Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Mitos e verdades sobre as dietas

Mitos e verdades sobre as dietas

30/08/2012 Magaly Santana

Nutricionista esclarece algumas das dúvidas mais comuns sobre dietas, alimentos e hábitos alimentares.

Rafaela Isis Reis Allevato, nutricionista e coordenadora do serviço de nutrição do Hospital San Paolo, esclarece algumas das dúvidas mais comuns sobre dietas, alimentos e hábitos alimentares.

1) Para emagrecer é preciso comer várias vezes ao dia?

Verdade - Sendo que o ideal é que se coma de 3 em 3 horas, além de manter hábitos alimentares saudáveis. Para os lanches intermediários, recomenda-se frutas, barras de cereais, torradas e lanches naturais.

2) As dietas da moda, como a dieta da sopa e da proteína são mesmo eficientes para perder peso? Verdade, com ressalvas - Para quem deseja perder peso, essas dietas são, sim, consideradas eficientes. Porém, como se restringem a um grupo de alimentos específicos, a maioria das pessoas não consegue mantê-las por muito tempo. Logo quando ingerir os “alimentos proibidos” novamente, o ganho de peso é muito rápido e o famoso efeito sanfona acontece. Vale lembrar que a maior parte do que se perde na dieta das proteínas é massa magra, ficando a perda de gordura corporal com uma pequena parcela. Não existe milagre, uma vez que o organismo necessita de todos os grupos de alimentos para funcionar corretamente. O ideal é a reeducação alimentar.

3) Beber água ajuda a emagrecer? Mito - A água é um grande aliado no processo de emagrecimento, mas por si só, não faz milagre. Um estudo americano verificou que uma dieta de baixas calorias aliada a ingestão de água antes das refeições promoveu uma perda de peso 25% maior do que no grupo que fez apenas uma dieta de baixas calorias. Vale lembrar que apenas um copo durante as refeições já é suficiente. Por dia, devemos ingerir em torno de 1,5 a 2 litros de água, que é o que se perde nas fezes, suor e urina.

4) Evitar o jantar ou fazer jejum ajuda a perder peso? Mito - Não, pois pular refeições faz com que o organismo crie um sistema de defesa para os momentos de stress. Logo, quando muito tempo em jejum, o organismo passará a estocar esse alimento na forma de gordura, para que quando houver outra “ameaça”, como o jejum prolongado, ele tenha reservas. Além disso, no jejum, o metabolismo diminui, fazendo o corpo gastar menos energia. Porém, não se deve exagerar no jantar, pois à noite o metabolismo é naturalmente mais lento e, se não tivermos gasto essas calorias durante o dia, consequentemente, elas viraram reserva na forma de gordura.

5) Dormir mal ajuda a ganhar peso? Verdade - Uma boa noite de sono está ligada à liberação de serotonina, um neurotransmissor ligado ao prazer. Esse neurotransmissor também é liberado quando ingerimos açúcar. Logo, o organismo tende a compensar a falta de serotonina pela noite mal dormida ingerindo açúcar. Além disso, uma noite de sono ruim desregula a produção do hormônio que ajuda a adormecer, a melatonina. A falta desse hormônio aumenta a produção de grelina, que aumenta o apetite.

6) Comer apenas alimentos  light e diet emagrece? Mito - Primeiramente, é importante saber a diferença entre diet e light, sendo que os alimentos diet são voltados para uma pessoa que possua alguma restrição alimentar devido a algum problema de saúde, como é o caso dos diabéticos. O fato do chocolate diet não ter açúcar não significa necessariamente que ele é mais saudável e tem menos calorias, pois no caso desse alimento, ele contém mais gordura. Já os alimentos light têm 25% menos calorias do que os alimentos tradicionais. Esses podem ser aliados no processo de emagrecimento se ingeridos de maneira e quantidade correta, porém, muitas vezes, o individuo compensa o consumo de um alimento light acaba ingerindo uma maior quantidade daquele alimento, por ser light.

7) Beber durante as refeições engorda? Mito - Nenhuma bebida engordará mais se ingerida durante as refeições ou após elas. Acontece que a ingestão de líquidos (principalmente as bebidas gaseificadas) em excesso dilata o estômago, prejudicando a digestão.

