Obras no Museu do Ipiranga seguem cronograma, apesar de pandemia
Obras no Museu do Ipiranga seguem cronograma, apesar de pandemia
Atividades foram reorganizadas para que reforma prosseguisse.

Com o isolamento social em vigor para conter a pandemia de covid-19, as obras de restauração do Novo Museu do Ipiranga tiveram de se adaptar para garantir o trabalho e a segurança das equipes envolvidas. De acordo com o governo do estado de São Paulo, a meta é assegurar que a restauração continue dentro do cronograma e possa ser concluída em setembro de 2022, para as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil.
Entre os novos protocolos de segurança adotados, estão a reorganização do canteiro de obras e das frentes de trabalho, o afastamento dos colaboradores que pertencem aos grupos de risco e o escalonamento das equipes. Também foram tomadas medidas de higiene para mitigar riscos e as condições de saúde estão sendo monitoradas diariamente no local, com medição da temperatura dos trabalhadores na entrada e saída.
Segundo o governo, dessa forma, foi possível dar andamento a importantes etapas da reforma. No Edifício-Monumento, foram iniciadas as ações de restauro das fachadas, com execução de moldes de ornamentos perdidos e montagem dos andâimes na fachada sul do prédio.
Na área a ser ampliada, foi concluído o micro estaqueamento, com contenção do terreno e grampeamento do solo. Internamente, no edifício histórico, também houve avanços significativos com concretagem dos pisos do porão, restauro de esquadrias, remoção de forros e piso de madeira, início das atividades de instalações elétricas e execução das fundações para instalação dos elevadores.
Fonte: Agência Brasil