Exposição em SP reúne obras do escultor Véio
Exposição em SP reúne obras do escultor Véio
Peças feitas em madeira reproduzem cenas da vida sertaneja.

A exposição “A Imaginação da Madeira” abre nesta quarta-feira (14/03), no Itaú Cultural, região central da capital paulista, com 270 peças do artista sergipano Véio – Cícero Alves dos Santos.
Esculpidos sempre em madeira de árvores mortas, os trabalhos têm a marca da existência sertaneja, apesar de grande parte da produção ser abstrata ou trazer seres e objetos fantásticos.
Segundo o curador, Carlos Augusto Calil, o escultor, que atualmente tem 70 anos, enfrentou um longo percurso para se estabelecer. “Criado em uma comunidade muito conservadora e muito pobre, onde ele teve que se fazer, que se impor. Sempre esteve contra a maré, marginalizado”, afirma, sobre como ele teve de vencer a pressão para fazer um trabalho mais tradicional, do ponto de vista de onde vivia. “Essa expectativa de ser um artesão, de reproduzir nas esculturas dele cenas da vida sertaneja. Ser um cronista, como muitos artesãos são”, explica.
A exposição gratuita pode ser vista no Itaú Cultural, na Avenida Paulista, até o dia 13 de maio. Mais informações na página http://www.itaucultural.org.br/.
Fonte: Agência Brasil