Festivais são destaque em Belo Horizonte
Festivais são destaque em Belo Horizonte
Cemig patrocina vários eventos com grande representatividade em BH, entre eles: FIQ, FIT e FAN.

Neste ano, Belo Horizonte é palco de três grandes eventos internacionais: a 10ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), o Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH) e a Temporada do Festival de Arte Negra (FAN).
Graças ao patrocínio da Cemig, aprovado via Lei Estadual de Incentivo Cultural, Governo de Minas Gerais e Prefeitura de Belo Horizonte, o público pode acompanhar uma programação diversificada em muitos pontos da cidade, até o final do ano.
Os patrocínios foram anunciados nesta terça-feira (3/7), na sede da Cemig na capital mineira, pelo diretor de Relações Institucionais e Comunicação da companhia, Thiago de Azevedo Camargo, na presença dos secretários de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, e de Belo Horizonte, Juca Ferreira.
Segundo o diretor Thiago de Azevedo Camargo, essa parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte para a atual temporada, começou com o FIQ, evento realizado em maio e que teve um grande sucesso de público, e vai prosseguir no segundo semestre com o FIT-BH e a Temporada FAN. “A companhia tem o compromisso de patrocinar eventos tradicionais em Minas Gerais. Fechamos vários eventos com grande representatividade em BH, inclusive de âmbito internacional”, ressaltou.
FIQ
O Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) é o maior evento latino-americano dedicado ao gênero dos quadrinhos. Realizado de 30 de maio a 3 de junho, contou com debates, exposições, oficinas, homenagens, lançamentos, rodada de negócios, sessões de autógrafos, exibição de cinema de animação, duelo de quadrinhos e atividades interativas. Todo o espaço foi acessível e houve intérprete de libras em todas as sessões realizadas no auditório.
FIT-BH
O Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH) chega a sua 14ª edição, sendo construído, pela primeira vez, por uma equipe curatorial selecionada por meio de edital público. A proposta vencedora traz o conceito de “corpos-dialetos”, busca diálogos com trabalhos artísticos produzidos por sujeitos e grupos não neutros, marcados por seus lugares sociais, numa perspectiva descolonial das produções em artes cênicas. Previsto para 13 a 23 de setembro.
FAN
A Temporada FAN 2018 consiste no fomento de uma programação artístico/cultural regular, descentralizada e gratuita, com foco na arte e cultura negra. Proporciona atrações diversas, nas áreas de música, artes cênicas, literatura, manifestações da cultura e da religiosidade afro-brasileira, oficinas, encontros, cinema e exposições. Previsto para o segundo semestre de 2018.
Foto: BH for Kids