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Depois dizem que brasileiro não é criativo

Depois dizem que brasileiro não é criativo

15/08/2009 Da Redação

As histórias de empreendedorismo não param de acontecer. Foi no aniversário da amiga que Fábio Prass se tornou empreendedor.

Pão-duro, mão-de-vaca e sovina são rótulos atribuídos de maneira irônica àqueles que procuram na relação custo-benefício o investimento para os seus recursos. No caso do estudante de administração, Fábio Prass, um lampejo de "pão-durice" lhe fez descobrir o negócio de sua vida. Ao ser convidado para o aniversário de uma amiga e sem muita vontade de colocar a mão no bolso para comprar o presente, surgiu a idéia.

Fábio encontrou na irmã a solução para o problema. Técnica em Química, ela desenvolveu um creme para as mãos e o corpo, colocou em uma embalagem e estava pronto o presente! Rápido e barato. "A minha amiga se impressionou com a qualidade e disse que suas mãos ganharam um toque de seda", comenta Fábio. Ainda ouviu a sugestão para investir na fórmula, pois poderia "ganhar dinheiro com isso".

O conselho foi levado adiante e fabricaram mais cinqüenta cremes. A ideia era usar os amigos mais próximos como "cobaias" em uma pesquisa de mercado. Vendeu tudo! Fábio descobriu que uma linha com inspirações internacionais daria muito lucro, pois existem poucas empresas vendendo esses produtos. Mas, antes que se pense que compraram pela "camaradagem", emenda: "Eles adoraram e perguntavam quando eu iria fabricar mais". Faltava apenas um empurrãozinho ($$$) para que o negócio saísse do papel.

O auxílio veio de um tio que aplicou recursos para o início da produção. Foi então criada a própria marca de perfumes, junto com as loções e cremes. A Replicare Eau Toalette (Perfumes) e o Toque d'Seda (Cremes para mãos, rosto e loção corporal), saíram do papel e se tornaram marcas da empresa Prass Cosméticos.

A Prass Cosméticos começou a fazer sucesso por sua relação custo-benefício. Fabricado com matérias-primas importadas ele é similar aos das grandes marcas tradicionais, no entanto chega ao mercado com um preço bem mais competitivo. As vendas vêm crescendo e Fábio usa o que já aprendeu na faculdade para alavancar a empresa. "As noções que adquiri em planejamento estratégico, compras e estoque, comportamento do consumidor e marketing têm me ajudado bastante", confessa.

Hoje, Fábio tem clientes fixos, como lojas de perfumaria e cosméticos em shoppings e nas áreas comerciais das principais cidades gaúchas. A Prass Cosméticos estuda ampliar a linha de produtos  e produzir loções corporais perfumadas, geléias e óleos corporais. A irmã supervisiona a produção, executada por uma empresa terceirizada de Campo Bom.

Fábio reclama da mentalidade do empresariado gaúcho, que não busca em parcerias o crescimento para os seus negócios. Segundo ele, muitas idéias bacanas não saem do papel, primeiro por falta de espírito cooperativo na iniciativa privada e depois pela burocracia e os altos tributos praticados pelo poder público.

Dificuldades à parte, o empresário-estudante vislumbra a formatura no ano que vem na Ulbra e não quer parar. "Vou em busca de mais conhecimento, principalmente na área de marketing, pois acredito que será o complemento que vai acelerar o meu negócio", afirma. Fábio perdeu o contato com a amiga de adolescência. No entanto continua oferecendo seus produtos como regalo...

Fonte: Ascom Ulbra



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