Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Especialistas dão dicas para emagrecer até o verão

Especialistas dão dicas para emagrecer até o verão

08/12/2009 Divulgação

Ainda dá tempo para reduzir o ponteiro da balança e curtir a estação mais quente do ano em boa forma.

Faltam 16 dias para o verão e é chegada a hora de colocar o biquíni  para curtir a estação mais quente do ano. Quem precisa enxugar a silhueta, mas deixou o regime para a última hora deve correr contra o tempo para poder colocar as curvas à mostra. “Apesar dos poucos dias para a nova estação é possível reduzir os ponteiros da balança. Basta apenas determinação e disciplina”, tranqüiliza o endocrinologista e diretor médico do Spa Salute Bahia, Sérgio Braga. 

Mudar os hábitos alimentares é imprescindível para quem precisa perder peso. Deve-se ingerir bastante líquido, verduras e alimentos leves, como grelhados e saladas. “É importante destacar que é preciso fazer, em média, seis refeições por dia”, alerta Braga. No Spa Salute Bahia são oferecidos dois tipos de dieta para quem precisa eliminar os quilinhos extras 500 e 1.000 calorias, que são distribuídas durante todo o dia.  
O segredo da alimentação do spa está na substituição dos alimentos. De acordo com a nutricionista do Salute Bahia, Márcia Magalhães, é possível se alimentar de forma saborosa e com baixa caloria trocando apenas alguns ingredientes.

“Preparamos um cardápio com alimentos menos gordurosos sem alterar o sabor da refeição. No spa, por exemplo, oferecemos moqueca de peixe light acompanhada de caruru e vatapá de abóbora, lasanha de palmito e até pizza. Tudo de forma bem elaborada e substituindo os alimentos mais calóricos e nocivos à saúde”, conta Magalhães. 
Atividades físicas - Com a  adequação da dieta e uma intensa programação de exercícios, como caminhadas, musculação, aula de academia, hidroginástica e atividades relaxantes como Ioga, Lian Cong e Hidro Ioga é possível enxugar a silhueta com saúde. De acordo com o coordenador de educação física do Spa Salute Bahia, Uebister Igor, é preciso adotar uma rotina diária de atividades físicas de, pelo menos, 30 minutos. Com isso, as pessoas deixam o sedentarismo de lado. “A prática de exercícios aeróbicos melhora o condicionamento cardiorrespiratório e em parceria com o neuromuscular, ajuda a prevenir e tratar doenças associadas a síndrome metabólica, tais como hipertensão, diabetes e hipercolesterolemia”, afirma Uebister.
Ele acrescenta, ainda, que para emagrecer é necessário exercícios aeróbicos e neuromusculares, que possuem um alto gasto energético e, por isso, auxiliam na redução de peso, melhoram o tônus muscular e previnem  lesões articulares e musculares. Já a combinação dos dois fortalece o condicionamento físico e ajudam a combater a gordura localizada. “As duas atividades se complementam e potencializam a perda de peso. A depender da intensidade, um treino de musculação pode atuar metabolizando a gordura do corpo por até 48 horas depois da realização da mesma”, esclarece o coordenador. 
Estética – Os tratamentos estéticos são verdadeiros aliados para quem deseja emagrecer. De acordo com a especialista em medicina estética pela Union Internacionale Esthetic, na França, e profissional do Centro de Estética do Spa Salute Bahia, Karla Suzany, a carboxiterapia, drenagem linfática e a vinhoterapia ajudam a reduzir o ponteiro da balança. “Cerca de 90% dos hóspedes vêm em busca da drenagem e da grande novidade que é o tratamento à base de vinho”, explica Suzany.  
A drenagem linfática é indicada para limpar a pele e retirar as impurezas acumuladas em todo o corpo. A vinhoterapia pode ser tanto facial quanto corporal. No rosto, a técnica ajuda no rejuvenescimento e no corpo contribui para a redução de medidas. Uma sessão de drenagem linfática tem duração média de uma hora e de vinhoterapia 40 minutos. 
A carboxiterapia é um método ideal para combater a celulite, flacidez e estria, além de reduzir medidas. A técnica não-cirúrgica é realizada com a inserção de gás carbônico no tecido subcutâneo. O tratamento inclui de 10 a 20 sessões, divididas em uma ou duas vezes por semana. A sessão dura entre 30 e 40 minutos e custa R$ 150.
De acordo com o fisioterapeuta e especialista em dermato funcional, Edilton Paulo Velame, a carboxiterapia promove um aumento do fluxo sangüíneo e, com isso, melhora a circulação. “A técnica destrói a células de gordura e estimula a formação de colágeno e novas fibras elásticas. A terapia é quase indolor e não é necessário fazer repouso”, finaliza Velame. 
Dicas para emagrecer até o verão
Comece a praticar exercícios imediatamente. Ter uma alimentação adequada e praticar atividades é uma combinação perfeita. Não deixe de praticar todos os dias, pelo menos, 30 minutos. Mas antes de colocar o tênis, faça uma avaliação física; 
Beba de 2 a 3 litros de água diariamente; Faça de cinco a seis refeições por dia. Não fique mais de três horas sem se alimentar;  Nas refeições intermediárias consuma alimentos leves, como barra de cereais, frutas, suco de fruta e iogurte; Coma verduras, legumes e frutas; Evite frituras, alimentos gordurosos, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas; Diminua a quantidade dos alimentos consumidos; Substitua o doce diário por uma fruta.




