Exposição retrata vida e obra de José Saramago
Exposição retrata vida e obra de José Saramago
A exposição Saramago Os Pontos e a Vista fica em cartaz até o dia 3 de junho, em São Paulo.

A vida e a obra do escritor português José Saramago são retratadas em uma exposição no Farol Santander, no centro da capital paulista. A mostra reúne objetos pessoais do autor com videoinstalações, incluindo depoimentos gravados pelo diretor Miguel Gonçalves Mendes para o filme José e Pilar (2010).
Com patrocínio do Ministério da Cultura e da Fundação Santander, a mostra Saramago Os Pontos e a Vista está dividida em 15 módulos. Nos primeiros passos, o visitante vai conhecer a Azinhaga, onde o escritor nasceu em 1922. A partir das memórias com os avós na aldeia, que atualmente tem cerca de 1,6 mil habitantes, são trazidas também as reflexões de Saramago sobre a velhice.
Durante o passeio, os pensamentos do autor contextualizam algumas de suas obras mais emblemáticas, como O Evangelho Segundo Jesus Cristo, em que são apresentadas divagações sobre fé e a existência de Deus. O Ensaio sobre a Cegueira, outro livro marcante que foi levado ao cinema pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles, é abordado indiretamente em uma reflexão sobre a visão e a dificuldade de enxergar.
A exposição Saramago Os Pontos e a Vista fica em cartaz até o dia 3 de junho. Com entrada gratuito o Farol Santander fica na Rua João Brícola, 24, no centro de São Paulo. O espaço fica aberto de terça-feira a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos, das 9h às 18h.
Mais informações na página da exposição, ou pelo telefone (11) 3553-5627.
Fonte: Agência Brasil