Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Você conhece os alimentos que aumentam a celulite?

Você conhece os alimentos que aumentam a celulite?

25/05/2013 Magaly Santana

Nada pior que as indesejáveis celulites não é mesmo? Sabemos o que devemos fazer, mas não é fácil deixar de comer e beber alimentos tão deliciosos.

Se quiser ter um corpo saudável temos que reduzir as gorduras, açúcares e álcool no nosso cardápio. 

"O excesso de alimentos gordurosos, com alto índice glicêmico e alto teor de sódio, provoca alterações circulatórias, hormonais, imunológicas e físicas que podem causar a celulite", exemplifica a nutricionista Vanessa Albacete. Confira a lista de alimentos recomendadas por especialistas para evitar os furinhos na pele: 
1 - Doces O açúcar em excesso não é transformado em energia pelo organismo e fica armazenado na forma de gordura. "Nas mulheres, essa reserva de gordura tende a ficar acumulada na pele, gerando inflamações que favorecem os furinhos", explica a nutricionista Bruna Pineda. De acordo com as orientações da Pirâmide Alimentar, os doces devem corresponder a um máximo de 220 kcal do nosso dia, o equivalente a 50 gramas de chocolate ao leite. 
  2 - Gorduras Frituras e outros alimentos ricos em gordura saturada são os maiores vilões da pele saudável. "É importante lembrar que até os alimentos ricos em gorduras boas, como o azeite, transformam-se em gordura trans, gordura saturada, compostos oxidantes e compostos pró-inflamatórios quando aquecidos a altas temperaturas", explica a nutricionista Vanessa. Todas essas substâncias desencadeiam processos inflamatórios na pele e provocam um acúmulo de gordura localizada, causando ou agravando a celulite. 
  3 - Bebidas com gás Refrigerante e água com gás também podem ser causadores dos furinhos. "Eles favorecem o inchaço, prejudicam a circulação sanguínea e dificultam a irrigação dos tecidos, favorecendo o problema de pele", explica Bruna Pineda. Caso você não consiga ficar sem beber água com gás, limite a ingestão a 200 ml por dia. 
  4 - Cafeína  Café e chá mate contêm muita cafeína, um componente diurético que leva à desidratação do organismo quando consumido em excesso. "Em um corpo desidratado, a circulação sanguínea é prejudicada, levando ao aumento da celulite", conta Bruna Pineda. Consuma, no máximo, duas xícaras de café sem açúcar por dia para evitar os furinhos. 

5 - Sódio Sal de cozinha, caldos prontos, molho de soja e produtos processados devem ser controlados no cardápio. "O sódio em excesso pode levar à retenção de líquido, fator que influencia a formação de celulite", alerta Bruna Pineda. O ideal é não consumir mais 2g de sódio por dia, o que equivale a uma colher de chá de sal. "É interessante observar no rótulo dos produtos industrializados a quantidade de sódio por porção antes de consumi-los, com atenção dobrada aos embutidos, biscoitos, pães, temperos prontos, sucos e refrigerantes", afirma a nutricionista Vanessa Albacete. Aumentar a ingestão de água durante o dia também contribui para a diminuição da retenção de líquido, ajudando o organismo todo a funcionar melhor. 
  6 - Carboidratos refinados Por serem metabolizados mais rapidamente no organismo, os carboidratos refinados são facilmente transformados em açúcares, que viram gordura. De acordo com Vanessa, optar pelos carboidratos complexos (grãos e versões integrais) não só evita a celulite como ajuda a combatê-la: "Os alimentos integrais possuem nutrientes que ajudam o organismo a conter as inflamações, diminuindo os furinhos".  
  7 - Álcool O consumo de bebida alcoólica em excesso pode prejudicar a circulação sanguínea e causar retenção de líquidos. Além disso, Bruna Pinedo conta que o álcool é automaticamente transformado em gordura pelo fígado. Resultado? Acúmulo de gordura localizada e aparecimento das temidas celulites. Quando for beber, o ideal é limitar-se a dois copos de cerveja e ou um de caipirinha. Dica: Não é preciso, porém, ser radical e cortar completamente as gorduras da alimentação - muitas delas são benéficas à saúde. "Óleos vegetais, sementes, castanhas e frutas como o coco, o abacate e o açaí possuem gorduras boas e devem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que consumidos com moderação", orienta a nutricionista.  
  Texto: Magaly Santana  



Rotina de cuidados com a pele facial antes de dormir

Saiba como cuidar melhor da sua pele antes de dormir e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.

Rotina de cuidados com a pele facial antes de dormir

Cirurgias plásticas em adolescentes crescem 141% em dez anos

Número de procedimentos em adolescentes ultrapassaram 90 mil casos no Brasil

Cirurgias plásticas em adolescentes crescem 141% em dez anos

Procedimento promete rejuvenescer os lábios

Lip Lift é um procedimento cada vez mais procurado e que ainda causa muitas dúvidas

Procedimento promete rejuvenescer os lábios

Proibição do bronzeamento artificial completa 10 anos

Bronzeamento artificial está proibido no Brasil desde 2009, alerta é da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Proibição do bronzeamento artificial completa 10 anos

Silicone não é a única alternativa para realçar os seios

Levantar os seios, colocar implante ou fazer preenchimento: entenda as diferenças.

Silicone não é a única alternativa para realçar os seios

Hormônio do crescimento ajuda a manter a juventude

É possível retardar a velhice e promover o rejuvenescimento com tratamento à base do hormônio do crescimento.

Hormônio do crescimento ajuda a manter a juventude

Homens acima dos trinta estão mais vaidosos

Botox, preenchedores e tratamentos contra a calvície são os procedimentos mais procurados.

Homens acima dos trinta estão mais vaidosos

Pele negra: características e principais cuidados

Por ser rica em melanina, a pele negra tem maior proteção contra o câncer de pele.

Pele negra: características e principais cuidados

Hidratação dos cabelos: mitos e verdades

Mitos e verdades que perseguem as mulheres na hora da hidratação capilar.

Hidratação dos cabelos: mitos e verdades

5 dicas para eliminar as manchas de pele

As manchas são verdadeiras inimigas de uma pele saudável.


Saiba como retardar o envelhecimento da pele

Tratamentos ajudam a diminuir manchas da pele e a corrigir linhas de expressão.

Saiba como retardar o envelhecimento da pele

Os principais tipos de manchas na pele

As manchas na pele se dividem entre as cores marrom, preta, branca, roxa e vermelha.

Os principais tipos de manchas na pele