Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Curta o Carnaval sem glúten e sem preocupações

Curta o Carnaval sem glúten e sem preocupações

01/03/2019 Da Redação

Dicas para curtir a viagem de Carnaval sem preocupações.

Curta o Carnaval sem glúten e sem preocupações

Com a aproximação do feriado, muita gente aproveita o recesso para viajar. Mas quem segue uma dieta com restrição de glúten acaba encontrando dificuldades para comer fora de casa, seja em outra cidade ou país.

A endocrinologista Silva Bretz, do Rio de Janeiro, que há mais de três anos faz restrição total de glúten e lactose, dividiu com a gente algumas dicas para curtir a viagem sem preocupações.

Muitas companhias aéreas já fornecem lanches sem glúten, principalmente em voos internacionais. O ideal é fazer a solicitação no momento da reserva ou quando for fazer a marcação dos assentos, com pelo menos 48 horas de antecedência. Já em voos domésticos o serviço nem sempre é oferecido. Por via das dúvidas, previna-se e leve sempre um lanchinho.

- Utilize aplicativos de celular como o Gluten-Free Near Me, que mapeiam lojas e restaurantes próximos de você voltados ao público celíaco. No Brasil, uma opção recente é o UNA (do inglês “You are not Alone”), uma rede social mobile que permite geolocalização de estabelecimentos e aproxima usuários com intolerâncias alimentares.

- Deixe-se surpreender pelos hábitos locais. Informe-se sobre ingredientes alternativos ao glúten e entre no clima do lugar. Quem disse que é preciso comer pão no café da manhã todo dia? Só fique atento à procedência dos alimentos e aos riscos da contaminação cruzada, é claro.

- Seja precavido: tenha sempre a mão seus produtos prediletos, nos quais você confia totalmente. “Quando viajo, levo de casa sanduíches embrulhados em papel alumínio feitos com pães da Schär. Também costumo levar biscoitos Crackers e Wafers Schär”, conta. Para não se quebrarem, Silvia os armazena dentro de caixas de camisas.

- Nem sempre é possível levar frutas e bebidas na bagagem, mas você pode se garantir com barrinhas de gergelim, alfarroba e outros docinhos, como bananadas. “Quando há fiscalização, explico minha condição alimentar e em geral as pessoas são bem compreensivas”, diz Silvia Bretz. Muitas vezes, apresentar uma carta do seu médico pode ser um ótimo recurso para os casos de fiscalização.

Fonte: Schaer



“Cristina Boner mostra 11 hábitos de positividade”

Quando você aproveita o poder da positividade, é incrível o impacto que isso tem em sua vida.

“Cristina Boner mostra 11 hábitos de positividade”

Educador físico usa o esporte para resgate de pessoas incapacitadas

Projeto de prática de tênis com cadeiras de roda adaptadas tem início no oeste catarinense.

Educador físico usa o esporte para resgate de pessoas incapacitadas

Cinco dicas para o bem-estar dos bebês

Pediatra dá dicas do que não deve ser feito pelos pais de primeira viagem

Cinco dicas para o bem-estar dos bebês

Estudo relaciona exercício de força a controle da diabetes

Aluna da Academia Ecológica Ecofit é exemplo da eficácia do exercício contra a doença

Estudo relaciona exercício de força a controle da diabetes

Brinquedos fortalecem elo entre pais e filhos

Quebra-cabeças, jogos de tabuleiro e livros estimulam o desenvolvimento na primeira infância

Brinquedos fortalecem elo entre pais e filhos

Dicas para retomar a rotina de treinos após o verão

Confira cinco dicas para continuar a rotina de treinos e hábitos saudáveis

Dicas para retomar a rotina de treinos após o verão

Os cinco benefícios da dança

Muito popular no Brasil, a dança auxilia na perda de calorias e alivia o estresse

Os cinco benefícios da dança

Três maneiras de encarar melhor o envelhecimento

Buscar a felicidade no dia a dia é essencial, diz especialista.

Três maneiras de encarar melhor o envelhecimento

Mantenha o corpo sempre hidratado

Um ser humano saudável consegue variar a ingestão de água entre 500 ml até 16 litros por dia.

Mantenha o corpo sempre hidratado

Vitamina D e a sua importância para o organismo

A vitamina D é fundamental para o bom funcionamento do corpo.

Vitamina D e a sua importância para o organismo

Para uma vida mais plena e saudável

A fadiga pode ser tratada e as mitocôndrias possuem papel fundamental nisto.

Para uma vida mais plena e saudável

Dicas fitness para quem não gosta de musculação

Praticar atividades físicas com regularidade é imprescindível para um corpo e uma mente saudável.

Dicas fitness para quem não gosta de musculação