Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A prática espiritual é a chave para a sobrevivência da religião

A prática espiritual é a chave para a sobrevivência da religião

06/09/2017 Eric Nelson

"Eu diria [que sou] espiritual e religioso por opção".

A prática espiritual é a chave para a sobrevivência da religião

Como os próprios realizadores admitem, os resultados da recente pesquisa religiosa feita pela estação de rádio KALW de San Francisco “não têm necessariamente valor estatístico”. Mesmo assim, esses resultados reforçam uma ideia que muitos estudos mais científicos vêm sugerindo há algum tempo: A religião está em declínio.

“Eu diria [que sou] espiritual e religioso por opção”, escreveu um dos participantes da pesquisa, “mas traumatizado por várias igrejas e, por isso, a igreja não faz mais parte da minha vida”.

“Concordo com muitas das ideias e valores do cristianismo, mas sou contra o extremismo de qualquer tipo”, escreveu outro. “Acho que as pessoas "religiosas" são sempre as mais críticas”.

Apesar disso, mais da metade dos entrevistados indicou que alguma forma de prática espiritual diária é importante para eles, o que mostra que talvez esse chamado declínio da religião não seja tão acentuado nem tão inevitável.

Como sou cristão, uma das minhas práticas espirituais favoritas consiste em reunir-me com amigos na igreja às quartas-feiras para ouvir uma mensagem inspirativa, cantar hinos, orar e expressar gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas.

Faço isso há décadas, mas só recentemente percebi que essa é uma atividade extraordinária. Quantos de nós podem dizer que estão empenhados em passar uma hora por semana, todas as semanas, dando graças a Deus e desfrutando da generosidade espiritual uns dos outros? Para mim, isso constitui a igreja em sua forma mais pura, autêntica e inquestionável.

Nunca se sabe o que as pessoas irão contar nessas reuniões. Às vezes, é algo simples, como um passeio em família ou um problema resolvido no trabalho. Outras vezes, trata-se de algo bastante impressionante. Como um amigo meu que confiou unicamente na oração para curar uma doença debilitante. Ou o caso do senhor idoso, cuja vida foi salva durante a II Guerra Mundial, quando uma granada antitanque que caiu perto dele não explodiu.

Recentemente, compartilhei minha história quando quase fui atropelado por um carro ao andar de bicicleta. Nunca me esquecerei da alegria que senti, não tanto por não ter sido atingido, mas por não ter qualquer sentimento de animosidade em relação ao motorista.

Acho estimulante e sanador estar com pessoas cujo objetivo principal é considerar os inúmeros exemplos da graça de Deus que elas vivenciaram.

Por mais maravilhoso que isso possa ser, não significa que eu não esteja ciente de que pode haver ocasiões em que eu ou um dos meus companheiros cristãos possamos dizer algo que soe como crítica. Também é desconcertante quando as pessoas sentem uma desconexão entre o que elas ouvem na leitura do púlpito e o que elas veem praticado por pessoas. Posso dizer, contudo, que essa tem sido a exceção e não a regra, no que diz respeito ao que tenho observado em minha própria congregação há anos.

A minha pesquisa talvez seja com um único participante, mas ela me convenceu de que, apesar de toda evidência em contrário, qualquer religião que estimule e apoie uma compreensão mais profunda de Deus, um amor incondicional pela humanidade e um crescimento espiritual que resulte em cura continuará a progredir e a prosperar.

* Eric Nelson escreve sobre a relação entre consciência e saúde a partir de sua perspectiva como Comitê de Publicação da Ciência Cristã na região do norte da Califórnia.

Este artigo foi publicado no Communities Digital News.



Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos