Produção audiovisual pode estimular turismo no país
Produção audiovisual pode estimular turismo no país
Grupo Temático discutirá promoção do turismo cinematográfico no Brasil.

Seja na tela do cinema, da televisão ou mesmo do computador, as produções audiovisuais têm o poder estimular o espectador a conhecer destinos ainda desconhecidos.
Pensando nesse potencial de promoção, o Ministério do Turismo anunciou nesta quinta-feira (27/09) o lançamento do Grupo Temático de Promoção do Turismo Cinematográfico no Brasil e no Mundo formado por representantes de órgão governamentais, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), e instituições ligadas ao turismo e a produção audiovisual.
A ideia do grupo é trabalhar para ampliar as locações do cinema nacional em cenários que promovam tanto os tradicionais como também os novos destinos turísticos, além de atrair produções internacionais para filmagens no Brasil que divulguem o país lá fora.
Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, que têm “Film Comission” estruturadas, já contam com resultados positivos sobre locações de filmes, programas de televisão e vídeos publicitários.
A Brasil Audiovisual Independente (Bravi), que representa o segmento de produção independente de cinema e televisão no Brasil, comemorou a formação do grupo de trabalho temático.
A Bravi representa 650 produtoras de todas as regiões do Brasil e somente no ano passado elas foram responsáveis pela produção de 200 filmes nacionais. O segmento gera 110 mil empregos no Brasil.