Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dicas para ter sucesso na comunicação empresarial

Dicas para ter sucesso na comunicação empresarial

24/07/2015 Maraísa Lima

Peter Drucker, o pai da Administração moderna, nos chamou a atenção, há algum tempo, para um problema crítico nas organizações: “60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da Comunicação”.

Quando se pensa na estimativa, é inevitável não responsabilizar os departamentos de Comunicação por essa falha nas organizações.

Começa aí um grande erro! A Comunicação, de um modo geral, é a ação de tornar comum a informação entre um emissor e um receptor.

Ou seja, em grande parte das atividades que desenvolvemos, existe a responsabilidade das partes envolvidas no processo.

Dessa forma, nem sempre devemos transferir apenas para departamento de Comunicação a obrigação de garantir a transmissão correta de todas as informações que circulam em uma empresa.

Um profissional desejado pelo mercado de trabalho, independente de trabalhar em áreas que são genuinamente responsáveis por processos formais de Comunicação, tem como imperativo se comunicar bem.

É como se, ao investir nesse quesito da empregabilidade, nos atentássemos em fazer o “deve de casa”: se expressar bem e com segurança independente do público, redigir um bom e-mail, um relatório adequado, ser gentil e educado, gerar empatia, etc.

Poderíamos enumerar uma série habilidades desejáveis em relação à boa Comunicação, mas vamos elencar as cinco principais para se destacar em qualquer carreira.

1) Conheça o seu público-alvo: Sempre que for falar em público, em reuniões, sejam elas mais operacionais ou estratégicas, palestras, escrever relatórios, e-mails, e até mensagens de WhatsApp, tenha em mente quem é o seu interlocutor. A mensagem só fará sentido se você usar recursos para que haja a compreensão do conteúdo. E isso, com certeza, impactará no sucesso de sua comunicação. Antes de começar a falar ou redigir, uma dica é pensar quem é o seu público e o de que forma você poderia impactá-lo para alcançar o resultado deseja.

2) Seja conciso sem ser simplista: A organização das suas ideias em textos, discursos, reuniões, apresentações é determinante para o sucesso na forma como você se comunica. O conteúdo precisa ser objetivo e direto. A concisão está ligada à capacidade de sintetizar as informações, ou seja, dizer o máximo com o mínimo de palavras. Para isso, é preciso ter muita atenção e treino. Se for o caso, reescreva, repense, reformule!

3) Esteja atento à Língua Portuguesa: Um profissional que zela pela sua imagem sabe usar bem o Português. Isso não quer dizer que utiliza palavras rebuscadas, frases complexas e períodos longos. Mas entende de concordância verbal, nominal, tem um vocabulário diversificado e relativo ao meio em que atua. Uma dica sempre válida é a leitura, principalmente a respeito de temas ligados à sua atuação profissional. Além de adquirir vocabulário, você acumula conhecimentos.

4) Peça feedback: A assertividade na sua maneira de se comunicar está relacionada à capacidade de perceber as reações do interlocutor, inclusive no momento da interação. Então, não hesite em perguntar se você foi compreendido ou não. Nesse caso, o feedback - que quer dizer “retorno” - permite redirecionar o conteúdo da mensagem instantaneamente. Você pode perguntar ao interlocutor: “me fiz entender? Você compreendeu o que eu disse?”

5) Surpreenda o interlocutor: Além de se preocupar com público e com o conteúdo, você deve usar recursos para surpreender o interlocutor no momento de transmitir a mensagem, seja ela verbal ou não verbal. Pense na melhor técnica (audiovisual, tecnológica, criativa,) para atingir seu objetivo. Um texto bem escrito, a vestimenta adequada, apresentações visuais bem elaboradas, o tom de voz apropriado, expressões faciais moderadas, uma linguagem proativa e a capacidade de ouvir as pessoas são maneiras interessantes de surpreender seu interlocutor. Sucesso!

* Maraísa Lima é jornalista, gestora de Comunicação em empresa de renome nacional.



Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

Viver uma vida tranquila, sem agitações de mudanças ou o enfrentamento de desafios, é o que muitas pessoas buscam para conseguir se desenvolver de maneira segura.

Autor: Andréa Ladislau

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Os jogos foram evoluindo e sendo adaptados às culturas de cada povo até chegarem aos dias atuais.

Autor: Renata Nascimento

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Só o amor pode mudar o mundo

O que o outro precisa é, no mínimo, de respeito e consideração e isso só se obtém com amor.

Autor: Newton Carneiro Primo

Só o amor pode mudar o mundo

Empatia: a prática da ternura e compaixão

Nem sempre é fácil colocar-se no lugar de outra pessoa diante de uma situação delicada na convivência do dia a dia.

Autor: José Expedito da Silva


4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional

Viver em um mundo constantemente em movimento pode facilmente nos fazer sentir desorientados e sobrecarregados.

Autor: Beatriz Machnick

4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional