Confira o que vai rolar no Festival de Tiradentes
Confira o que vai rolar no Festival de Tiradentes
Yamandu Costa e Jazz Cigano Quinteto, Orquestra Ouro Preto e Hamilton de Holanda fazem parte das atrações que serão exibidas de 21 a 30 de agosto.
Nesses 18 anos, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes leva para a cidade histórica mineira uma variedade de atividades gastronômicas, com a presença dos principais chefs do país e chefs internacionais renomados.
Mas não é só a gastronomia que chama a atenção no festival: o público contará uma vasta programação cultural durante os dez dias de evento, com muita música de qualidade e apresentações cênicas.
Serão ao todo 83 apresentações artísticas, sendo 21 cênicas e 62 musicais, distribuídas em dois palcos nas duas praças da cidade: Largo das Forras e Largo do chef.
Na programação, nomes de expressão nacional, como o violinista integrante da Orquestra Municipal do Rio de Janeiro Ayran Nicodemo, a Orquesta Ouro Preto - com interpretações de canções da banda The Beatles - e o premiado bandolinista Hamilton de Holanda são alguns nomes de destaque.
Entre as atrações cênicas, opções para as crianças como a interpretação da história O Pequeno Príncipe, pelo Grupo Girino, e o Folclore do Mestre André, pela Cia. Candongas completam a programação.
Sobre o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes
O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, cuja primeira edição foi em 1998, transformou-se em um marco para a cidade.
O evento movimentou a economia e a comunidade local, contribuindo para o crescimento nos serviços de restaurantes, pousadas, bares e lojas em mais de 300% em 10 anos, de acordo com dados do IBGE, e em 2009 esses serviços já representavam 50% do PIB da cidade.
Hoje, Tiradentes possui 7 restaurantes estrelados no Guia 4 Rodas, mais do que muitas capitais do País, ocupando, junto com Recife, o quinto lugar no ranking de cidades com mais restaurantes estrelados.
Em 2014 o evento contou com a participação de aproximadamente 90 chefs, produtores, expositores e outros membros da cadeia produtiva da gastronomia que juntos foram responsáveis pela realização de mais de 170 atividades gastronômicas, entre aulas, jantares e restaurantes na praça, espaços de exposição e comercialização de produtos, além de 94 atrações artísticas, contabilizando mais de 40 mil visitantes na cidade.
O festival já recebeu - desde o início - chefs de 18 países, como Espanha, França, Itália, Argentina, viabilizou mais 160 festins e 77 mil pratos servidos nos jantares envolvendo mais de 5.500 profissionais. Além disso, recebeu lançamentos de livros sobre o tema, exposições e exibições de vídeos.