A programação da Semana Santa em Ouro Preto
A programação da Semana Santa em Ouro Preto
Enquanto as celebrações comovem moradores e turistas, uma extensa programação cultural movimenta a cidade.

Durante a Semana Santa, Ouro Preto estará de braços abertos para receber moradores e turistas que se maravilham com as celebrações religiosas e com a tradição cultural da cidade.
A Semana Santa tem início no dia 25 de março, com as celebrações do Domingo de Ramos, pela manhã, e do Domingo do Encontro, no fim da tarde, que abre a semana, com o sermão na Praça Tiradentes e a procissão em direção à Igreja do Pilar.
Enquanto as celebrações religiosas acontecem, a cidade oferece extensa programação cultural com exposições de arte, oficina de confecção de tapetes de serragem, workshop de fotografia, passeio noturno gastronômico no Trem da Vale e ateliê de arte sacra aberto à visitação, com decoração especial para a Semana Santa.
O ponto alto da Semana Santa de Ouro Preto são os tapetes de serragem, confeccionados sempre na noite do Sábado de Aleluia, para a passagem da procissão do Domingo de Páscoa, pela manhã. Qualquer pessoa pode participar e fazer tapetes de serragem. Basta estar em Ouro Preto no dia 31 de março e se dirigir às ruas do trajeto da procissão.
Em geral, os moradores das casas confeccionam os tapetes em frente às ruas residências. Por outro lado, áreas comerciais e que não possuem residência costumam ser apropriadas por visitantes, que colocam as mãos na serragem e colorem com muita criatividade as ruas. Quanto mais pessoas envolvidas na confecção, mais os tapetes ficam belos para a Procissão da Ressurreição. Toda colaboração é bem vinda.
Programação:
25 de março – Domingo do Encontro: Procissão do Encontro (17h - saída da Igreja das Mercês e Misericórdia e da Igreja das Mercês e Perdões. Encontro na Praça Tiradentes, com sermão, seguido de procissão até a Basílica do Pilar) e abertura dos Passos da Paixão (durante a manhã e a tarde)
29 de março – Quinta-feira Santa: Cerimônia do Lava Pés (20h, no Largo do Rosário, com Sermão do “Mandatum”- do Mandamento Novo e Cerimônia do Lava-Pés)
30 de março – Sexta-feira Santa: Procissão do Enterro (20h30, no Largo do Rosário, com Cerimônia do Descendimento da Cruz, seguida por Procissão do Enterro, em direção à Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões)
31 de março – Sábado Santo: Confecção de tapetes de serragem (a partir das 21h, no trajeto da Procissão da Ressurreição)
1º de abril – Domingo de Páscoa: Procissão da Ressurreição (A partir das 8h, após missa festival na Basílica do Pilar, seguindo o trajeto dos tapetes de serragem)