Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ansiedade induzida por manchetes? Não se desespere!

Ansiedade induzida por manchetes? Não se desespere!

06/10/2016 Deborah Sherwood

Se acreditarmos em tudo que está nos noticiários, a impressão é de que o mundo está desmoronando.

Ansiedade induzida por manchetes? Não se desespere!

 Poucos são aqueles que são imunes à “ansiedade induzida por manchetes”. Pesquisas e estatísticas mostram que apesar de o mundo estar se transformando há algumas décadas em um lugar mais seguro, saudável e humano, a sociedade percebe o oposto.

Como consultora de relações públicas há um bom tempo, eu precisava consumir notícias e trabalhar junto à mídia. Apesar de ter tido o privilégio de representar clientes íntegros com boas histórias para contar, as notícias negativas que me cercavam acabavam, por diversas vezes, obrigando-me a fazer uma escolha: permitir que essas notícias preocupantes me deixassem angustiada ou encontrar um modo mais saudável e construtivo de processá-las.

Alguns jornalistas publicaram matérias que aumentam a conscientização e dão dicas para ajudar as pessoas a minimizarem o surgimento da ansiedade induzida por manchetes: compreender que a mídia dá destaque aos extremos; evitar notícias que tratam de questões sensíveis para você; encontrar fontes de notícias positivas; selecionar as notícias.

Apesar de tudo isso ser conhecimento prático, a magnitude do que vemos e ouvimos sobre o mundo clama por medidas mais duradouras e reforçadas.

Os efeitos potencialmente prejudiciais de notícias sensacionalistas foram identificados no começo dos anos 1900 pela pensadora religiosa e visionária Mary Baker Eddy. Ela escreveu que ao folhearmos os jornais, podemos ter a impressão de que é perigoso viver, porque parece que até o ar está carregado de doenças. Sua resposta para isso foi fundar um jornal para ter um impacto de cura no mundo e deu início ao The Christian Science Monitor, uma publicação internacional não religiosa, cujo objetivo é “não prejudicar ninguém, mas abençoar toda a humanidade.”

Eddy discordou do pressuposto que rege as notícias sensacionalistas – de que o mal está superando o bem no mundo. Com base em sua vasta pesquisa da Bíblia e da sua prática bem-sucedida da cura espiritual, ela estava convencida de que o bem divino é supremo e de que através da oração podemos ver e vivenciar o estado divino das coisas aqui e agora.

Concordo com Eddy, e luto contra a ansiedade e o desespero, mantendo-me em harmonia com todo o bem em volta de mim, que representa uma imagem mais equilibrada do mundo. A partir desse estado mental, sinto-me me em uma posição sólida para oferecer uma visão mais esperançosa e encorajadora aos outros.

Do mesmo modo que “a maré alta levanta todos os barcos”, um estado mental coletivo que rejeita o pessimismo, desespero e fatalismo, substituindo-os pela confiança de que o poder de Deus prevalece, possui o poder de cultivar e estimular ainda mais a paz, a irmandade e a felicidade.

* Deborah Sherwood escreve artigos sobre saúde como Comitê de Publicação da Ciência Cristã para o estado do Missouri, USA. Contato no Brasil: [email protected].



Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos