Portal O Debate
Grupo WhatsApp

10 fatos “quase desconhecidos” sobre o seu nariz

10 fatos “quase desconhecidos” sobre o seu nariz

05/05/2021 Divulgação

Veja os motivos porque você deve cuidar bem de seu nariz.

10 fatos “quase desconhecidos” sobre o seu nariz

Você sabia que o nariz é o lugar com mais infecção no corpo humano? Em torno de  90% da carga viral está localizada no nariz e na via aérea superior, o que faz com que seja tão importante começar a lavar o nariz como fazemos com nossas mãos para prevenir os vírus. Como aproximadamente 80% das visitas aos médicos são devido aos problemas respiratórios, o simples ato de lavar seu nariz poderia evitar uma visita ao médico. 

De acordo com o cientista Gustavo Ferrer, que tem trabalhado no setor de P&D e é consultor para a Xlear, a fabricante líder de produtos à base de xylitol, lavar nosso nariz pode prevenir ataques de vírus. “O ato de lavar seu nariz é importante e pode ajudar a parar o vírus de se espalhar além do nariz e da via aérea superior para os pulmões, o que aumenta a possibilidade de ser infectado”, aponta Ferrer.

1. Seu nariz umidifica o ar que você respira: o nariz processa o ar que você inala, o preparando para seus pulmões e garganta, que não toleram muito bem o ar seco.

2. Seu nariz também limpa o ar que você respira: O ar que respiramos contém todos os tipos de coisas – desde oxigênio e nitrogênio até poeira, poluição, alergênicos, fumaça, bactérias, vírus, pequenos insetos e muitas outras coisas. Seu nariz ajuda a limpar tudo isso.

3. Cheiro é importante na identificação, memória e emoção: Cheiro se junta ao seu bulbo olfatório localizado na parte da frente de seu cérebro, um pouco acima de sua cavidade nasal. É parte do sistema límbico do cérebro e é associado com a memória. Nós identificamos as pessoas pela memória do seu cheiro pessoal.

4. Seu nariz lhe ajuda a encontrar um par: Não apenas seu sistema olfatório desencadeia memória, mas seu nariz possui um importante papel quando pareado com seus sistema olfatório na sua percepção sobre sexo.  Aquela característica do cheiro do perfume de uma pessoa, de uma fragrância ou o odor do shampoo ou sabonete é importante para excitação sexual. O cheiro de transpiração humana também tem um efeito direto nos receptores sexuais no cérebro. E a perda do cheiro está correlacionada com diminuição do desejo sexual.

5. Seu nariz formata o som da sua voz: O que nós ouvimos quando as pessoas falam e cantam é em grande parte relacionada às ressonantes estruturas da garganta e do nariz. Sua voz é produzida na laringe, mas o som é praticamente um zumbido. A riqueza do som é determinada pelo modo como o som é processado acima da laringe, o que ocorre no seu nariz e garganta.

6. Humanos conseguem detectar mais de 10.000 odores. Humanos possuem aproximadamente 12 milhões de células olfativas receptoras, de acordo com a University of Washington, número que decai com a idade. Isso faz com que pessoas idosas sejam menos sensitivas em relação a cheiros.

7. Narizes possuem um grande impacto em nossa percepção de beleza. Rinoplastia é o segundo procedimento cirúrgico cosmético mais comum e o formato do nariz tem sido considerado historicamente um indicador de caráter. “Nos tempos da Grécia e Roma antigos,um nariz forte e longo significava poder e força”.

8. O formato do seu nariz é formado aos 10 anos de idade. Seu nariz continua a crescer vagarosamente até as idades entre 15 e 17 para mulheres e em torno de 17 e 19 nos homens.Com o tempo, o nariz alonga e cai devido à gravidade.

9. O estilo de espirro pode ser genético. Partículas de um espirro viajam em média 160 km por hora e o estilo como você executa esse processo básico poderia ser algo que você herda porque espirros são um reflexo neurológico com o qual todos nós nascemos. Como os tecidos são muito similares entre membros de uma mesma família, todas as ações de músculos, incluindo sorrir e rir, serão semelhantes também.

10. Seu nariz é culpado pelo senso de cheiro. O senso de cheiro humano é responsável por aproximadamente 80% do gosto que sentimos. Devido a isso, sem esse senso, ninguém será capaz de sentir gosto de uma manga ou um delicioso bolo de chocolate. A raça humana tem um limite para detectar apenas cinco sensações distintas: doce, salgado, azedo, amargo e o novo sabor descoberto “umami” ou sensação saborosa. A sensação de umami é naturalmente incluída no queijo parmesão, aspargos, tomates, carne, anchovas, molho de soja ou presunto.

Para mais informações sobre Problemas Respiratórios clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Sherlock Communications



O Influenza também está no nosso foco

Falar em vacinação nos dias de hoje nos tende a remeter quase que exclusivamente ao combate à Covid-19.

O Influenza também está no nosso foco

A nova era da Telemedicina no Brasil

Alguns números atestam que as consultas virtuais estão sendo utilizadas cada vez mais no país.

A nova era da Telemedicina no Brasil

É inaceitável que pessoas ainda morram de malária

Esta semana, de 25 a 29 de abril, marca a luta mundial contra a malária.


Transtornos psiquiátricos catalisados pelo luto de vítimas de COVID-19

Médico psiquiatra comenta a situação exclusiva de pessoas que perderam parentes queridos durante a pandemia. A ansiedade e o transtorno de humor são os mais prevalentes nesses casos.

Transtornos psiquiátricos catalisados pelo luto de vítimas de COVID-19

8 alimentos para incluir na dieta se você tem dores crônicas

Nutricionista fala sobre o poder dos alimentos para a nossa saúde.

8 alimentos para incluir na dieta se você tem dores crônicas

Pesadelo na hora do sono: apneia atinge 70 milhões de brasileiros

Por muito tempo o hábito de roncar tem sido visto como motivo de chacota ou algo corriqueiro.

Pesadelo na hora do sono: apneia atinge 70 milhões de brasileiros

Tireoide não é a culpada pelo ganho de peso

É muito comum algumas pessoas associarem o ganho de peso excessivo e inexplicado a um problema de tireoide, chamado de hipotireoidismo que nada mais é, a falta dos hormônios tireoidianos.


Você sabe identificar os sinais de um ataque cardíaco?

Quando uma forte dor no peito aparece é um indicativo de que há algo errado acontecendo e é comum associarmos imediatamente a dor com a possibilidade de que seja um infarto.

Você sabe identificar os sinais de um ataque cardíaco?

Comer chocolate realmente aumenta o surgimento de acne?

Dermatologista explica que a guloseima deve ser consumida com moderação. Confira!

Comer chocolate realmente aumenta o surgimento de acne?

Começa vacinação contra a gripe em todo o país

Meta é imunizar 76,5 milhões de pessoas até 3 de junho.

Começa vacinação contra a gripe em todo o país

YouTube lança novas seções de conteúdo de saúde

As novas ferramentas visam ajudar as pessoas a navegarem pela plataforma.

YouTube lança novas seções de conteúdo de saúde

Riscos, físicos e emocionais, provocados por transtornos alimentares

Transtornos alimentares são desordens complexas, causadas e mantidas por diversos fatores sociais, psicológicos e biológicos.

Riscos, físicos e emocionais, provocados por transtornos alimentares