Exposição exibe documentos originais sobre a escravidão
Exposição exibe documentos originais sobre a escravidão
O Arquivo Nacional do Rio de Janeiro exibe documentos sobre o período da escravidão no Brasil.
O Arquivo Nacional inaugura nesta terça-feira (08/05) uma exposição em comemoração aos 130 anos da abolição da escravidão.
A mostra reúne 40 reproduções de documentos da época, além de originais de outros 20 documentos, na sua maioria dos séculos 18 e 19, desde recibos de venda de escravos, relatórios de chegada de navios negreiros com lista de passageiros informando a região africana de procedência e nações da qual faziam parte.
Há ainda as primeiras leis pré-abolicionistas, documentos que mostram a resistência dos negros e o seu cotidiano, até a Lei Áurea, promulgada pela princesa Isabel no dia 13 de maio de 1888.
Por questão de segurança, os originais da Lei Áurea e da Lei do Ventre Livre, de 1871, serão substituídos por cópias após a inauguração. Serão exibidas também imagens da época.
A mostra ficará aberta à visitação até o próximo sábado, dia 12 de maio. O evento faz parte das comemorações dos 180 anos do Arquivo Nacional, situado na Praça da República, região central do Rio de Janeiro.
Fonte: Agência Brasil