Volume alto do som nos palcos e estúdios pode causar perda auditiva em músicos
Volume alto do som nos palcos e estúdios pode causar perda auditiva em músicos
Diversos astros da música mundial sofrem de perda auditiva.

O que seria da vida sem música? Com um microfone nas mãos ou tocando um instrumento musical, os músicos levam alegria e descontração às pessoas. Exercem seu dom nos palcos, na maioria das vezes em meio a altos volumes de som. E quando não estão nos palcos, estão em estúdios de som. Esquecem, muitas vezes, do risco que correm de sofrerem danos auditivos cada vez mais severos.
Eric Clapton, considerado um dos melhores guitarristas da história do Rock, já anunciou que está perdendo a audição. O guitarrista, em entrevista para um documentário sobre sua carreira, falou sobre as sequelas; reflexo dos mais de 50 anos que passou em cima dos palcos.
Além de Clapton, diversos músicos famosos têm perda auditiva. Chris Martin, vocalista da banda britânica Coldplay, foi diagnosticado com Tinnitus (Zumbido) há mais de dez anos. Phil Collins, Ozzy Osbourne, Bono Vox, o brasileiro Rogério Flausino, do Jota Quest; e até mesmo Ludwing van Beethoven, têm ou tiveram que realizar mudanças ou rupturas em suas carreiras após uma perda de audição significativa.
"É importante que os músicos atentem para a importância de se prevenir de danos auditivos usando tampões durante os shows. E para quem já foi ao médico e detectou a perda auditiva, é recomendada a avaliação com uma fonoaudióloga para que se identifique o melhor aparelho auditivo. Além de não ouvir direito, perda auditiva em músicos pode causar perda emocional também. Por isso, é tão importante usar a prótese auditiva, que traz de volta não somente a audição, mas também a sensibilidade por meio da música e da criatividade", explica a fonoaudióloga Marcella Vidal.
Fonte: Libris Comunicação Integrada