Por que no outono os cabelos caem mais?

Com a chegada do outono/inverno, cai a incidência de luminosidade e as temperaturas ficam cada vez mais baixas.

Por que no outono os cabelos caem mais?

5 cuidados com a pele masculina

Pode parecer bobagem, mas homens também precisam manter uma rotina de cuidados específicos com a sua pele se quiseram mantê-la bonita e saudável.

5 cuidados com a pele masculina

Maquiagem ‘bafônica’ ou mais discreta?

Influencer de beleza ensina passo a passo de make perfeita para o Carnaval.

Maquiagem ‘bafônica’ ou mais discreta?

Como utilizar corretamente o protetor solar

Dicas simples que podem te ajudar de forma correta este produto indispensável para a saúde.

Como utilizar corretamente o protetor solar

Mercado de estética cresceu 567% em cinco anos

Especialista afirma que as pessoas buscam cada vez mais saúde e bem-estar, o que impulsiona o setor.

Mercado de estética cresceu 567% em cinco anos

Rotina de cuidados com a pele facial antes de dormir

Saiba como cuidar melhor da sua pele antes de dormir e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.

Rotina de cuidados com a pele facial antes de dormir

Cirurgias plásticas em adolescentes crescem 141% em dez anos

Número de procedimentos em adolescentes ultrapassaram 90 mil casos no Brasil

Cirurgias plásticas em adolescentes crescem 141% em dez anos

Procedimento promete rejuvenescer os lábios

Lip Lift é um procedimento cada vez mais procurado e que ainda causa muitas dúvidas

Procedimento promete rejuvenescer os lábios

Proibição do bronzeamento artificial completa 10 anos

Bronzeamento artificial está proibido no Brasil desde 2009, alerta é da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Proibição do bronzeamento artificial completa 10 anos

Silicone não é a única alternativa para realçar os seios

Levantar os seios, colocar implante ou fazer preenchimento: entenda as diferenças.

Silicone não é a única alternativa para realçar os seios

Hormônio do crescimento ajuda a manter a juventude

É possível retardar a velhice e promover o rejuvenescimento com tratamento à base do hormônio do crescimento.

Hormônio do crescimento ajuda a manter a juventude

Homens acima dos trinta estão mais vaidosos

Botox, preenchedores e tratamentos contra a calvície são os procedimentos mais procurados.

Homens acima dos trinta estão mais vaidosos