Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O amor que elimina o perigo da baleia azul

O amor que elimina o perigo da baleia azul

11/05/2017 Leide Lessa

Não consigo entender como podem ter dado o nome de “baleia azul” para um “jogo” tão destrutivo.

O amor que elimina o perigo da baleia azul

Lembro-me de que, quando era criança, lançaram um filme sobre um grande tubarão, mas eu nunca quis ver nenhum dos filmes dessa série de terror. Terror nunca me chamou a atenção.

Quando cresci e comecei a aprender mais sobre o reino animal, gostei muito de admirar a beleza de todos os tipos de animais aquáticos, incluindo baleias, que expressam tanta força e graça.

É por isso que não consigo entender como podem ter dado o nome de “baleia azul” para um “jogo” cujo objetivo é tão destrutivo.

Esse não é um “filme de terror”; é pior ainda, porque os adolescentes e jovens estão vivendo o terror e aceitando-o como normal. Esse “jogo” perigoso começou há algum tempo, e este ano chegou à América Latina. Já deixou vítimas em vários países, inclusive no Brasil, visto que dos 50 desafios, o último é praticamente o suicídio. Tudo fica registrado em redes sociais.

Mas há uma boa notícia: Para evitar conteúdo violento e impróprio no Facebook, o fundador Mark Zuckerberg, anunciou no último dia 3 de maio que vai contratar 3.000 pessoas. Também pretende desenvolver uma tecnologia que possa automaticamente detectar tais conteúdos e evitar que sejam baixados ou compartilhados. Espero que outras redes sociais sigam esse bom e necessário exemplo.

Adolescentes e jovens precisam de bons exemplos e muito amor, especialmente em casa. Na minha experiência profissional com adolescentes, jovens e adultos que praticaram algum tipo de autoflagelação, tiveram pensamentos suicidas ou tentaram o suicídio, percebi que sofriam de baixa autoestima, tinham a impressão de que ninguém os amava, ou sofriam de algum distúrbio mental.

Por isso, nós adultos que desfrutamos de uma boa saúde mental, temos o dever moral de estar atentos a essas questões e expressar o mais puro amor e compaixão para com aqueles que estão ao nosso redor. Essa é uma solução!

Mas talvez você se pergunte: “Como posso expressar amor para aqueles que não conheço”? “Como meu amor pode fazer a diferença para aqueles que estão sofrendo tanto”?

Bem, há uma maneira de fazê-lo: orar!

Ao orar podemos abraçar mentalmente todos aqueles que estão angustiados, que não reconhecem o seu valor, que acreditam que o sofrimento ou a morte traga alguma solução.

A oração à que me refiro reconhece que há um poder supremo que pode salvar, proteger e guiar a todos. Esse poder é o próprio Amor divino, o único Criador, a fonte de todo o bem e da saúde.

Saber que todos podemos sentir a presença sanadora do Amor divino, porque é natural, já é uma oração. Somos todos a expressão do Amor e podemos expressá-lo em nossas atividades e orações.

Há uns anos, senti a necessidade de orar para os jovens em geral e saber que todos podem sentir a presença do Amor divino e saber que são amados. Justamente nessa época, recebi uma chamada durante a noite, de uma jovem desesperada. Ela pensou que estava ligando para seu namorado e que eu estava com ele. Demorou um tempo para ela acreditar que tinha ligado para o número errado. Mas, conversamos, e senti muito amor pela jovem. Ele se acalmou e começou a me ouvir. Eu lhe falei sobre a importância de se amar e se valorizar, reconhecendo que ela não dependia de ninguém para ser feliz. Seu namorado e outros só poderiam apreciá-la se ela mesma o fizera. Ela poderia sentir-se amada e valorizada simplesmente porque o Amor Criador a amava e lhe dera a capacidade de amar e amar-se. Conversamos por um bom tempo.

No dia seguinte, ela me deixou uma bela mensagem de gratidão, dizendo que estava planejando suicídio, quando decidiu fazer uma última chamada... e eu atendi! Depois da nossa conversa, ela mudou de ideia. Disse que iria tentar se amar, procurar novas e boas amizades.

Quando você ora com o coração cheio de amor e reconhecendo que a oração atinge outro coração receptivo, muitos se beneficiam, mesmo aqueles que não conhecemos.

Todos nós podemos investir alguns minutos por dia para orar por jovens que precisam de amor, e esperar que essa oração toque seus corações para que se sintam amados e, assim, mudem de perspectiva e procurem o que lhes faça bem.

* Leide Lessa é professora e conferencista da Ciência Cristã. Email: [email protected] Twitter @LeideLessa 



Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

Viver uma vida tranquila, sem agitações de mudanças ou o enfrentamento de desafios, é o que muitas pessoas buscam para conseguir se desenvolver de maneira segura.

Autor: Andréa Ladislau

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Os jogos foram evoluindo e sendo adaptados às culturas de cada povo até chegarem aos dias atuais.

Autor: Renata Nascimento

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Só o amor pode mudar o mundo

O que o outro precisa é, no mínimo, de respeito e consideração e isso só se obtém com amor.

Autor: Newton Carneiro Primo

Só o amor pode mudar o mundo

Empatia: a prática da ternura e compaixão

Nem sempre é fácil colocar-se no lugar de outra pessoa diante de uma situação delicada na convivência do dia a dia.

Autor: José Expedito da Silva


4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional

Viver em um mundo constantemente em movimento pode facilmente nos fazer sentir desorientados e sobrecarregados.

Autor: Beatriz Machnick

4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional