Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como superar o medo de falhar

Como superar o medo de falhar

12/12/2018 Juan O’Keeffe

A vida é feita de desafios. E, para vencê-los, uma das coisas mais importantes que precisamos é aprender a deixar de lado o nosso medo de falhar.

Como superar o medo de falhar

O problema é que temos uma dificuldade muito grande de sairmos da nossa zona de conforto. Para vencer obstáculos é preciso estar disposto a entrar em terreno desconhecido.

Por isso, aqui vão umas dicas para lidar com o medo de falhar.

1 - Faça uma interpretação adequada

Uma causa importante desse medo está no erro de interpretação que damos à falha. Podemos enxergar a falha como algo catastrófico e desastroso para a nossa vida. Algo do tipo “É o fim do mundo e nada pode ser feito”. Do outro lado, podemos enxergar a falha como uma grande oportunidade de aprendizado. Uma lição de que podemos conhecer melhor sobre como lidar com o assunto. Uma lição de que dessa forma não funciona e então precisa ser feito de outra. Esse tipo de interpretação é muito mais empoderadora. Traz para as nossas mãos uma possibilidade positiva de futuro.

2 - Pergunte-se qual o pior que pode acontecer

Os tipos de falhas da qual temos medo variam bastante. Tem vezes que pode ser algo com impacto mais significativo na vida como mudar de trabalho, por exemplo. Outras vezes, pode ser medo de falhar em algo bem simples. Medo de falhar na conversa com alguém, por exemplo. Seja qual for a situação, uma dica é pensar qual o pior que pode acontecer. Vai ver que geralmente as consequências de não dar certo não são tão devastadoras assim que justifiquem desistir do que você quer fazer. E mesmo nas situações mais raras em que parece que tudo está dando errado, é possível perceber que existe saída.

3 - Tenha um plano B

Ter um plano alternativo caso o principal não dê certo é uma forma de trazer mais segurança para a decisão. Permite você se sentir amparado de que vai ter uma rede de apoio caso venha a precisar. De qualquer forma, isto geralmente só se faz necessário para grandes mudanças. Grande parte dos nossos medos de falhar dizem respeito a pequenas coisas do dia a dia que sequer requerem um plano B. Isso pois se derem errado o impacto não é tão grande assim como possamos estar sentindo.

4 - Abra espaço para positividade

Assim como as coisas podem não dar certo, elas também podem dar certo. É preciso abrir a mente para a possibilidade de se sair bem-sucedido pois essa é uma possibilidade real. Assim ganhar confiança de que vai dar certo e ter menos medo de arriscar.

Grandes conquistas exigem coragem. Para conseguirmos atingir nossas metas não podemos ter medo de falhar. É necessário estar disposto a arriscar e lutar para vencer. Se não der certo, tudo bem. Aceitar a falha como uma parte do processo de aprendizado. Assim, não teremos medo de fazer o que precisa ser feito para conseguir o que queremos conquistar.



Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos