexto atual.

Redes sociais: a cultura do ódio

Envolvente ‘Alucinações’ mistura romance com mistério

Livro de Júlia Roscoe aborda os sentimentos com delicadeza e nos transporta para o universo da personagem.


Livro aborda educação infantil atual com foco no ‘combate à dispersão’

Fabiano de Abreu lança seu oitavo livro visando uma nova ‘Filosofia na Educação Infantil’.

Livro aborda educação infantil atual com foco no ‘combate à dispersão’

Livro retrata as alegrias e tristezas da Princesa Isabel

Historiadores analisam textos autobiográficos da Princesa Isabel e reúnem 20 anos de pesquisa em maior obra já publicada sobre a personagem.

Livro retrata as alegrias e tristezas da Princesa Isabel

Livro faz reflexão surpreendente de como encaramos as situações da vida

E-book "Mindset" é destaque de leitura no aplicativo Skeelo.


3,8 milhões de brasileiros acreditam em almas gêmeas

Escritora Valéria Veiga discute o poder do livre arbítrio de almas gêmeas em autobiografia detalhista, íntima e profunda sobre amor incondicional.


Audiolivros: nova tendência que otimiza o tempo

Em um mercado que só cresce, produtora nacional de audiolivros se destaca com a promoção de cultura e conhecimento de maneira facilitada.

Audiolivros: nova tendência que otimiza o tempo