8) Comer assistindo televisão engorda? Mito - Não é o fato de comer assistindo televisão que engorda, e sim a tendência que temops de comer mais quando estamos assistindo TV, pois o cérebro não está concentrado na refeição, o que retarda a produção do hormônio que dá a sensação de saciedade. Porém, não é somente a televisão que faz isso! Comer lendo ou mexendo no computador também tem o mesmo efeito.

9) Tomar chá verde ou água fria com limão pela manhã ajudam na perda de peso? Verdade e mito - O chá verde pertence à classe de alimentos termogênicos, ou seja, o corpo precisa gastar mais calorias para absorver seus nutrientes. Além disso, é um alimento diurético: ajuda a eliminar toxinas e, consequentemente, a desinchar. Para se obter os benefícios dessa erva, deve-se consumir no mínimo 4 xícaras de chá por dia, além de ter que ser feito com a própria erva. Já sobre a água fria com limão, não existe nenhuma comprovação cientifica sobre a ingestão desses alimentos e a perda de peso. Existe, sim, a crença de que alimentos ácidos queimam gorduras, o que não é verdade.

10) Está certo substituir alimentos por suplementos? Mito - Como nutricionista, seria ironia da minha parte dizer que não existem suplementos capazes de satisfazer a necessidade de nutrientes de uma pessoa. Porém, shakes e suplementos são acrescidos de diversos conservantes, corantes e aromatizantes para melhorar o paladar e aumentar o prazo de validade. De uma maneira geral, são consumidos indiscriminadamente (sem qualquer indicação ou acompanhamento nutricional). Portanto, digo que a alimentação é qualidade de vida, e como ter qualidade de vida alimentando-se de cápsulas e shakes? O alimento integra o indivíduo à sociedade, além de satisfazer suas necessidades nutricionais.

Texto: Magaly Santana

 



Rotina de cuidados com a pele facial antes de dormir

Saiba como cuidar melhor da sua pele antes de dormir e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.

Rotina de cuidados com a pele facial antes de dormir

Cirurgias plásticas em adolescentes crescem 141% em dez anos

Número de procedimentos em adolescentes ultrapassaram 90 mil casos no Brasil

Cirurgias plásticas em adolescentes crescem 141% em dez anos

Procedimento promete rejuvenescer os lábios

Lip Lift é um procedimento cada vez mais procurado e que ainda causa muitas dúvidas

Procedimento promete rejuvenescer os lábios

Proibição do bronzeamento artificial completa 10 anos

Bronzeamento artificial está proibido no Brasil desde 2009, alerta é da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Proibição do bronzeamento artificial completa 10 anos

Silicone não é a única alternativa para realçar os seios

Levantar os seios, colocar implante ou fazer preenchimento: entenda as diferenças.

Silicone não é a única alternativa para realçar os seios

Hormônio do crescimento ajuda a manter a juventude

É possível retardar a velhice e promover o rejuvenescimento com tratamento à base do hormônio do crescimento.

Hormônio do crescimento ajuda a manter a juventude

Homens acima dos trinta estão mais vaidosos

Botox, preenchedores e tratamentos contra a calvície são os procedimentos mais procurados.

Homens acima dos trinta estão mais vaidosos

Pele negra: características e principais cuidados

Por ser rica em melanina, a pele negra tem maior proteção contra o câncer de pele.

Pele negra: características e principais cuidados

Hidratação dos cabelos: mitos e verdades

Mitos e verdades que perseguem as mulheres na hora da hidratação capilar.

Hidratação dos cabelos: mitos e verdades

5 dicas para eliminar as manchas de pele

As manchas são verdadeiras inimigas de uma pele saudável.


Saiba como retardar o envelhecimento da pele

Tratamentos ajudam a diminuir manchas da pele e a corrigir linhas de expressão.

Saiba como retardar o envelhecimento da pele

Os principais tipos de manchas na pele

As manchas na pele se dividem entre as cores marrom, preta, branca, roxa e vermelha.

Os principais tipos de manchas na pele