Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Melhorar nossas expectativas

Melhorar nossas expectativas

30/08/2017 Steve Salt

"As expectativas são poderosas."

Melhorar nossas expectativas

“A única maneira de manter a saúde é comer o que não quer, beber o que não lhe agrada e fazer o que preferiria não fazer.” Mark Twain fez essa divertida observação anos atrás, ao contar sua filosofia sobre manter a saúde.

Hoje, lidamos com uma mensagem parecida, vinda de várias fontes, afirmando que uma vida sem doenças é praticamente impossível sem a intervenção de dietas, medicamentos, exercícios físicos etc. Com o constante bombardeio na mídia de “faça isso para manter-se saudável”, aceitamos uma mensagem subliminar sutil, mas implacável, de que a doença é inevitável.

Quais são suas perspectivas quanto à saúde? Esta é uma pergunta importante. Se vivermos de acordo com a mentalidade da “Lei de Murphy”, ficamos prevendo que algo de ruim poderá acontecer a qualquer momento.

Por outro lado, quando damos consentimento para uma vida fundamentada em princípios espirituais, os quais substituem as incertezas sobre a saúde, temos a capacidade de expressar bem-estar. Existe autoridade bíblica por trás desse tipo de perspectiva. “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”

Um exemplo da influência de nossas expectativas é o efeito placebo. Cientistas ponderam há muito tempo sobre o motivo pelo qual os placebos fazem efeito, quando para os pesquisadores o placebo não deveria ter nenhum poder de provocar a influência saudável observada. Os placebos são apenas uma substância inerte. Eles parecem quebrar as regras.

Mary Baker Eddy estudou o fenômeno dos placebos. Documentou os efeitos benéficos das “pílulas não medicamentosas”, enquanto pesquisava as origens da saúde e do bem-estar. Concluiu que o que ela observava era o forte impacto do pensamento sobre a saúde do corpo. Existe uma relação direta entre pensamento e vivência. Ela continuou a descobrir “a influência curativa do Espírito [Deus]” na mente e no corpo humanos, algo que outras pessoas continuam a estudar ainda hoje.

A orientação quanto à saúde e à cura, no século que passou, concentrou-se na causa física. Nos dias de hoje, muita atenção tem sido direcionada para a causalidade mental e a influência espiritual. O Dr. Harold Koenig, Diretor do Centro para a Espiritualidade, Teologia e Saúde da Universidade Duke estuda a conexão entre saúde e espiritualidade há mais de 30 anos e registrou milhares de estudos quantitativos que confirmam essa conexão.

Contrariar mentalmente as ameaças de doenças é um grande passo para promover o bem-estar. A expectativa de uma boa saúde pode ter uma influência positiva na nossa vida para promover resultados saudáveis em cada um de nós. As expectativas são poderosas. Como explica a Bíblia: “Como imagina em sua alma, assim ele é”.

* Steven Salt escreve blogs a respeito de saúde, espiritualidade e pensamento como Comitê de Publicação da Ciência Cristã. Você pode segui-lo no Twitter @SaltSeasoned. Contato no Brasil: [email protected]

O original em inglês foi publicado no Cleveland Plain Dealer, @clevelanddotcom. 



Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

Viver uma vida tranquila, sem agitações de mudanças ou o enfrentamento de desafios, é o que muitas pessoas buscam para conseguir se desenvolver de maneira segura.

Autor: Andréa Ladislau

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Os jogos foram evoluindo e sendo adaptados às culturas de cada povo até chegarem aos dias atuais.

Autor: Renata Nascimento

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Só o amor pode mudar o mundo

O que o outro precisa é, no mínimo, de respeito e consideração e isso só se obtém com amor.

Autor: Newton Carneiro Primo

Só o amor pode mudar o mundo

Empatia: a prática da ternura e compaixão

Nem sempre é fácil colocar-se no lugar de outra pessoa diante de uma situação delicada na convivência do dia a dia.

Autor: José Expedito da Silva


4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional

Viver em um mundo constantemente em movimento pode facilmente nos fazer sentir desorientados e sobrecarregados.

Autor: Beatriz Machnick

4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional