Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como superar pensamentos de suicídio?

Como superar pensamentos de suicídio?

21/09/2016 Leide Lessa

“Não importa o que lhe dizem. As palavras e ideias podem mudar o mundo.”

Como superar pensamentos de suicídio?

Fui ao cinema assistir esse filme assim que chegou no Brasil, pois a poesia, o ensino aos jovens e o desafio às ideias conservadoras me encantam! Eu ainda estava na faculdade, estudando literatura e idiomas.

Hoje, mais do que nunca, sinto e acredito no poder das palavras e das ideias para mudar o mundo para melhor e, certamente, para proporcionar uma melhor saúde mental, emocional e física.

Também sei que a saúde emocional é afetada, quando se busca um sonho sem o apoio da família, como foi o caso de Robin Williams, cujo pai executivo não acreditava que Robin sobreviveria como ator. Outras vezes, não é fácil superar os pensamentos depressivos que dizem: “Você que não é bom o suficiente”; “você não merece viver”.

Quando surgiu a notícia de que Robin Williams havia se suicidado, possivelmente muitos se perguntaram: "Como alguém tão bem sucedido pôde sentir-se tão deprimido?"

Bem, quase 1 milhão de pessoas por ano tentam se suicidar, e a Organização Mundial de Saúde diz que a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, 5% da população mundial. Portanto, alguém ao nosso lado pode estar sofrendo de depressão e nem nos damos conta.

Muitos não conseguem controlar os pensamentos negativos e recorrem às drogas ou ao álcool, esperando sentir-se melhor ou esquecer-se dos "problemas". Entretanto, quando se tornam viciados, com muita dificuldade superam o vício, especialmente se não conhecem o mais eficiente de todos os recursos: o Amor divino.

Só esse Amor que ama incondicionalmente, que fala à consciência para salvar, consolar e curar, pode guiar uma pessoa a encontrar uma vida com propósito, livre de pensamentos ruins.

Falo por experiência. Vivi tudo isso. Durante minha adolescência e juventude, aparentemente eu não tinha problemas: tinha casa, família, boas notas, trabalho, dinheiro suficiente... Mas, os pensamentos suicidas, que vinham como resultado de autocondenação e baixa autoestima, não me deixavam.

Agora, porém, sei porque não me suicidei: "Aquele que ... domina suas crenças mortais, a animalidade e o ódio, rejubila-se com a prova da cura – o senso doce e seguro de que Deus é o Amor", explica Mary Baker Eddy em seu livro Ciência e Saúde. Aceitar que Deus é o Amor e, portanto, ama e protege todos os Seus filhos, ajudou-me a dominar os pensamentos ilógicos e irracionais de suicídio e, finalmente, trouxe-me a cura completa.

Entender que Deus é o Amor e ama a todos indistintamente também é um motivo para buscar o bem de forma altruísta. Hoje procuro estar atenta às pessoas que precisam de um gesto amigo, de um sorriso e do conhecimento de que Deus as ama. Afinal, as palavras e ideias podem realmente mudar o mundo de alguém para melhor.

* Leide Lessa é professora e conferencista da Ciência Cristã e escreve reflexões sob uma perspectiva espiritual.



Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?