Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Livro relembra os fatos que mudaram o mundo em 1968

Livro relembra os fatos que mudaram o mundo em 1968

02/04/2018 Divulgação

Editora Vestígio apresenta, meio século depois, os efeitos do “ano que não terminou”.

Livro relembra os fatos que mudaram o mundo em 1968

Considerado um ano-chave para a história mundial e brasileira,1968 foi um ano repleto de episódios emblemáticos como o Maio Francês e a Primavera de Praga, na Europa, e a Passeata dos Cem Mil e a imposição do temido AI-5 em um Brasil subjugado pelo regime militar. Cinquenta anos depois, em um ano que muito se assemelha em alguns quesitos a este 68, a editora Vestígio, pertencente ao Grupo Autêntica, apresenta 1968: Quando a Terra Tremeu.

De autoria do jornalista Roberto Sander, o livro não se limita em apresentar os acontecimentos políticos que marcaram o período. Tendo seus capítulos divididos tema a tema, mês a mês, a narrativa de Sander permite que o leitor percorra os mais variados assuntos: guerra, ciência, moda, comportamento, esporte e cultura em geral.

“Tendemos a pensar em 1968 como uma instituição. Deixou de ser um ano – tornou-se uma época, uma era, algo vindo da mitologia. Mas não. 1968 foi um ano como todos os outros, constituído de meses, semanas e dias. A diferença é que, em cada um desses meses, semanas e dias, o mundo estava sendo dividido em antes e depois”, comenta o escritor Ruy Castro. “Eu devo saber – porque estava lá. E agora revejo tudo neste livro de Roberto Sander”, completa.

Os mais diversos personagens e fatos relevantes do ano estão presentes na obra, que percorre de forma bastante didática como um almanaque desde a Guerra do Vietnã; a primeira visita de Mick Jagger ao Brasil; a África do Sul, em pleno Apartheid, onde acontecia o primeiro transplante de coração bem-sucedido do mundo; a Havana, onde Fidel Castro fazia um expurgo no Partido Comunista cubano; até as viagens espaciais que preparavam a chegada do homem à Lua.

De acordo com a jornalista Cristina Serra, o livro ajuda a compreender melhor o Brasil e o mundo atual. “No aniversário de meio século do ano que não terminou, o livro de Roberto Sander nos mostra que muitos daqueles dilemas com os quais o Brasil e o mundo se defrontaram ainda nos desafiam”, declara.

Para o autor, 1968 acabou dando início a transformações profundas que influenciaram toda a sociedade em um brevíssimo espaço de tempo, e seu objetivo foi exatamente de compreender essas mudanças. “A tentativa foi a de buscar um entendimento ainda maior de 68 e do seu significado como um dos períodos mais turbulentos e criativos já postos à luz da história. Não por acaso, meio século depois, ele ainda fascina, assombra, surpreende e seduz”, afirma.




A sabedoria ancestral do benzimento: um ato de amor e fé

Bióloga e terapeuta holística, Jacqueline Naylah apresenta no livro "Eu te Benzo" tudo sobre o dom de benzer e o poder desse ato perpetuado ao longo da história da humanidade.

A sabedoria ancestral do benzimento: um ato de amor e fé

Dia de Finados: O que significa e como é celebrado em diferentes culturas?

Para algumas nações a data remete à tristeza; para outras; alegria e orgulho à memória dos falecidos.


Redes sociais: a cultura do ódio

Livro 'Psicanálise e Pandemia' discute a polarização nas redes sociais e suas consequências no contexto atual.

Redes sociais: a cultura do ódio

Envolvente ‘Alucinações’ mistura romance com mistério

Livro de Júlia Roscoe aborda os sentimentos com delicadeza e nos transporta para o universo da personagem.


Livro aborda educação infantil atual com foco no ‘combate à dispersão’

Fabiano de Abreu lança seu oitavo livro visando uma nova ‘Filosofia na Educação Infantil’.

Livro aborda educação infantil atual com foco no ‘combate à dispersão’

Livro retrata as alegrias e tristezas da Princesa Isabel

Historiadores analisam textos autobiográficos da Princesa Isabel e reúnem 20 anos de pesquisa em maior obra já publicada sobre a personagem.

Livro retrata as alegrias e tristezas da Princesa Isabel

Livro faz reflexão surpreendente de como encaramos as situações da vida

E-book "Mindset" é destaque de leitura no aplicativo Skeelo.


3,8 milhões de brasileiros acreditam em almas gêmeas

Escritora Valéria Veiga discute o poder do livre arbítrio de almas gêmeas em autobiografia detalhista, íntima e profunda sobre amor incondicional.


Audiolivros: nova tendência que otimiza o tempo

Em um mercado que só cresce, produtora nacional de audiolivros se destaca com a promoção de cultura e conhecimento de maneira facilitada.

Audiolivros: nova tendência que otimiza o tempo

Romance mostra a força da prosa na literatura marginal e periférica

Romance é ambientado na região do Barreiro, na periferia de Belo Horizonte.


Literatura noir: conheça o gênero em lançamento nacional

Romance policial do carioca Gino Netto narra a trama de Marcondes, um brasileiro envolvido em conspirações e projetos secretos.

Literatura noir: conheça o gênero em lançamento nacional

Escritora foge da Espanha e lança livro sobre violência doméstica

'40 antes dos 40 – Um passaporte salvou minha vida!' é leitura para todos que estão dispostos a embarcar em uma viagem de descobertas,  sonhos superação e amor próprio.

Escritora foge da Espanha e lança livro sobre violência doméstica