Portal O Debate
Grupo WhatsApp

É natural a conexão entre os esportes e a espiritualidade

É natural a conexão entre os esportes e a espiritualidade

01/12/2017 Kay Stroud

"Os que esperam no Senhor... correm e não se cansam, caminham e não se fatigam."

É natural a conexão entre os esportes e a espiritualidade

Conversando com meu neto durante o intervalo do jogo de futebol, ele se mostrou receptivo a algumas ideias úteis que compartilhei com ele. Quando voltou para jogar o segundo tempo, marcou um gol e logo depois o vi cumprimentando um colega de equipe por também ter feito um gol.

Ao invés de aconselhar técnicas esportivas ou passar a ele uma perspectiva psicológica com relação ao esporte, chamei sua atenção para a natureza espiritual do jogo: perguntei se ele havia notado que, quando eles trabalhavam em equipe, sempre ocorria uma grande mudança. Falei de como o amor pelos membros da equipe e a alegria do jogo em si é o que origina o bom êxito. Quando ele achasse que um membro da equipe não estava cooperando, meu neto poderia se esforçar para reconhecer os esforços do colega, ainda que este ainda não correspondesse. Aquela manhã de sábado teria sido trivial se não fosse essa abordagem espiritual que havia transformado o jogo e o placar.

A extensa literatura acadêmica sobre esporte e espiritualidade relata as experiências de milhares de atletas, com ou sem filiação religiosa, experiências frequentemente descritas como espirituais. Elas são chamadas em inglês “being in the zone” (algo como estar em alto astral), que quer dizer fazer algo com habilidade e facilidade. O psicólogo do esporte, Mark Nesti, identificou que experiências espirituais no esporte têm muito em comum com sentimentos de amor intenso.

É importante aprender como o amor, a alegria, a compaixão, a força, o equilíbrio e o respeito levam ao sucesso nos esportes. Ainda mais importante é saber que a fonte da nossa habilidade para expressar essas qualidades é divina. Os atletas que sabem disso podem colocar em prática estes cinco pontos essenciais.

Sempre comece com o pensamento calmo e sereno. Sua afirmação pode ser mais ou menos assim: "Deus, Vida e Amor divino, tu estás comigo exatamente aqui no campo (ou quadra, ou pista, ou encosta de montanha ou onda)." A Mente divina me ajuda a saber exatamente o que fazer durante o jogo e a descobrir a verdadeira força.”

Ao saber que refletimos a força, a flexibilidade e a rapidez infinitas vindas de Deus, sentiremos menos limitação física nos esportes. Mary Baker Eddy, em seu livro inovador, Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, lança luz sobre essa conexão. “As Escrituras dizem: "Os que esperam no Senhor... correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." O significado desse trecho não se desvirtua, quando aplicado literalmente nos momentos de fadiga, pois o moral e o físico são uma só coisa em seus resultados.”

Deixe que o amor guie você. Você não joga para impressionar as pessoas, mas para expressar o bem e o amor. Deus é o Amor e não toma partido; portanto, demonstre espírito esportivo em relação aos adversários e ame o jogo de todo coração.

Sinta alegria durante a atividade. Saiba que sua confiança, liberdade e êxito dependem inteiramente da Mente divina sempre presente. Isso nos liberta da sensação de pressão em cima do nosso desempenho. Ficar excessivamente empolgado também não é bom. Precisamos descer de um falso pedestal. Os benefícios de curta duração proporcionados por trapacear nos esportes ou nos resultados não se comparam com os efeitos saudáveis e alegres da honestidade, coragem e integridade.

Não arrisque sua segurança. As ideias espirituais se movem em harmonia, complementando-se umas às outras, em vez de se agredirem. “Pois nele [Deus] vivemos, e nos movemos, e existimos”, conforme diz Paulo na Bíblia. Sabendo isso, estamos sempre em segurança.

* Kay Stroud escreve sobre a conexão entre a espiritualidade e a saúde, como Comitê de Publicação da Ciência Cristã em diversas regiões da Austrália.

Publicado originalmente no Sunshine Coast Daily.



Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos